O Bitcoin Conseguirá Se Sustentar em Uma Crise Global?

Compartilhar Artigo

Atualmente, existe a ameaça global de uma grande crise aparecendo com os bancos centrais fazendo todo o possível para sustentar os gastos graças à impressão de dinheiro e possíveis taxas de juros negativas. No entanto, um fator que está fora de suas mãos é o disseminado coronavírus, cujo efeito está começando a causar estragos nos mercados asiáticos . O Bitcoin poderia ajudar a servir de alternativa?



A indicação é que o coronavírus poderia impactar a economia global pior do que o surto de SARS de 2003. Isso ocorre porque a China é um participante muito maior nos mercados globais e porque uma crise financeira se aproxima. Mas, o sistema financeiro alternativo do Bitcoin surgiu como um raio de esperança que parece estar imune aos efeitos negativos do mercado no momento.

O debate em torno do Bitcoin é se o ativo é ou não um bom hedge em tempos de crise econômica – até grandes agências de notícias estão alimentando a narrativa. Mas, se o coronavírus impactar bastante a economia, a criptomoeda será forte o suficiente para manter as coisas funcionando?

Um Sucesso na Economia

Embora possa parecer estranho que uma doença respiratória possa ter um efeito significativo na economia global, não é a primeira vez que vimos algo dessa natureza. O surto de SARS em 2003 também começou na China e seus efeitos sobre a economia estão bem documentados, custando à economia global US $ 40 bilhões.

O que é mais preocupante é que a China agora é um lugar muito diferente em comparação a 2003. A economia do país cresceu da sexta para a segunda maior hoje. A China também tem sido o principal impulsionador do crescimento econômico em todo o mundo, com o Fundo Monetário Internacional estimando que a China sozinha representou 39% da expansão econômica global em 2019 .

O vírus já causou uma desaceleração significativa na economia chinesa e as viagens ao país foram severamente limitadas. Os danos causados ​​no leste certamente se espalharão para o resto do mundo.

Agora estão de olho em quanto tempo esse surto vai durar e em que medida ele pode ser contido. A China isolou efetivamente Wuhan, o epicentro do surto, e 11 províncias estenderam o feriado do Ano Novo Chinês para manter os trabalhadores em casa e impedir a propagação do vírus.

Está sendo estimado se a contenção se mantiver até o final de fevereiro” O impacto econômico será concentrado no primeiro semestre de 2020, com uma redução do PIB real global de 0,8% no primeiro trimestre e 0,5% no segundo trimestre “. [CNBC]

Capacidade de Impulsionar o Bitcoin

A disseminação do coronavírus está ligada ao aumento dos preços do Bitcoin já este ano, mas não de maneira ignorante. As sugestões são de que o Bitcoin pode de alguma forma se beneficiar desse surto mortal, o que é um absurdo. Em vez disso, deve-se considerar que o Bitcoin pode potencialmente preencher uma lacuna na economia global que deve sofrer um impacto com esta crise.

A correlação aparentemente negativa do Bitcoin dos mercados tradicionais é o que vem destacando-o como um hedge em tempos incertos. E agora, com o coronavírus tendo um impacto negativo, o Bitcoin permite uma opção que não sofrerá necessariamente quando a economia da China desacelerar.

Faça parte da nossa página de criptomoedas no Twitter. Assim ficará por dentro das últimas notícias sobre criptomoedas e blockchain acontecendo no Brasil e no mundo.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Julian has had a long interest in financial technology, especially cryptocurrency and blockchain. He studied to be a journalist and then decided to marry his passion for fintech with his skill in writing to report on this ever-changing and rapidly moving space.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá