As importações americanas da China caíram significativamente nas últimas duas semanas devido ao coronavírus. Muitos temem que o resultado possa ter ‘choques de suprimentos’ que levem a uma recessão – e o Bitcoin pode não estar imune.
Os choques de oferta poderiam se tornar o catalisador que leva a economia americana e global a uma recessão? Segundo estatísticas recentes, as importações da China para os EUA caíram significativamente, o que é um sinal de problemas.
Um Choque nas Cadeias Globais de Fornecimento
A China é, de longe, o principal fornecedor mundial da maioria das principais commodities. É por isso que o coronavírus causou uma atividade econômica global tão lenta desde o início – e agora muitos temem que possa piorar.
De acordo com dados citados pelo analista Mati Greenspan, as importações americanas da China caíram de 1.088 toneladas na semana de 13 de fevereiro para 0,588 toneladas na semana de 20 de fevereiro. Se essa tendência persistir, poderemos ver alguns sérios choques na cadeia de suprimentos global que poderiam iniciar uma recessão.
Supply shock coming to a store near you. Watch out for rising prices. pic.twitter.com/TTJSa75QtT
— Mati Greenspan (tweets ≠ financial advice) (@MatiGreenspan) February 26, 2020
A boa notícia é que a economia global pode se recuperar de um choque de oferta induzido por vírus com muito mais facilidade do que durante outras crises. Como escreve o conhecido comentarista (@prestonjbyrne), o ‘choque de suprimento’ causado pela gripe espanhola após a Primeira Guerra Mundial também trouxe à tona o estrondoso boom da década de 1920. Então, isso é algo a considerar.
https://twitter.com/prestonjbyrne/status/1232455485107908618?s=21
Observando uma Reação ao Bitcoin
Se um choque de oferta acabar afetando a economia global, o Bitcoin provavelmente também sofrerá com a turbulência econômica resultante.
De fato, nas últimas semanas, o Bitcoin tem sido muito mal correlacionado com o risco global. O Bitcoin parece ser uma mercadoria muito jovem para ser um hedge aceito, dadas as sérias apostas em jogo. Embora as opiniões sobre este ainda permaneçam divididas. No ano passado, o BeInCrypto informou que mesmo os céticos do Bitcoin estavam chamando a criptomoeda de hedge , embora não esteja claro onde de que lado eles estão agora.
Dado que o Bitcoin está intimamente correlacionado com o S&P 500 , parece provável que a principal criptomoeda cairia se o mercado de ações falhar. A partir de agora, o mercado de ações sofreu perdas persistentes desde sexta-feira, enquanto o Bitcoin também caiu significativamente. Atualmente, está sendo negociado a cerca de US $ 8.800, caindo do preço de US $ 9.900 registrado há apenas dois dias.
Faça parte da nossa página de criptomoedasSe você é novo no universo das moedas virtuais, este guia é para você. Vamos te ensinar tudo sobre criptomoedas.... More no Twitter. Assim ficará por dentro das últimas notícias sobre criptomoedas e blockchain acontecendo no Brasil e no mundo.