O preço do Bitcoin aumentou drasticamente após a notícia de que os ataques aéreos dos EUA contra o Irã mataram um dos principais generais do país, Qassam Suleimani. Muitos comentaristas atribuíram rapidamente o repentino aumento da pressão de compra a indivíduos que usam o ativo digital como um hedge em tempos de incerteza política elevada.
No entanto, outros argumentaram que é muito mais provável que aqueles que compram Bitcoin hoje estejam apenas especulando que os desenvolvimentos no Oriente Médio verão uma quantidade significativa de pessoas recorrendo ao Bitcoin como um refúgio seguro de valor. Uma coisa é certa: os ataques aéreos dos EUA contra Bagdá que mataram Suleimani criaram muita incerteza política. Essa notícia exacerbou uma situação já tensa entre o Irã e os Estados Unidos.
Bitcoin e o limiar da guerra?
O termo “Terceira Guerra Mundial” e similares tem sido tendência no Twitter e no Google desde que as notícias foram divulgadas. A congressista Ayanna Pressley descreveu a autorização de Trump dos ataques com drones como “levando-nos à beira da guerra”, argumentando que a decisão fazia parte da campanha de reeleição do presidente.
The Occupant was JUST impeached for abuse of power for political gain & now he is leading us to the brink of war because he believes it will help his re-election. We are sick of endless wars. Congress has the sole authority to declare war and we must deescalate. #NoWarWithIran
— Congresswoman Ayanna Pressley (@RepPressley) January 3, 2020
Após a notícia, o preço do ouro, do petróleo e do Bitcoin subitamente subiram. O Bitcoin, por exemplo, aumentou sua capitalização de mercado total em cerca de US $ 7,6 bilhões em apenas uma questão de horas.
Para aqueles que adotam o Bitcoin com uma narrativa de porto seguro, a razão por trás do aumento repentino parecia óbvia. No entanto, nem todo mundo acredita na versão dos eventos que levam o público global a comprar Bitcoin, antecipando consideráveis incertezas políticas ou mesmo uma guerra total.
Heightened geopolitical risk has resulted in both gold and Bitcoin moving higher, but for different reasons. #Gold is being bought by investors as a safe haven. #Bitcoin is being bought by speculators betting that investors will buy it as a safe haven.
— Peter Schiff (@PeterSchiff) January 3, 2020
It's happening. People all over talking about bitcoin as a safe haven. Seems they didn't learn from the failed China narrative. Zoom in intraday. $BTC moved up 3.30 hours after the Iran news, after first dropping 1.5%. Gold and crude instead pumped right away. pic.twitter.com/IMJwj7OWt6
— Alex Krüger (@krugermacro) January 3, 2020
Outras razões prováveis em jogo
Tanto o pessimista do Bitcoin, Peter Schiff, quanto o economista Alex Krüger acreditam que o repentino influxo de pressão de compra foi muito mais provável o resultado de pessoas que esperam que aqueles que temem incerteza se acumulem no mercado de repente. Krüger comenta o momento dos diferentes aumentos de preços, argumentando que a bomba do Bitcoin veio horas depois das vistas tanto no ouro quanto no petróleo bruto. Para ele, essa é uma evidência clara de uma causa direta diferente por trás da pressão de compra atual.
Da mesma forma, o usuário do Twitter e o host de Podcast de empreendedores de criptomoedasSe você é novo no universo das moedas virtuais, este guia é para você. Vamos te ensinar tudo sobre criptomoedas.... More, Charles ( @ CryptoCharles__ ), afirma que a versão de eventos sendo vendida por muitos hoje é enganosa e está sendo usada por aqueles na indústria de ativos de criptomoedas para fazer backup da narrativa de porto seguro comum entre alguns defensores de ativos digitais. No tweet a seguir, o podcaster afirma que algumas de suas famílias vivem no Irã, e as pessoas de lá são muito mais propensas a se preocupar com seu bem-estar físico do que com sua situação financeira.
My dads entire side of the family lives in Iran. They’re worried about their lives not buying bitcoin. Fuck all of you pushing your bullshit narrative
— CryptoCharles (@CryptoCharles__) January 3, 2020
Caso as tensões aumentem ainda mais, você acredita que o Bitcoin irá ser o principal ativo a valorizar? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar no Twitter e no Facebook!