Banco Central Diz não Haver Possibilidade de Confisco, Mas Medo de Era Collor Pode Beneficiar o Bitcoin

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Banco Central diz não haver possibilidade de confisco de dinheiro

  • Trauma da Era Collor ainda assombra muitos brasileiros

  • Bitcoin é a solução, governo não pode confiscar carteiras

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Há 30 anos, o então presidente do Brasil, Fernando Collor estava colocando em ação o Plano Collor, que consistia no bloqueio de poupanças e aplicações. Mesmo depois de três décadas, várias pessoas que tiveram o seu dinheiro confiscado são assombrados com a possibilidade do governo repetir essa ideia como forma para arrecadar recursos para combater o coronavírus.



Em 1990 os brasileiros foram pegos de surpresa quando o presidente editou uma medida provisória determinando o bloqueio de valores na poupança e aplicações. Naquela época a inflação anual passava de 6.000 % e o objetivo do Collor era retirar dinheiro de circulação.

O receio de acordar e receber a notícia de que o Governo Federal vai confiscar suas economias faz vários brasileiros perderem o sono. Mas o Banco Central, por meio de uma nota, afirmou que descarta qualquer possibilidade de confisco.



Não Vai Ter Confisco

Ao contrário do que aconteceu em 1990, hoje nós vivemos em um mundo digital, ninguém mais consegue votar um projeto de madrugada sem que se crie um alarde na internet. As chances da população serem pegas de surpresa, como foram há 30 anos, é muito pequena.

Além disso, em 2001 foi aprovada a Emenda Constitucional 32, que veda a edição de uma medida provisória que vise à detenção ou sequestro de bens, poupança ou qualquer outro ativo financeiro. Para que outra medida provisória como essa seja criada, seria necessário primeiro mudar a Constituição e, só depois, passar por todo o processo de aprovação na Câmara e Senado.

Especialistas da área dizem que a população não deve se preocupar com o confisco, mas pedem cautela na hora de desinvestir ou fazer novos investimentos. O ideal é que, nesses momentos de crise, os investidores precisam mover-se devagar, ainda que a pessoa queira reduzir sua posição de risco, isso deve ser feito aos poucos.

Investir todas as economias, mesmo que seja em fundos de renda fixa, ou deixar todo esse dinheiro na poupança não é aconselhável. É importante que a pessoa se mantenha fria e analise o mercado.

Mas, e se Tiver Confisco?

Ainda que o Banco Central e vários especialistas tenham dito que a chance de um confisco da poupança acontecer é quase nulo, o fantasma do Plano Collor ainda faz várias pessoas passarem noites em claro.

Se você é uma dessas pessoas, nós vamos te dar uma dica. Sabe o que nenhum governo pode fazer com o bitcoin? Confiscá-lo!

Em 1990, Collor conseguiu confiscar a poupança dos brasileiros porque todo o sistema bancário é controlado pelo Banco Central e demais órgãos reguladores e governamentais, ou seja, qualquer desobediência das instituições financeiras seria facilmente identificada.

Com o bitcoin ninguém fica refém de planos absurdos para salvar a economia, é impossível qualquer governo confiscar a carteira de bitcoins dos seus cidadãos. Por não ser dependente de qualquer organização, o governo não poderia intimidar ou obrigar alguma empresa ou banco a entregar ou bloquear as moedas virtuais.

Essa é a enorme vantagem das criptomoedas frente a qualquer moeda nacional, nenhum governo possui autonomia ou poder para bloqueá-las.

Para manter-se informado, tendo a sua disposição conteúdo constante e de qualidade, não deixe de acompanhar nosso site. Aproveite e faça parte da nossa página de criptomoedas no Twitter.

Share Article

Mercadóloga, mestra em estratégia e estudiosa do mercado financeiro. Entusiasta do Bitcoin, começou a escrever sobre criptomoedas em 2017 e nunca mais parou. Atualmente é colaboradora do portal BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá