Banco Central Europeu diz que Euro digital será útil para “todos os cidadãos”

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • A presidente do BCE, Christine Lagarde, falou sobre o euro digital na reunião do Conselho do BCE em 21 de janeiro.

  • Uma implementação adequada seria útil para todas as pessoas, não apenas as elites ou os jovens.

  • O BCE está dando passos em direção a um CBDC conforme a tecnologia - e a ameaça de CBDCs estrangeiros - se desenvolve.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, destacou que um euro digital não é apenas para a elite ou os jovens.



O Banco Central Europeu (BCE) postou um tweet no dia 23 de janeiro no qual a presidente do BCE, Christine Lagarde, chama um euro digital devidamente implementado de “serviço para todos os cidadãos”.



Lagarde fez a sua declaração na reunião do Conselho do BCE em Frankfurt.

China notada

Lagarde prefaciou sua declaração sobre a utilidade geral do euro digital observando o uso da Moeda Digital do Banco Central (CBDC) em outros lugares. Em particular, ela mencionou o programa piloto de “larga escala” da China.

O yuan digital da China tem um grande peso nos planos do BCE para um CBDC europeu. Em novembro de 2020, o BCE descreveu seu entendimento inicial de um CDBC europeu na conferência O Futuro dos Pagamentos na Europa, em Frankfurt. Fabio Panetta, membro do Conselho Executivo da ECZB, afirmou que o banco central queria garantir “pagamentos eficientes, inclusivos e seguros na era digital”.

No entanto, Panetta também falou sobre as ameaças gêmeas dos stablecoins e, especialmente, do CBDC estrangeiro. Os banqueiros viram um CBDC estrangeiro sendo usado como principal meio de fazer pagamentos pelos cidadãos europeus como uma ameaça à soberania da zona do euro. Além disso, esses comentários foram feitos enquanto a China estava lançando o yuan digital em seu ambiente de varejo doméstico.

Eles deveriam se preocupar?

Os planos de moeda digital da China incluem expansão internacional. No dia 16 de janeiro, o Blockchain Service Network (BSN) da China anunciou seus planos para 2021. A BSN anunciou apenas a expansão do blockchain no exterior. Essas ambições incluem expandir os nós de cidades públicas de blockchain BSN em 50 cidades em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Ao mesmo tempo, a BSN espera continuar permitindo o lançamento do yuan digital na China. O BCE estará de olho nestes dois desenvolvimentos com alguma preocupação, se as declarações de novembro forem uma indicação.

Um jeito americano

As mudanças no governo federal dos EUA definirão o curso de desenvolvimento de um CBDC americano para os próximos quatro anos. Neste ponto, os EUA estão atrás tanto da zona do euro quanto dos chineses.

Washington não tem pressa em alcançá-los. Na quinta-feira, 14 de janeiro, o presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, disse ao Yahoo Finance que a criação de um CBDC dos EUA é algo a ser feito com cuidado. Powell também disse ao Yahoo Finance que, no que lhe diz respeito, os EUA têm uma vantagem de pioneiro porque o dólar é a moeda de reserva mundial.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

A opinião da equipe BeInCrypto em uma única voz.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá