Blockchain está aqui para revolucionar a cadeia de suprimentos

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Há uma série de questões importantes na cadeia de suprimentos, que ainda precisam ser totalmente tratadas por tecnologias emergentes.

  • Problemas de interoperabilidade são um grande obstáculo para a transformação digital, principalmente para cadeias de suprimentos.

  • Blockchain tem um papel vital a desempenhar nas cadeias de abastecimento.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Na era digital, todos os setores e organizações são limitados pela falta de confiança. Em organizações humanas, os processos podem ser expostos, influenciados e financiados por todos os lados por meio de sua infraestrutura, o que impõe pressões sem paralelo.



Com o advento das criptomoedas, aumentou a resiliência das infraestruturas digitais, com base em um modelo específico, minimalista e puramente matemático. Como um sistema econômico dedicado para operadores de infraestrutura, os únicos requisitos são energia e hardware para manter uma rede segura e descentralizada.



Construídas em cima dela, estão as redes de confidencialidade e verificação de co-execução com moedas multi-assinadas e programáveis, pagamentos, direitos, provas, representações de todos os bens facilmente trocáveis ​​com o “ novos meios e padrões de valor da Internet.

Blockchain tem um papel vital a desempenhar nas cadeias de abastecimento. Como o coração transacional da economia real, depende da interoperabilidade. Apesar dos negócios síncronos, a co-produção permanece assíncrona. Há uma série de questões importantes na cadeia de abastecimento, que ainda precisam ser totalmente abordadas por tecnologias emergentes, incluindo a integração do e-commerce, a nova logística humanitária de emergência (por exemplo, baixo retorno após desastres naturais), a nova emergência de saúde (COVID mostrando falta de agilidade entre os circuitos), as demandas exponenciais sobre a rastreabilidade (real) de origens e processos.

A rastreabilidade não é apenas um problema no lado industrial, mas também no setor financeiro, com os FinCENFiles recentemente divulgados sendo uma ilustração perfeita das deficiências da luta contra a lavagem de dinheiro. Apesar de regulamentos rígidos e processos KYC / AML, os FinCENFiles revelam a ineficiência das auditorias e regras operacionais de aplicação. Os bancos não têm conhecimento, ou talvez sejam cúmplices, de inúmeras violações de tais regulamentos no financiamento e lavagem de dinheiro relacionado a atividades criminosas.

Verificação e falta de responsabilidade são questões que não se limitam apenas ao setor financeiro: a Indústria 4.0 também é forçada a integrar inovações de terceiros em um fluxo contínuo que excede a capacidade para verificabilidade e habilidades de diagnóstico. A interoperabilidade acarreta assim um grande risco de perda de controle sobre os dados e informações que circulam entre os equipamentos, e sem poder controlar o risco no sistema de informação, esses fluxos e às vezes esses projetos são interrompidos.

Os problemas de interoperabilidade são um grande obstáculo para a transformação digital, principalmente para cadeias de suprimentos. O fluxo de informações é assíncrono, dificilmente verificável e isolado. Os requisitos exponenciais de rastreabilidade são mal tratados com maior exposição de dados, com registro de data e hora e assinados, mas sem maior verificabilidade. A atual pandemia global é outra ilustração da falta de agilidade nas cadeias de abastecimento.

Podemos corrigir esses problemas com uma rede distribuída de provas. Esses dois mundos díspares serão sincronizados quando este novo sistema técnico baseado em blockchain for construído para verificar e proteger a confidencialidade em: fluxos de EDI, direitos, certificados, estados de terceira operação, relatórios, acordos e outros dados importantes.

Para criar este novo sistema de verificação em nossas cadeias de abastecimento, precisaremos integrar novos frameworks, como Elements ou Horizen Labs, construir novas arquiteturas em camadas (cadeias laterais, pinos, canais, etc.), incorporam inovações em assinaturas múltiplas, incluindo assinatura bidirecional de provas entre cadeias (agnóstico de blockchain).

Arquitetura resiliente e em camadas também será a chave. Uma arquitetura em camadas permite

  • na camada 1: uma historização matemática robusta e minimalista resiliente com uma Prova de Trabalho (PoW) das camadas;
  • na camada 2: volumes e escalabilidade para transações confidenciais, tokens “gratuitos” (tokens técnicos), multi-assinados com consenso rápido sem mineração, também a interoperabilidade de camadas ;
  • a camada 3 não é física, é um blockchain para a emissão de tokens não fungíveis (NFT), fortes provas jurídicas, suporte a várias assinaturas com governança que os usuários podem criar.

Não precisamos mais de contratos inteligentes, não precisamos mais de tokens específicos, as camadas são inteligentes e podem ser nativamente confidenciais, públicas ou privadas ou federadas.

Agora é a hora de implementar uma rede robusta de comprovação distribuída para a cadeia de suprimentos sem qualquer compromisso: transações resilientes, confidenciais, rápidas, “gratuitas”, escalonáveis e verdadeiramente universais. O Blockchain fornece o meio perfeito para que os negócios sejam sincronizados, ágeis, auditáveis e tenham sucesso na era digital.

NOTA: As opiniões expressas aqui são as do autor e não representam ou refletem necessariamente as opiniões de BeInCrypto.

Escrito por Nicolas Cantu , co-fundador da Chain Accelerator, uma aceleradora internacional na indústria de blockchain e criptomoeda, e co-apresentadora do Paris Blockchain Week Summit. Nicolas tem sido um empreendedor em série desde os 15 anos. Ele gerenciou vários projetos de alto nível para empresas Fortune 500, incluindo L’OREAL, SNCF, Orange.

Share Article

A opinião da equipe BeInCrypto em uma única voz.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá