Bitcoin Não Possui Propriedades Monetárias e é ‘Pura Especulação’, Diz ex-chefe do BCE

Compartilhar Artigo

Como muitos representantes do atual sistema financeiro, o ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE) não gosta do Bitcoin. Jean-Claude Trichet classifica a criptomoeda como “pura especulação”.



Dificilmente é uma revelação, mas acontece que os mais profundamente entrelaçados com o sistema bancário global geralmente não estão de acordo com o experimento atual em finanças descentralizadas, que é a criptomoeda. O mais recente a expressar preocupações sobre o Bitcoin e outros ativos digitais é o ex-presidente do BCE e ex-governador do Banco da França, Jean-Claude Trichet.

Fortemente contra o Bitcoin

Falando em Pequim, na China, em uma conferência organizada pela mídia financeira local Caixin, Trichet disse:



“Sou totalmente contra o bitcoin e acho que somos um pouco complacentes. A moeda em si não é real, com as características que uma moeda deve ter.”

De acordo com o South China Morning Post , o ex-presidente do BCE afirmou que a compra de um ativo criptográfico era “pura especulação” e que tal especulação não era saudável.

Trichet é o mais recente de uma multidão crescente de legisladores e reguladores globais que expressam opiniões contra Bitcoin et al. Vozes de oposição à criptomoeda só parecem ter crescido mais desde que o gigante das redes sociais Facebook revelou suas próprias ambições financeiras no início deste ano.

Libra, a moeda digital prevista pela empresa de São Francisco, enfrentou intensa reação regulatória nos últimos cinco meses desde seu anúncio formal. No entanto, também parece ter suscitado discussões sobre ativos de criptografia descentralizados como o Bitcoin. Enquanto a adoção em massa do Bitcoin anteriormente parecia inconcebível e, portanto, os ativos de criptomoeda eram pouco discutidos, a ameaça se tornou ainda mais real graças à base de usuários existente de dois bilhões de usuários do Facebook.

O surgimento de moedas não estatais

Desde que o Facebook anunciou Libra, parece haver uma lista crescente de indivíduos influentes despertando para o quanto de uma ameaça alternativa, moedas não estatais podem estar no status quo atual. O congressista dos EUA Brad Sherman, o secretário do Tesouro dos EUA Steven Mnuchin, e o membro do conselho do BCE, Benoit Soerure, estão entre os que argumentam que as moedas digitais podem desafiar a hegemonia do dólar americano como o meio dominante de solução globalmente.

De fato, Max Keiser, do segmento Keizer Report da RT, argumenta que há um ressentimento crescente do domínio do dólar em todo o mundo. Para o antigo defensor do Bitcoin, a criptomoeda oferece um ativo de liquidação ideal e o uso dele não concede aos EUA a capacidade de exercer controle sobre outras nações. Para ele, é inevitável que o Bitcoin cumpra o papel que o ouro assumiu na economia global dos anos anteriores.

No entanto, mais do que apenas permitir maior liberdade no comércio mundial, uma economia futura construída sobre algum ativo digital não estatista tornaria obsoletos os bancos centrais. Portanto, não surpreende encontrar representantes do sistema monetário estabelecido, como Jean-Claude Trichet, hostis à inovação financeira e tecnológica.

Você acredita que os reguladores atrapalharão o desenvolvimento do Bitcoin no longo prazo? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar no Twitter e no Facebook!


Imagens cortesia da Shutterstock.


Você sabia

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Caio é um grande entusiasta de criptomoedas e day trader em tempo integral. A paixão pelo mercado financeiro e pela escrita permitiu que começasse a fazer parte do projeto BeInCrypto em ser o principal portal de notícias de criptomoedas e blockchain. Caio é também estudante de Ciências Econômicas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá