Binance Smart Chain entra em pane com falha em nós e não processa transações

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Binance Smart Chain passou por pane nesta segunda-feira (10).

  • Blockhain apresentou lentidão e parou de processar transações por várias horas.

  • Usuários tiveram que recorrer a taxas de rede mais caras.

  • promo

    BIT: 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios. Entrar agora!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Usuários e exchanges descentralizadas (DEX) que utilizam a plataforma da Binance Smart Chain (BSC) relatam falhas em seu sistema nesta segunda-feira (10). Um dos problemas seria a impossibilidade de efetuar transações na rede.

Patrocinados



Patrocinados

Usuários relatam que transações eram confirmadas apenas mediante o aumento da taxa de rede manualmente via Metamask, em problema similar ao enfrentado pela rival Ethereum em momentos de maior congestionamento.

Em testes conduzidos pelo BeinCrypto na TrustWallet, transações com diversos valores em BUSD utilizando a Binance Smart Chain não obtinham nenhuma confirmação da rede, causando  erros nas transações. Especialistas ouvidos pela reportagem confirmaram a falha generalizada no sistema e aconselharam os usuários a evitar o uso da BSC até que o sistema volte a ficar estável.  

Patrocinados



Patrocinados

O problema se estende por toda a tarde de hoje. No fechamento da matéria, a rede ainda se mantinha instável, falhando, ora confirmando transações – ainda assim, sem a agilidade de antes.

Binance Smart Chain passou por pane nesta segunda-feira (10)

Pane

A SafePal Wallet, carteira de criptomoedas que foi integrada na Binance Smart Chain em 2020 foi uma das primeiras a reportar o problema por meio de uma publicação no Twitter na manhã desta segunda-feira (10). Segundo a empresa, BSC estaria com a sua rede totalmente congestionada, gerando impacto em todas as suas atividades.

Aproximadamente uma hora depois, a PancakeSwap, a maior DEX da rede, também informou seguidores sobre os problemas, destacando que a razão do congestionamento poderia estar na falta de operação de alguns nós da rede. Estima-se que em dado momento do dia, sete dos 21 nós da BSC estavam inativos.

“Os nós da BSC parecem estar sofrendo no momento, fazendo com que tx’s falhem e tudo fique mais lento.”

A Binance nem o CEO, Changpeng Zhao (CZ), fizeram comentários públicos específicos sobre a pane. Uma postagem do perfil oficial da comunidade, no entanto, indica que a falha pode ter sido decorrente de um problema técnico.

“Validadores, por favor atualizem para a última versão o quanto antes, por favor. Obrigado!”

Centralização da Binance Smart Chain

Problemas na rede como este reforçam a preocupação que muitos usuários do mundo cripto possuem com a Binance Smart Chain – a sua falta de descentralização. Uma pesquisa da Messari realizada no inicio de abril concluiu que a BSC possui uma estrutura muito mais centralizada do que a maioria das demais plataformas de criptomoedas disponíveis no mercado.

Um exemplo seria o atual número de apenas 21 validadores. Em nível de comparação, a sua principal rival, a Ethereum (ETH), possui mais de 100. A pesquisa ainda acrescentou que o conjunto destes validadores seria determinado pela própria Binance Smart Chain, o que evidenciaria ainda mais a falta de descentralização da rede.

A plataforma tem tido grande sucesso, tanto no ramo das finanças descentralizadas (DeFi) como recentemente nos tokens não-fungíveis (NFT), graças aos recursos da Binance.

Entretanto, a centralização da BSC pode se tornar um “calcanhar de Aquiles” da plataforma, se problemas como o visto nesta segunda-feira nos nós da rede passarem a acontecer com mais frequência.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Patrocinados
Share Article

Anderson atua como redator para o BeInCrypto, escrevendo sobre as principais notícias sobre o criptomercado e economia em geral. Antes de entrar para a equipe brasileira do site, ele participou de projetos relacionados a trading, produção de notícias e conteúdos educacionais relacionados a criptomoedas. Formando em Administração, está cursando pós graduação em Investimentos e Blockchain pela EA Banking School.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

BIT. 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios.

Entrar agora