Bitfinex oferece recompensa de 2 bilhões de reais para o Bitcoin Hack de 2016

Compartilhar Artigo

A Bitfinex, a exchange de gigantes, procurou hackers e denunciantes na tentativa de corrigir a enorme violação de segurança de 2016.



Uma recompensa colossal

Na manhã de ontem (terça 04/05), a Bitfiniex emitiu uma declaração com detalhes de um prêmio por informações importantes ao retorno de 119.755 bitcoins roubados em um hack de 2016. Em 2 de agosto de 2016, a Bitfinex se viu humilhada depois que um hacker roubou milhões dos fundos de seus usuários.

Na época, a perda era avaliada em cerca de US $ 72 milhões. No entanto, até o momento, esse valor havia aumentado para cerca de US $ 1,3 bilhão. A Bitfinex ofereceu um pedido de desculpas:



Aprendemos lições valiosas deste episódio doloroso, abordando os problemas de segurança e vulnerabilidades associados ao roubo.

Em fevereiro de 2019, a Bitfinex recuperou 27 bitcoin com a ajuda das autoridades dos EUA, mas o restante dos fundos permanece um mistério. Surpreendentemente, a Bitfinex está oferecendo 25% do dinheiro roubado como recompensa aos próprios hackers, caso eles avancem.

A empresa ofereceu, alternativamente, 5% dos fundos para informações que levassem à sua recuperação. Esses 30% combinados são a base dos US $ 400 milhões em recompensas potenciais. É difícil concluir se isso nasceu de realismo ou desespero, mas a afirmação não fala de anistia.

Recordação de Hacks Passados ​​

Um prêmio proporcional à quantidade de bitcoin recuperado parece menos do que o ideal. No entanto, considerando a história sombria da Bitfinex em torno de dinheiro roubado, há ironias muito mais profundas. A Bitfinex está associado há muito tempo à Tether (USDT), a gigantesca stable coin que viu outra 200 milhões de USDT Impresso em junho .

Da mesma forma, a USDT ficou envolvida em forte controvérsia. Seu suprimento já tinha aumentado em cerca de 70 % desde o início de julho . Além disso, abundam as especulações de que todos os 10 bilhões de Tether não podem ser apoiados por dólares americanos reais (conforme alegado pela empresa). É possível que uma liquidação enorme possa resultar na descoberta de uma farsa.

Além disso, esta não é a primeira acusação contra a Bitfinex pelo uso do Tether. Em 2019, o Procurador Geral do Estado de Nova York acusou a Bitfinex de usar a Tether para cobrir US $ 850 milhões em fundos roubados.

Embora as duas entidades afirmem ser separadas, os documentos vazados do paraíso sugerem que Bitfinex e Tether pode ser dos mesmos gestores .

Mais do que satisfaz os olhos da Bitfinex

Como o artista de CGI Cypher apontou no Twitter, é fácil oferecer uma recompensa de vários milhões de dólares quando você pode imprimir a moeda. Se Bitfinex e Tether são realmente as mesmas, o que os impede de imprimir a recompensa de US $ 400 milhões em USDT?

Teoricamente, eles poderiam trocá-la por decreto ou, mais provavelmente, enviá-la pela blockchain. Se os próprios hackers se apresentarem, é improvável que recebam um cheque.

Por outro lado, é possível que os hackers possam ser investigados, dependendo se a Bitfinex está ou não trabalhando com as autoridades. Em outras palavras, os hackers podem ter mais a perder se avançarem.

Mas eles têm algo a ganhar? Bem, por causa do livro descentralizado da blockchain, os fundos são teoricamente rastreáveis, mesmo se permanecerem anônimos. Assim, mesmo com US $ 1,3 bilhão em mãos, os hackers mantêm contas marcadas.

Além disso, existe a chance de os hackers manterem a recompensa de US $ 400 milhões. É improvável que as autoridades persigam e prendam os hackers, depois deixem que eles mantenham os fundos depois de cumprirem o prazo.

Pode ser difícil negociar, mas se a Bitfinex realmente quiser que os hackers avancem, eles terão imunidade para negociar.

Recentemente, os ladrões moveram US $ 28 milhões em bitcoin de uma carteira , para que eles estejam ativos novamente. Talvez a transferência tenha despertado a Bitfinex para a possibilidade de reconciliação? Resta ver se essa nova recompensa levará a uma resolução clara.

Acesse o grupo de sinais gratuito do BIC e concorra

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Lucas é formado em administração com foco em empresas. Iniciou sua carreira como analista de investimentos para bancos focados no segmento. Após adquirir experiência, em 2015 fundou sua própria startup, focada em gerar tecnologias de segurança para transações financeiras. Concomitantemente, desenvolve seu trabalho e conhecimento financeiro atuando no BeInCrypto, através de análises do setor financeiro de criptomoedas e novas avaliações de novas tecnologias Blockchain pelo mundo.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá