Ver mais

Atualização no algoritmo do Google “censura” Bitcoin

2 mins
Atualizado por Caio Nascimento

EM RESUMO

  • Canais relatam problemas no Youtube após update no algoritmo do Google
  • Shadow banning e menos visualizações estão entre os principais relatos
  • Tráfego advindo da pesquisa do Google também diminuiu, segundo alguns portais de cripto
  • promo

Algoritmo do Google “censura” Bitcoin e termos relacionados. Esse algoritmo passa por atualizações de tempos em tempos. Porém, a atualização de maio de 2020 está dificultando a vida de portais que publicam matérias sobre criptos, em especial no Youtube.
O algoritmo do Google está passando por uma grande atualização no mês de maio. Essa já é a segunda vez no ano que o seu robô sofre um grande update. Contudo, agora, alguns meios de comunicação do mundo cripto estão reclamando sobre a atualização mais recente. Isso acontece porque diversos canais estão sofrendo com menos visualizações no Youtube, logo após o update

Algoritmo do Google “censura” Bitcoin

No dia 04 de maio, o Google soltou o seguinte no Twitter: Google Search Liaison
Na tradução livre, fica algo como: Mais tarde, lançaremos uma atualização ampla no algoritmo, como fazemos diversas vezes por ano. Nossa política sobre atualizações como essa permanece como já discutimos. Para saber mais, visite esse blog post.

Nada errado até aqui, correto?

Porém, logo após o update, diversos canais cripto passaram a relatar problemas.

Quedas nas visualizações e outros problemas

Diversos problemas foram relatados:
  • Strikes nos videos sobre criptos
  • Shadow banning (limitação do alcance dos videos)
  • Menos views
  • Videos passaram a não ser recomendados para os assinantes dos canais
Nesse caso, um dos Youtubers que mais relataram problemas foi Christopher Jaszczynski, que possui um canal sobre Bitcoin e outras criptomoedas no Youtube.
Segundo ele, logo após a atualização, foi possível observar queda no tráfego. Dessa maneira, ele acredita que o algoritmo do Google está censurando o Bitcoin. Isso poderia ser apenas um problema técnico. Porém, Christopher alega que atualizações passadas causaram o mesmo transtorno para os canais cripto. Outros canais afetados são os seguintes: DavinciJ15The MoonIvan on TechSunny DecreeAltcoin Daily.

Perda de tráfego do Google

É difícil saber se, realmente, o algoritmo do Google “censura” Bitcoin. Contudo, não foi apenas o Youtube que sofreu com a atualização. Donos de portais cripto vêm relatando que o tráfego diminuiu consideravelmente após a atualização de maio. A partir da perspectiva deles, o ranqueamento das páginas cripto caiu, em comparação com portais não-cripto. O problema, nesse caso, é que as pessoas estão pesquisando muito sobre o halving, já que ele está proximo de ocorrer. Assim, não faz sentido que os resultados de busca estejam piorando. De toda maneira, é difícil comprovar que, efetivamente, houve censura por parte do Google, já que o seu algoritmo é considerado um segredo de indústria.

Telegram é uma alternativa

Será que o algoritmo do Google está censurando o Bitcoin? Mesmo que não seja possível determinar com exatidão, é melhor que os entusiastas fiquem de olho. Felizmente, eles possuem tido uma alternativa para comunicação: o Telegram. Através de canais especializados no assunto, é possível conversar sobre sinais de criptos e trades em geral. Dessa maneira, é interessante que as pessoas procurem meios alternativos para saber do universo cripto, ao invés de depender completamente do Algoritmo do Google.
Melhores plataformas de criptomoedas | Abril de 2024

Trusted

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.

6784e552dcc1c6b258b50b0c057f62a1?s=120&d=mm&r=g
Nicolas Nogueira
Nicolas se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná e é pós-graduado em Gestão de Negócios Internacionais. Atualmente, cursa Jornalismo na FAPCOM. Escreve sobre economia, política e história há alguns anos. Em 2017, após entrar em contato com a tecnologia blockchain, se entusiasmou com o seu potencial e passou a estudar as aplicações da tecnologia aos diversos setores da economia. Seu foco está em discutir as melhores maneiras de alavancar o desenvolvimento nacional através...
READ FULL BIO
Patrocinados
Patrocinados