Falha pode criar saldo falso na Ledger e outras carteiras de criptomoedas

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • A Ledger, a BRD e a Edge podem ser afetadas por uma vulnerabilidade

  • Problema pode levar ao balanço incorreto na carteira e ataques de double spending

  • Descoberta foi feita por uma startup que está criando uma carteira mobile de criptos

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Uma vulnerabilidade afeta a Ledger e outras carteiras de criptomoedas. Identificação foi realizada por startup que está criando uma carteira mobile. Problema pode afetar o saldo de criptos e até mesmo permitir um ataque double spend.



Brechas de segurança em carteiras são o maior terror dos entusiastas de criptomoedas. Esse é, talvez, o maior problema que os investidores de Bitcoin e outras criptomoedas enfrentam: o armazenamento seguro dos seus criptoativos.

Dessa forma, quando surge uma notícia sobre uma falha de segurança que envolve algumas das principais carteiras do mercado, todos ficam atentos. Foi isso o que aconteceu, recentemente. A ZenGo, que possui uma carteira mobile, descobriu uma brecha que afeta a Ledger e outras carteiras de criptomoedas importantes.



Quer fazer trade de criptomoedas? No canal do BeInCrypto, você acessa os melhores sinais de trade de graça!

Vulnerabilidade afeta carteiras de criptomoedas

Conforme relatado, a descoberta foi publicada pela ZenGo, num texto sob a autoria de Oded Leiba.

O problema de segurança foi chamado de “BigSpender”, que pode ser traduzido como “o grande gastador”. Assim, o golpe funciona da seguinte maneira:

  • A vítima, por algum motivo, tem criptomoedas a receber (venda de objetos ou trade, por exemplo)
  • O hacker envia uma certa quantidade de Bitcoin para a carteira da vítima, pagando uma taxa baixa
  • Rapidamente, ele envia novamente, a mesma quantidade, para uma outra carteira, que está em controle do próprio hacker, pagando uma taxa mais alta
  • Como a segunda transação paga uma taxa mais alta, ela geralmente é processada antes. A primeira transação é cancelada pelo criminoso e os BTC não são enviados à vítima
  • Porém, como algumas carteiras já mostram o saldo recebido rapidamente, mesmo antes da transação ser confirmada, a vítima acredita que recebeu os BTC, ao checar o balanço
  • Por isso, a vítima pode ser confundida e acreditar que recebeu um pagamento. No entanto, ela jamais recebeu as criptos

Na prática, o golpe pode levar algumas pessoas mais distraídas a realizarem uma troca enganosa. Porém, esse golpe não permite o roubo de criptomoedas, já que apenas induz a vítima ao erro de acreditar que recebeu fundos.

Ledger não vê problema grave

A Ledger, que possui enorme reputação no mercado de criptomoedas, não considera que existe uma vulnerabilidade. No máximo, segundo eles, essa é uma falha de design, já que não é possível roubar as criptos da vítima.

Porém, é possível que a vítima tenha os seus fundos congelados, enquanto o problema não é resolvido. Além disso, é possível que o criminoso realize múltiplas transações como essa, o que infla o saldo da vítima e a confunde.

De todo modo, é necessário ficar atento, ao receber uma transação. Enquanto ela não for confirmada pelos mineradores, o melhor a se fazer é esperar.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Nicolas se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná e é pós-graduado em Gestão de Negócios Internacionais. Atualmente, cursa Jornalismo na FAPCOM. Escreve sobre economia, política e história há alguns anos. Em 2017, após entrar em contato com a tecnologia blockchain, se entusiasmou com o seu potencial e passou a estudar as aplicações da tecnologia aos diversos setores da economia. Seu foco está em discutir as melhores maneiras de alavancar o desenvolvimento nacional através do uso do blockchain e das criptomoedas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá