Ver mais

Bitcoin “pode desaparecer em um futuro próximo”, diz acadêmico americano

2 mins
Atualizado por Júlia V. Kurtz

EM RESUMO

  • Professor sênior da Universidade de Cornell diz que Bitcoin pode "não durar muito mais tempo"
  • Acadêmico critica blockchain por trás do Bitcoin.
  • Criptomoeda oscilou este ano entre US$ 27 mil e US$ 69 mil.
  • promo

O professor sênior de política de comércio internacional da Universidade Cornell, Eswar Prasad, disse à CNBC que o “Bitcoin em si pode não durar muito mais tempo”.

Prasad trabalha em Cornell, uma universidade privada em Ithaca, Nova Iorque, nos Estados Unidos, e também criticou o blockchain do Bitcoin durante a entrevista. “O uso da tecnologia [do Bitcoin] não é muito eficiente”, disse Prasad, autor do livro “O futuro do dinheiro: como a revolução digital está transformando moedas e finanças”.

A criptomoeda “usa um mecanismo de validação para transações que é ambientalmente destrutivo” e “não tem uma boa escalabilidade”, explicou ele. Na verdade, a quantidade de carbono emitida do Bitcoin é maior do que toda a Nova Zelândia.

O acadêmico lembra que há alguns anos não existiam tantas ofertas de criptomoedas como hoje e muitas delas são mais ecológicas do que o Bitcoin. Ele afirmou que algumas das criptomoedas mais novas usam a tecnologia blockchain com muito mais eficiência.

  • Não entendeu algum termo do universo Web3? Confira no nosso Glossário!
  • Quer se manter atualizado em tudo o que é relevante no mundo cripto? O BeInCrypto tem uma comunidade no Telegram em que você pode ler em primeira mão as notícias relevantes e conversar com outros entusiastas em criptomoedas. Confira!
  • Você também pode se juntar a nossas comunidades no Twitter (X)Instagram e Facebook.

Prasel acredita que a tecnologia blockchain será “fundamentalmente transformadora” na forma como as finanças são feitas e como farão parte da nossa vida financeira. Hoje em dia já é possível comprar diversos tipos de produtos usando a criptografia e o blockchain desde um café até pagamentos de honiorários advocatícios.

“Visto que o Bitcoin não está servindo bem como meio de troca, não acho que ele terá qualquer valor fundamental além do que a fé do investidor o leva a ter”, disse Prasad.

Nem tudo está perdido para o Bitcoin

De maneira mais geral, as criptomoedas “acenderam um fogo sob os bancos centrais para começar a pensar em emitir versões digitais de suas próprias moedas”, afirmou Prasad em referência às moedas digitais do banco central (CBDC).

Ele acrescentou que essas moedas digitais podem ser benéficas, pois serão mais uma opção de pagamento de baixo custo à qual todos têm acesso, aumentando assim a inclusão financeira e, potencialmente, a estabilidade financeira.

Apesar do pessimismo sobre o criptoativos mais valioso desse mercado, Prasad finaliza com um tom esperançoso: “Por mais que você não goste de Bitcoin, ele realmente desencadeou uma revolução que pode nos beneficiar a todos, direta ou indiretamente”.

Trusted

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.

aline.jpg
Aline Fernandes
Apaixonada pelo que faz, Aline Fernandes é uma profissional que atua há 20 anos como jornalista. Especializada nas editorias de economia, agronegócio e internacional trabalha na BeINCrypto como editora do site brasileiro. Já passou por quase todas as redações e emissoras do país, incluindo canais setorizados como Globo News, Bloomberg News, Canal Rural, Canal do Boi, SBT, Record e Rádio Estadão/ESPM. Atuou também como correspondente internacional em Nova York e foi setorista de economia...
READ FULL BIO
Patrocinados
Patrocinados