Ver mais

Banco Central divulga momento exato em que PIX estará disponível 24 horas para todos

1 min
Atualizado por Paulo Alves

EM RESUMO

  • Atualmente em fase de cadastro de chaves, PIX ganha hora exata para funcionar
  • Sistema será liberado aos poucos, começando em 21 de outubro
  • PIX funcionará 24 horas por dia apenas a partir do dia 16 de novembro
  • promo

O PIX já tinha data para funcionar. Agora, o Banco Central divulga o calendário de implementação e diz exatamente que horas os brasileiros poderão começar a usar o sistema de pagamentos instantâneos.
A plataforma, em testes desde o começo do ano, está atualmente em fase de pré-cadastro de chaves. Dessa forma, bancos e outras instituições já permitem que clientes registrem CPF, e-mail ou telefone para receber pagamentos. Além disso, criminosos se aproveitam das dúvidas dos usuários para aplicar golpes. E-mails falsos já começam a ser disparados para um suposto cadastro que leva a vítima para um site perigoso. O PIX será liberado gradualmente. O calendário de curto prazo foi divulgado em instrução normativa publicada no Diário Oficial da última terça-feira (22). A próxima fase começa em 21 de outubro e vai até 2 de novembro. Nesse período, o PIX irá operar entre 9h e 18h e apenas em dias úteis. pix_banco_central Durante esse tempo, o sistema será restrito a mensagens de conectividade e mudanças no status de serviço de liquidação para participante indireto. Além disso, o PIX poderá enviar dados dos responsáveis pela operação da conta de pagamentos no Banco Central. Na sequência, começa a janela de liberação de funções como a liquidação de ordens de crédito. Essa fase vai até o dia 15 de novembro e também terá horário limitado. O PIX começa o funcionamento completo apenas em 16 de novembro, a partir das 6h30. Atualização: o Banco Central alterou o horário de início pleno do Pix. Em coletiva no dia 30 de outubro, o órgão confirmou que o sistema inicia no dia 16 de novembro a partir das 9h.

Trusted

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.

d5d468215717a9856e67059bb80b21e2?s=120&d=mm&r=g
Paulo Alves
Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Colaborei entre 2013 e 2021 com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das...
READ FULL BIO
Patrocinados
Patrocinados