Blockchain Deve Ocupar Mais Vagas Bancárias

Compartilhar Artigo

Depois da Inteligência Artificial, blockchain pode ser a maior responsável por alterações no sistema bancário. De acordo com dados divulgados pela Wells Fargo, é estimado que haja 200 mil cortes de emprego na próxima década.



Nos últimos anos os bancos e serviços financeiros têm gastado US$150 bilhões anualmente com desenvolvimento em tecnologia. Com a Inteligência Artificial, a grande maioria dos bancos já possuem seus assistentes virtuas, que geralmente usam da inteligência artificial para atender aos cliente.

Uma das dificuldade da AI é o processamento de uma altíssima quantidade de dados, especialmente quando se fala em armazenamento desses.  Como solução, o blockchain chegou no mercado e está sendo desenvolvido de modo a processar informação de transações e armazenar dados.



Através de computadores quânticos, que pode ler sobre clicando aqui, espera-se que seja possível então guardar todas as informações necessárias para gerir um banco de dados significativamente grande, e que assim irá possibilitar o desenvolvimento da tecnologia.

A Substituição Já Está Acontecendo

Ainda de acordo com os dados divulgados pela Wells Fargo, no EUA, há uma redução anual de 20% a 30% nas vagas compostas por trabalho de back office, agências, call center e corporativos.

A grande questão é que o avanço, se comparado entre 2000 a 2010 e 2011 a 2019, está se dando de modo exponencial. Sendo assim, já podemos esperar empresas bancárias que sejam quase que por completo robotizadas.

Isso Já Vem Acontecendo no Brasil

Já fazem alguns anos que as empresas bancárias vem mostrando força da sua composição aqui no Brasil. Bancos 100% digital, como Banco Inter, Original, e outros, vem tomando lugar de grande parte dos outros bancos.

Além disso, o próprio investimento na robotização para escolha de investimentos também cresce cada ano mais. O melhor exemplo que temos é a OiWarren, que gerencia os investimentos dos clientes através de seus objetivos e comportamento dentro da plataforma.

De todo modo, é importante que se fique preparado para essa revolução tecnológica. Ao que tudo indica, o processo de desenvolvimento está acontecendo, e é melhor que estejamos do lado certo da força.

Você acha que a AI e blockchain se unirão em um futuro próximo e substituirão as posições em empresas bancárias? Deixe aqui embaixo nos comentários a sua opinião!

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Lucas é formado em administração com foco em empresas. Iniciou sua carreira como analista de investimentos para bancos focados no segmento. Após adquirir experiência, em 2015 fundou sua própria startup, focada em gerar tecnologias de segurança para transações financeiras. Concomitantemente, desenvolve seu trabalho e conhecimento financeiro atuando no BeInCrypto, através de análises do setor financeiro de criptomoedas e novas avaliações de novas tecnologias Blockchain pelo mundo.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá