Brasileiro se digitaliza e deve reduzir uso do dinheiro com Pix, diz Nubank

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Nubank vê movimento acelerado de digitalização no Brasil

  • Pix deve continuar processo, segundo fintech

  • Empresa vê impacto principalmente no uso de dinheiro vivo

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O consumidor brasileiro passa por um rápido processo de digitalização mesmo antes da popularização do Pix. É o que aponta um levantamento do Nubank divulgado na última segunda-feira (16).



A fintech vê um rápido crescimento em transações digitais no país. Em meio à pandemia, o brasileiro reduziu fortemente as compras presenciais. Enquanto isso, as compras online com cartão de crédito crescem nos últimos três anos.



Hoje, 45% dos gastos da fatura dos clientes do banco são referentes a transações via internet. As informações estão no relatório do Data Nubank.

Pix deve aumentar digitalização

A expectativa é que o movimento siga aumentando, em especial por conta da chegada do Pix. Ao BeInCrypto, o Nubank afirma que o sistema de pagamentos deve trazer novos usuários para as transações digitais.

Além de tornar mais rápido e prático o ato de fazer pagamentos e transferências, ele [Pix] vai baratear o processamento de pagamentos para todos os participantes, permitindo a chegada de novos entrantes no setor.

O mercado de cartões é visto como um dos possíveis perdedores com a eventual popularização do Pix. Com o maior uso de transferências, empresas como Visa e Mastercard já buscam soluções de diversificação.

No entanto, segundo o banco digital, o impacto do novo sistema de pagamentos deve se dar principalmente nas operações com dinheiro físico.

Acreditamos que principalmente o uso do dinheiro em espécie deve cair dramaticamente com a adoção cada vez maior de meios de pagamentos digitais, e pretendemos continuar na dianteira desse processo por meio de iniciativas como o Pix. Hoje ainda há bilhões de reais movimentados pelo uso do dinheiro vivo.

Atrativos comuns de criptomoedas também são vistos como benéficos. É o caso, por exemplo, do baixo custo das transações digitais.

Os custos de manter e transportar valores em espécie são muito altos. Ao migrar essas transações para sistemas digitais, toda a sociedade vai se beneficiar: os clientes, o varejo, o setor financeiro e várias outras cadeias econômicas.

Brasileiro guarda mais dinheiro na conta Nubank apesar da Selic baixa

No mesmo relatório, o Nubank aponta que o brasileiro vem aumentando o uso da função de guardar dinheiro. O recurso rende o saldo em 100% do CDI.

O movimento chama atenção porque a modalidade é baseada no CDI. Isso porque a taxa é historicamente ainda mais baixa que a Selic. A taxa básica de juros, vale lembrar, está atualmente no menor nível de todos os tempos.

 

Segundo o Nubank, o rendimento diário facilita o resgate a qualquer momento, o que seria ideal para reserva de emergência. No entanto, a adesão também teria a ver com um componente psicológico.

Existe um fator comportamental: ao utilizar a função Guardar Dinheiro o cliente do Nubank mantém o valor escolhido separado do saldo da conta, evitando, assim a “tentação ” de gastar a sua reserva financeira.

Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Desde 2013, colaboro regularmente com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das criptomoedas principalmente na cobertura de ataques cibernéticos e golpes no Brasil. Escrevo para o BeInCrypto desde abril de 2020.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá