Transações de criptomoedas devem perder anonimato no Brasil com regulamentação

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Banco Central pretende eliminar anonimato de transações de criptomoedas.

  • Regulamentação será feita em lei que tramita no Senado.

  • Texto final será decidido por senadores.

  • promo

    BIT: 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios. Entrar agora!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O Banco Central do Brasil planeja eliminar o anonimato das transações de criptomoedas no país.

Patrocinados



Patrocinados

A declaração foi dada na quinta-feira (2), pelo diretor de relacionamentos, cidadania e supervisão de conduta do Bacen, Maurício Moura. Em congresso organizado pelo Instituto dos Profissionais de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo, ele frisou que, para o órgão, “o anonimato não será uma opção”.

Segundo o Valor, Moura fez questão de frisar que as regras de regulamentação já estão em discussão no legislativo brasileiro através de um projeto de lei do senador Irajá Abreu (PSD-TO). Ele garantiu que o assunto é acompanhado de perto tanto pelo BC quanto pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Patrocinados



Patrocinados

Moura adiantou que a forma final do texto será decidida pelos parlamentares e que, embora isto ainda não esteja pronto, já se sabe que a intenção é que o nome dos envolvidos em transações seja conhecido “de ponta a ponta”.

Banco Central e Real Digital

O Brasil é um dos vários países do mundo que seguiu os passos da China na produção de uma moeda digital do banco central (CBDC) própria.

O debate sobre o assunto começou em maio, quando o Bacen divulgou uma lista de características desejadas para a criptomoeda. Atualmente, o banco vem promovendo uma série de eventos para debater o assunto com desenvolvedores e a sociedade civil.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, por sua vez, adiantou que o objetivo da cbdc é competir com o real físico – e não com o Bitcoin. Além disso, a futura moeda deve ser compatível com finanças descentralizadas (DeFi).

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Patrocinados
Share Article

Editora-chefe do BeInCrypto Brasil. Jornalista de dados por formação, possui 10 anos de experiência na cobertura de tecnologia e, agora, está se aventurando pelo mundo cripto. Criou uma galeria NFT com fotos de seus gatos. Tem passagens na Globo, Gazeta do Povo e no Portal UOL.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

BIT. 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios.

Entrar agora