Blockchain tem papel de resgatar a confiança do cidadão no governo, diz gerente do BNDES

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Gerente de inovação digital do BNDES acredita que a blockchain pode resgatar confiança da população no governo

  • Afirmação foi feita em evento virtual realizado pela Escola Superior do Ministério Público da União.

  • BNDES, governo federal e estados brasileiros desenvolvem projetos focados na tecnologia blockchain

  • promo

    Participe da nossa comunidade gratuita no Telegram e obtenha sinais de trade e análises de criptomoedas todos os dias!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

A blockchain ajuda a construir confiança, segundo Vanessa Almeida, gerente de inovação digital do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Por isso, de acordo com ela, a tecnologia tem papel fundamental para resgatar a boa relação entre cidadãos e governos.

Patrocinados



Patrocinados

A afirmação foi feita em evento virtual realizado na quinta-feira (8) pela Escola Superior do Ministério Público da União.

“Confiança parece ser problema para o governo brasileiro e para outros ao redor do mundo. Não é uma situação confortável, especialmente para quem trabalha no serviço público. Está claro, portanto, que temos um problema e precisamos pensar em mecanismos para resgatar isso. A blockchain tem essa missão”, disse.

Como ganhar a confiança da população?

De acordo com Vanessa, os países já começaram a pensar em como usar tecnologias de registro distribuído no serviço público.

Patrocinados



Patrocinados

Há discussões, segundo ela, sobre blockchain para identidade digital e gestão de títulos de propriedades, por exemplo.

Ainda segundo a gerente, diversos países também debatem o uso da tecnologia subjacente ao Bitcoin para gestão de registros médicos.

Por fim, falou ela, há ainda nações que criam sistemas para pagamentos e transações interbancárias.

“O leque de uso de uso para governo é muito amplo. Blockchain é tecnologia de fundação que você pode usar em várias áreas”, disse.

BNDES token e blockchains brasileiras

A gerente também falou sobre iniciativas de aplicação de blockchain no Brasil. Uma delas, por exemplo, é o BNDES token, um projeto-piloto de transação financeira transparente.

Na iniciativa, a pessoa que pede crédito para a instituição recebe o valor em tokens, e não em dinheiro. Esses ativos digitais, no entanto, representam o equivalente em moeda fiduciária.

“Como o projeto roda em cima de blockchain, você leva junto todas as características da tecnologia. A transação é rastreável e a informação imutável, por exemplo. Todo o processo aumenta a transparência”, disse.

Outro projeto do BNDES é a criação de um token digital para deixar compras públicas mais transparentes.

Vale lembrar que o Brasil tem diversos outras iniciativas focadas no uso de tecnologias de registro distribuído. Em maio, por exemplo, o presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que estipula a criação de uma rede blockchain.

Assim como o governo federal, os estados também trabalham com a tecnologia. Um deles, por exemplo, é o Paraná, que está desenvolvendo uma blockchian anticorrupação. Outro é o Ceará, que quer medir obras públicas com apoio de uma blockchain.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Patrocinados
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Jornalista desde 2010. Já colaborei para diversos veículos, como Gazeta do Povo, Agência Estadual de Notícias (AEN) e Paraná Portal. Escrevo regularmente para o UOL e para outros portais especializados em criptoeconomia. Tive meu primeiro contato com o mercado de criptomoedas em meados de 2019, quando comecei a cobrir casos de golpes financeiros. No BeInCrypto, produzo e edito textos.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora