Ver mais

Banco Central do Peru estuda lançar CBDC próprio

1 min
Atualizado por Júlia V. Kurtz

EM RESUMO

  • O governo do Peru confirma que está trabalhando com bancos centrais internacionais no desenvolvimento de CBDCs, nomeando Cingapura e Índia como aliados.
  • Presidente do Banco Central do Peru: “O sistema de pagamentos que teremos daqui a 8 ou 10 anos no mundo será completamente diferente do atual”.
  • No continente latino existem vários países com projetos semelhantes que servem de referência para o Peru, como o México e o Brasil.
  • promo

O governo do Peru admitiu que está trabalhando em seu próprio CBDC, seguindo o rastro de países vizinhos como México e Brasil.

O Banco Central de Reserva do Peru (BCRP) está desenvolvendo uma moeda digital de banco central (CBDC), de acordo com comentários do presidente da instituição, Julio Velarde. Durante a conferência de negócios CADE 2021, ele disse:

“Temos trabalhado em uma moeda digital […] Participamos de muitos projetos com vários bancos centrais. […] Não seremos os primeiros porque não temos recursos para ser os primeiros nem para enfrentar os riscos. Mas não queremos ser deixados para trás. “

Em relação à colaboração de diversos bancos centrais, Velarde passou a detalhar alguns membros dessa associação de instituições internacionais, nomeando o Banco Central da Índia e o de Cingapura como parceiros.

  • Não entendeu algum termo do universo Web3? Confira no nosso Glossário!
  • Quer se manter atualizado em tudo o que é relevante no mundo cripto? O BeInCrypto tem uma comunidade no Telegram em que você pode ler em primeira mão as notícias relevantes e conversar com outros entusiastas em criptomoedasConfira!
  • Você também pode se juntar a nossas comunidades no Twitter (X)Instagram e Facebook.

Embora Velarde tenha confirmado que o Peru está trabalhando em seu próprio CBDC, ele não detalhou muitos detalhes. Durante a palestra, ele mostrou sua perspectiva sobre o futuro do mundo das finanças:

“O sistema de pagamentos que vamos ter daqui a 8 ou 10 anos no mundo vai ser completamente diferente do atual. […] O sistema financeiro provavelmente será muito diferente ”.

Desenvolvimento de CBDCs na América Latina

O presidente do Banco Central do Peru confirmou que está seguindo o caminho global e também da América Latina no desenvolvimento de CBDCs.

No continente latino existem vários países com projetos semelhantes que servem de referência para o país peruano. México e Brasil seriam os casos mais fortes, com projetos desenvolvidos e com uma extensa população. No entanto, países menores como o Uruguai também têm sido incentivados.

Em outubro de 2020, a América Central tornou-se pioneira no segmento CBDC, ao ver as Bahamas serem coroadas como o primeiro país do mundo a lançar oficialmente seu próprio CBDC, o Sand Dollar.

Melhores plataformas de criptomoedas | Abril de 2024

Trusted

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.

d1d10d5e7cdf60a0e1405996b7589e63.jpg
Daniel Ramirez-Escudero
Editor-chefe do BeInCrypto.com em espanhol. Ele tem experiência como scalp trader em futuros no mercado DAX. Grande entusiasta do Bitcoin e das criptomoedas pelo seu significado, geopolítica e seguidor da nova revolução financeira desde o início de 2017, dia a dia aprende mais. De nacionalidade espanhola, embora com enfoque internacional, viveu desde criança em Londres, Bruxelas, Santiago do Chile, Amesterdã, e atualmente alterna entre Madri e Palma de Mallorca. Licenciado em Comunicação...
READ FULL BIO
Patrocinados
Patrocinados