Ver mais

BID Quer Blockchain Para Vigiar Quarentena na América Latina

2 mins
Atualizado por Caio Nascimento

EM RESUMO

  • Iniciativa é do Banco Interamericano de Desenvolvimento e pretende ajudar governos
  • Plataforma é inspirada em experiência de Singapura
  • Sistema promete mais privacidade do que parcerias com operadoras
  • promo

App do BID vai lançar mão de blockchain para preservar a privacidade dos usuários e fornecer dados aos governos para ajudar no controle do isolamento social durante a pandemia de Covid-19.
A blockchain será aliada do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na criação de uma solução para auxiliar governos no combate à pandemia de Covid-19. Batizado de David-19, o software visa monitorar a população com o objetivo de visualizar os níveis de quarentena em países da América Latina. A ideia é distribuir os dados em uma rede descentralizada para obter boa confiabilidade sem invadir a privacidade dos cidadãos. Segundo o BID, a solução é inspirada no monitoramento adotado na Singapura, que vem sendo referência no combate a aglomerações em meio à pandemia. A iniciativa conta com a parceria da consultoria Everis, da plataforma de agregação de dados World Data, fonte do monitor de coronavírus da Universidade Johns Hopkins; e da IOVlabs, empresa especializada em uso de bitcoin e blockchain em projetos de Internet Of Value. O grupo é liderado por Alejandro Pardo, especialista do laboratório de inovação do BID. Para ele, a blockchain é ideal para o projeto pois é uma tecnologia global, social e solidária. Essas características ajudariam a colocar o cidadão como protagonista das medidas contra o coronavírus. Ao mesmo tempo, as informações aportadas pelos usuários teriam privacidade garantida. “Os dados são estritamente privados. Não há chance de que alguém possa pegar esses dados e saber quem você é”, disse Pardo à AFP. A adesão ao sistema deverá ser opcional. Entretanto, ainda não se sabe se os governos terão autonomia para decidir sobre uma eventual obrigatoriedade.

Blockchain x Dados de Operadoras

A solução do BID poderá ser uma alternativa mais segura a ações tomadas por alguns governantes. A iniciativa anunciada pelo governador de São Paulo, João Doria, por exemplo, utiliza informações provenientes diretamente dos bancos de dados das operadoras de telefonia. O governo paulista alega que os dados são anonimizados. No entanto, o uso de blockchain ajuda a eliminar dúvidas e tornar a plataforma mais transparente. O BID defende que os dados agregados pela plataforma David-19 ajudarão a governos na tomada de decisão durante a crise. A ideia é que seja mais fácil saber para onde mandar máscaras e outros equipamentos de prevenção, por exemplo. Além disso, poderá ser possível descobrir recortes da população com maior risco para a propagação da doença. A expectativa é que o software esteja pronto no prazo de um mês. Para manter-se informado, tendo a sua disposição conteúdo constante e de qualidade, não deixe de acompanhar nosso site. Aproveite e faça parte da nossa página de criptomoedas no Twitter.
Melhores plataformas de criptomoedas | Abril de 2024

Trusted

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.

d5d468215717a9856e67059bb80b21e2?s=120&d=mm&r=g
Paulo Alves
Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Colaborei entre 2013 e 2021 com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das...
READ FULL BIO
Patrocinados
Patrocinados