Barcelona Entra na Moda de Adesão de Blockchain (Mas Alguém Se Importa?)

Compartilhar Artigo

Um dos clubes de futebol mais bem-sucedidos do planeta anunciou nessa semana novas parcerias com as startups de blockchain Chiliz e Socios. As parcerias permitirão ao público comprar fãs tokens do FC Barcelona, ​​que podem ser usadas com várias vantagens.



O célebre clube de futebol anunciou a iniciativa em um evento realizado no Estádio Camp Nou. De acordo com uma publicação no site oficial da equipe, Josep Pont, membro do conselho do FC Barcelona, ​​comentou o seguinte sobre as novas parcerias [FCBarcelona.com]:

“Estamos orgulhosos de receber o Socios.com na família Barça como um novo parceiro global. Este contrato nos dará a chance de estabelecer ativações inovadoras de marketing e parceria, com um foco claro no mundo digital, para levar o clube mais perto de nossos fãs ao redor do mundo. “

Exclusividade é a Chave

Trabalhando com a startup de votação de fãs do blockchain Chiliz e a plataforma de recompensas Socios.com, a equipe catalã permitirá que os fãs participem de programas de recompensas e pesquisas sobre a operação do clube.



Os Tokens de fãs do Barca ($BAR no aplicativo Socios.com) serão lançados ainda este ano. O clube sediará uma “Oferta de Token de Fã”, durante a qual os fãs podem comprar o BAR de 40 milhões por um custo de € 2 cada.

Pouco se sabe sobre a economia futura do token. No entanto, o próprio Socios descreve tokens de fãs como:

“… um ativo digital finito que fornece acesso a um livro criptografado e imutável da propriedade dos direitos de voto e de associação.”

Inovação em Criptografia ou Marketing em Blockchain?

O FC Barcelona não está sozinho na exploração de uma iniciativa de token de fã. A Juventus, parceira dos pesos pesados ​​do futebol europeu, fez parceria com Socios em 2018.

Não está claro o sucesso do próprio empreendimento da Juventus na indústria de blockchain, embora Chiliz apresente evidência da atividade da transação via seu próprio explorador de blockchain. [Chiliz]

Também não é imediatamente aparente exatamente por que os dois clubes realmente precisam da tecnologia blockchain para criar um programa de recompensas e um sistema básico de pesquisa. Como entidades nas quais os fãs provavelmente já confiam, um sistema mais centralizado certamente serviria exatamente a mesma função com maior eficiência.

Dito isto, o burburinho da blockchain ainda é muito real. Embora não seja exatamente o hype em torno de todas as coisas descentralizadas como existia quando a Juventus lançou seu próprio token, parece que o mais recente pivô do FC Barcelona em relação à tecnologia tem mais a ver com marketing do que com inovação. Os 80 milhões de euros que a Oferta de Fan Token pretende arrecadar para o FC Barcelona provavelmente também têm algo a ver com isso.

O próprio Josep Pont parece sugerir que a mudança é orientada pelo marketing:

“Este contrato também faz parte do objetivo do FC Barcelona de se associar às marcas líderes que podem nos ajudar a consolidar nossa nova estratégia comercial e digital”.

Faça parte da nossa página de criptomoedas no Twitter. Assim ficará por dentro das últimas notícias sobre criptomoedas e blockchain acontecendo no Brasil e no mundo.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

A former professional gambler, Rick first found Bitcoin in 2013 whilst researching alternative payment methods to use at online casinos. Having concluded that the root of most of the world’s evils stem from a toxic financial system during his time reading International Politics at university, the disruptive potential of a decentralised, borderless asset was immediately clear. After transitioning to writing full-time in 2016, Rick was able to put his passion for Bitcoin to work for him professionally. He has since written for a number of digital asset publications in a variety of capacities.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá