Na sequência do famoso bug de ouro e do investidor de Bitcoin, Peter Schiff, twittando que ele perdeu todo o seu Bitcoin , culpando a moeda e o ecossistema pelo acidente , o CEO da Binance, Changpeng Zhao, também comentou. Zhao afirmou que as exchanges centralizadas continuam sendo a melhor rota para a maioria dos usuários de criptomoedasSe você é novo no universo das moedas virtuais, este guia é para você. Vamos te ensinar tudo sobre criptomoedas.... More.
Os prós e os contras das exchanges descentralizadas e centralizadas dependem de segurança e usabilidade. Para a maioria das pessoas que entram no espaço, segurar as próprias chaves privadas oferece imensa segurança, mas esses novos usuários geralmente não são confiáveis para manipular suas próprias chaves. Assim, para Schiff e outros, as exchanges centralizadas são a melhor aposta – mas isso descreve o trabalho que precisa ser feito com as carteiras.
Many hardcore crypto ogs advocate storing your own keys. But the truth is, today most people are not able to secure a key even from themselves (losing it). A trusted centralized exchange is #SAFUer for most people. The numbers speak for themselves.
Need to work on wallets. https://t.co/bsX3Ea5WCD
— CZ Binance (@cz_binance) January 19, 2020
No entanto, os pensamentos de Zhao sobre Schiff mudaram quando Schiff admitiu usar uma “senha numérica simples” que ele não podia esquecer. O conselho de despedida do CEO da Binance para Schiff foi “Fique na fiduciária”.
Oh man, this is wrong on so many levels…
I am not sure even a centralized exchange can help him secure his coins.
I can’t believe I am about to say this, but maybe “stay in fiat”? https://t.co/LZqDhlI25n
— CZ Binance (@cz_binance) January 19, 2020
Bitcoin: mais seguro para se manter centralizado
A afirmação de Zhao de que a centralização é o caminho a percorrer certamente atrapalha muitos entusiastas de criptomoeda da maneira errada. A noção de confiar em uma criptomoeda a uma exchange de terceiros que detém as chaves privadas é semelhante ao uso de um banco – que é o que o Bitcoin deveria estar combatendo.
Mais ainda, o ditado “nem suas chaves, nem suas moedas” soa alto, especialmente após os eventos que ocorreram com Schiff. Se Schiff tivesse detido suas chaves privadas, ele não estaria enfrentando esse problema.
No entanto, o argumento de Zhao é legítimo e descreve questões mais profundas no ecossistema. Para a maioria dos usuários de criptomoedas, a responsabilidade e a dificuldade de permanecer totalmente descentralizado e de controlar as próprias chaves privadas são uma ponte muito longe – e provavelmente causariam mais danos. Ao permanecer centralizado, há um risco maior de hacks e outros problemas que podem surgir de terceiros. No entanto, a facilidade de uso é muito maior e muito mais acolhedora.
Torna-se um ato de equilíbrio entre a segurança de um lado e a experiência do usuário do outro. Com a maioria dos usuários de criptomoedas entrando no espaço como passatempo, o lado da experiência do usuário geralmente supera o lado da segurança. Como Zhao ressalta, esse é um problema que as carteiras precisam resolver.
Casos sem esperança
No entanto, parece que o Bitcoin e similares podem não ser simplesmente para todos. Com o objetivo de ser um sistema financeiro totalmente inclusivo que não exclui de forma alguma, parece que Schiff pode ser um dos discípulos que não se encaixa no espaço das criptomoedas. Sua admissão de usar uma senha básica para proteger suas moedas levou Zhao a metaforicamente jogar as mãos para o ar em resignação.
Para novos usuários, é uma boa ideia manter as criptomoedas em chaves privadas? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar no Twitter e no Facebook!