Todas as principais empresas de tecnologia da China estão trabalhando ativamente na tecnologia blockchain. No entanto, o Baidu acabou de se tornar o primeiro entre eles a emitir uma versão beta pública.
O progresso da China na tecnologia blockchain está acelerando quando o Baidu anunciou que lançou sua rede pública de blockchain beta. A gigante multinacional de tecnologia apresentou seus serviços para empresas, chamados de ‘Xuperchain’. Seu objetivo é permitir que empresas de pequeno a médio porte emitam seus próprios dApps.
O sonho da Blockchain da China toma forma
O Xuperchain é apenas uma das centenas de projetos de blockchain atualmente em andamento na China. Isso ocorre apenas alguns meses depois que o presidente Xi anunciou que a China deve liderar o mundo no desenvolvimento de blockchain. A China, desde então, tem investido dinheiro nesses setores, com empresas de Internet e AI passando pelos maiores booms.
O Baidu está liderando através da Xuperchain, que permitirá que as empresas compartilhem informações confidenciais sem precisar confiar na outra parte. Também permitirá contratos inteligentes junto com transações. Os planos para o projeto blockchain do Baidu foram realmente revelados pela primeira vez em setembro de 2018 com um documento técnico que afirmava ser muito superior ao Bitcoin. Foi aberto em maio passado. O objetivo final é tornar o Xuperchain tão simples que as empresas não precisem de conhecimentos técnicos para usá-lo.
Embora o Baidu defenda que sua rede será totalmente transparente, é difícil acreditar que o governo chinês não queira sua própria porta dos fundos.
Um pouco centralizado
Muitos criticaram a entrada da China no blockchain por derrotar os objetivos descentralizados inerentes à tecnologia. No entanto, não se pode negar que o estado chinês deu um impulso ao blockchain, como nunca antes. Atualmente, existem 500 entidades registradas trabalhando em projetos relacionados a blockchain a partir de outubro, e esse número deverá continuar crescendo. Isso aconteceu às custas de criptomoedasSe você é novo no universo das moedas virtuais, este guia é para você. Vamos te ensinar tudo sobre criptomoedas.... More no país, que a China continua proibindo. ‘Blockchain, não criptomoedas‘ parece ser seu princípio organizador.
No geral, os desenvolvimentos do Baidu provavelmente terão um impacto em todo o setor se o beta for um sucesso. Por enquanto, todo e qualquer investimento é bom para todo o setor de criptomoedas, no entanto, em breve haverá uma luta inevitável por trás de projetos reais de descentralização e blockchain liderados pelo estado. Por enquanto, ainda é muito cedo para dizer qual será o resultado.
Será que a China permitirá que suas empresas emitam serviços completamente transparentes? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar no Twitter e no Facebook!