Café Bitcoin: Tecnologia que dá Vida a Criptomoeda Será Usada em Rastreamento de Plantações

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Primeiras sacas já foram exportadas para a Polônia inaugurando o novo serviço tecnológico.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Um café com gostinho de Bitcoin não existe, mas a blockchain que dá vida a esta criptomoeda já servirá para o rastreamento de plantações que dão vida a esta bebida secular. É que esta tecnologia será utilizada pela Nucoffe onde as primeiras sacas de café já receberam registro via blockchain.



A novidade faz parte da Syngenta, que anunciou o uso da tecnologia enquanto acontecia a Semana Internacional do Café. Conforme mostra a Revista Globo Rural, o evento aconteceu em Belo Horizonte – MG. 36 sacas de café foram exportadas para a Polônia graças ao uso recente da tecnologia blockchain pelo negócio.

Sustentabilidade e blockchain



O uso da blockchain ganha representatividade no processo de produção cafeeira de Minas Gerais. A tecnologia permite mais transparência sobre informações que vão do plantio ao ensacamento dos grãos.

Com o uso desta tecnologia o consumidor se aproxima do processo de produção do café. A blockchain possibilita que anotações sobre o plantio sejam consultadas por aqueles que procuram por produtos sustentáveis, por exemplo.

Este é o pensamento do gerente de marketing da Nucoffee. Em entrevista recente, Juan Gimenes também comenta sobre o fomento da competitividade. Para o especialista, a tecnologia blockchain colabora no processo de legitimar a produção do café em Minas Gerais.

QR Code permite o rastreamento

As primeiras sacas de café foram exportadas com o uso da tecnologia para o leste europeu. No entanto, seu uso permitirá que o café mineiro chegue em qualquer lugar do mundo.

Do café ao Bitcoin, a tecnologia blockchain pode ser integrada em inúmeros processos produtivos. Para a Embrapa, a blockchain deve representar o futuro “das relações contratuais e econômicas em escala global”.

O projeto foi desenvolvido pela Arabyka, uma startup que fez parceria com a Nucoffee. A empresa recém criada em Londrina (PR) aprimorou o sistema de rastreabilidade da produção de café que a Nucoffee já possuía.

Sem o uso de blockchain, a Nucoffe desenvolveu inicialmente uma rede que teve até dois mil fazendeiros cadastros. Contudo, o projeto que usa a blockchain é diferente e até possui programa de incentivo para os fazendeiros que preenchem informações sobre o café que produzem.

Para os fazendeiros que utilizam a blockchain para registrar informações, a Nucoffee oferece insumos que ajudam no plantio. Por outro lado, eles podem contar ainda com um apoio tecnológico para ficar por dentro da novidade no campo.

Com o rastreio daquilo que chega à mesa, os consumidores do futuro podem garantir uma aproximação maior com a bebida. E tudo isso acontecerá mediante o uso de um QR Code, que conferirá o “cheirinho” do café lá de longe que contará com a blockchain para ser exportado.

O que você acha do uso da tecnologia blockchain para rastrear a produção de café? Comente sobre a notícia e compartilhe no Facebook.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Jornalista apaixonado pelo universo das criptomoedas e seu enorme impacto na sociedade. Conheceu o Bitcoin em 2013 sem saber que a criptomoeda tomaria conta de sua vida anos mais tarde. Já trabalhou em outros portais de notícias sobre criptomoedas, sendo que atualmente é um dos colaboradores do BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá