O Yam Finance é a tendência mais quente no DeFi no momento, mas uma falha técnica em seu código foi descoberta apenas um dia depois que ele começou a distribuir tokens. Membros proeminentes da comunidade cripto já o rotularam como um golpe e avisos foram postados, no entanto, ele foi aparentemente resgatado no último minuto.

Conforme relatado pelo BeInCrypto, Yam Finance prometeu trazer justiça de volta à farming com um fornecimento de token elástico que pretende eventualmente atrelar ao dólar dos EUA.

O projeto financeiro experimental começou a distribuir tokens YAM para participantes que apostaram outros ativos cripto em oito pools diferentes na plataforma.

O frenesi da farming viu os preços simbólicos subirem de zero para US $ 167, à medida que as garantias fluíram para os contratos inteligentes não auditados. Até o momento, havia mais de $ 560 milhões em valor total bloqueado na plataforma de acordo com YAMalytics.

A promessa de dinheiro fácil foi tão forte que Messari observou que a página mais popular em todo o seu site era a que exibia os portfólios do Yam:

Dilema de governança de falha do código YAM

Em um tweet no início do dia de hoje, 13 de agosto, o projeto declarou que tinha encontrou um bug em seu código, mas garantiu aos farmers ansiosos que seus fundos estavam seguros por enquanto:

Encontramos um bug no contrato de rebasing, leia abaixo. Todos os fundos no contrato de staking são seguros, pois esta é uma parte não relacionada do protocolo. Os saldos do YAM do usuário também não são afetados.

O sistema monetário YAM funciona com base no princípio de ‘rebase’, que aloca 10% de cada distribuição de token de volta ao tesouro por meio de uma moeda estável atrelada ao dólar chamada yCRV.

Após o primeiro dia de aposta, os participantes podem depositar seu YAM ganho de volta no protocolo para ganhar uma parte da próxima distribuição. A tokenomics é totalmente explicada no site oficial .

Parece que o bug faz com que os rebases gerem mais YAM do que o pretendido e duas propostas foram subsequentemente feitas para redefinir o rebase para zero e redefinir o YAM nas reservas de volta a zero.

Para obter o voto de governança, 35.000 YAM foram inicialmente solicitados. No entanto, após conversar com o CEO da Compound Finance, Robert Leshner, a equipe do projeto descobriu que eles precisavam de 160 mil tokens para alcançar a governança.

Pedidos foram feitos aos agricultores para remover a liquidez e começar a delegar para a sobrevivência do projeto. Os tokens devem ser mantidos nas carteiras do Yam até 16 de agosto, 9h UTC, para que possam ser contados, então ainda é um grande risco para muitos.

Precisamos que os farmers do YAM ajam agora. Se tivermos sucesso, os detentores do YAM muito provavelmente votarão para recompensar os eleitores que ajudaram a salvar o protocolo.

O desenvolvedor do Aave, Emilio Frangella [@ The3D_] está conduzindo sua própria investigação nos contratos de recompensa de staking do Yam, descobrindo que as mudanças no contrato original são mínimas e principalmente relacionadas à configuração ou pequenas melhorias na distribuição de recompensa. No entanto, uma decisão de governança é necessária e os tokens podem retornar a zero se falhar.

Yam Luta para sobreviver

Para seu crédito, o projeto emitiu vários avisos sobre a natureza não auditada de seus contratos inteligentes e isso agora está estampado na primeira página do painel farming;

Embora os criadores iniciais do protocolo Yam tenham feito esforços razoáveis ​​para tentar garantir a segurança dos contratos, incluindo a bifurcação de grande parte da base de código de projetos existentes bem auditados e solicitação de revisão de amigos, nada se aproxima do rigor de uma auditoria formal que foi conduzida neste momento. Recomendamos vivamente que tenha cuidado com qualquer pessoa que opte por se envolver com estes contratos.

Uma explicação oficial dos eventos afirma que se a governança for incapaz para enviar uma proposta de correção de bug antes do segundo rebase, nenhuma ação de governança adicional será possível devido à quantidade de YAM na reserva. O aviso acrescentava: “Se isso acontecer, o tesouro do YAM ficará ingovernável e esses fundos serão perdidos”.

A comunidade cripto postou suas opiniões, que variavam de rotulando-a de tudo scam , para outros elogiando o esforço e tentando sugerir algo diferente.

Hudson Jameson da Ethereum Foundation [@hudsonjameson] era da opinião que a equipe por trás disso tinha boas intenções, e para ser um ‘experimento legal’ porque eles amam o DeFi, mas não esperavam tal resposta e correram para lançá-lo, acrescentando;

Envergonhar o ecossistema ou a equipe YAM pelo que pode se tornar um experimento fracassado é um resultado negativo líquido. Precisamos de uma comunidade de pessoas como a equipe YAM para inovar,

O editor do Defirate Cooper Turley comentou sobre a possibilidade de não atingir a quantidade necessária para o voto de governança devido às altas taxas Gas:

Os membros da comunidade comerão ~ $ 100 em Gas para salvar o tesouro da yCRV? Sinta que este é um ponto de virada crucial para o projeto.

Baleias para o resgate

A campanha ‘Save Yam’ atraiu o apoio de outras plataformas DeFi, como Synthetix e Curve Finance, que incentivaram os participantes a contribuir para o sistema de votação.

No início do dia, a plataforma também acrescentou que foi abordada por uma série de ‘baleias benevolentes’ que queriam ajudar cultivando a piscina Uniswap conforme o prazo se aproximava.

No início desta manhã, o Yam atingiu sua meta e a ampliou para 200.000 votos “para segurança extra”. Até o momento da publicação, a plataforma informava mais de 270.000 votos delegados, a maioria procedente das mencionadas baleias.

A atualização mais recente do Yam foi que a proposta de governança finalmente foi enviada.

Acesse o grupo de sinais gratuito do BIC e concorra