CBDC’s ganham mais adeptos enquanto Suécia estuda o e-Kronor

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • A Suécia lançou um teste de sua moeda digital há muito planejada.

  • O e-kronor é falado desde o início de 2017.

  • O Riksbank do país está entre um punhado de bancos centrais que exploram o lançamento de suas próprias moedas digitais

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O governo da Suécia lançou uma análise da viabilidade de sua e-kronor, há muito debatida. O país foi um dos primeiros a começar a trabalhar em sua própria moeda digital emitida pelo banco central (CBDC).



A Suécia já tem um esquema piloto para sua moeda digital. No entanto, se ele vai ao ar e sua implementação específica ainda são questões em aberto.

A Suécia avança lentamente em direção à sua própria moeda digital

A Suécia anunciou suas ambições de e-kronor em março de 2017 . Uma das sociedades que mais não usam dinheiro no mundo, a nação foi uma das primeiras a cogitar a emissão de uma moeda digital.



Em uma nova medida, o governo sueco anunciou em 11 de dezembro o lançamento de uma revisão sobre a viabilidade do projeto em andamento. Bloomberg informa que Anna Kinberg Batra, ex-presidente do comitê de finanças do Riksbank, está liderando o processo de revisão. Deve ser concluído no final de novembro de 2022.

O país já está executando um piloto do e-kronor com a Accenture Plc. O piloto tem explorado como o público levaria a um CBDC desde fevereiro de 2020. Ele deve ser concluído em fevereiro de 2021.

Os legisladores suecos ainda estão para tomar a decisão final sobre o lançamento ou não do e-kronor. Em outubro deste ano, o governador do Riksbank, Stefan Ingves, disse que a decisão deve ser política.

A moeda digital da Suécia deve ser diferente do bitcoin

Per Bolund, o ministro dos mercados financeiros do país, disse que as revisões em andamento influenciarão se a Suécia continuará com suas ambições de moeda digital. Eles também afetarão a própria implementação. Ele acrescentou que o design e as tecnologias usadas ‘podem ter grandes consequências para todo o sistema financeiro’.

Em um documento detalhando o projeto piloto , o Riksbank observou problemas com a contínua marginalização de dinheiro na sociedade. Portanto, qualquer e-kronor futuro deve complementar o dinheiro.

Embora os detalhes precisos do e-kronor ainda sejam desconhecidos, o documento piloto apontou alguns recursos prováveis. Eles incluíram o envio e o recebimento de pagamentos por meio de uma carteira digital hospedada em dispositivos móveis, disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, pagamentos via wearables (relógios e cartões inteligentes) e também o uso potencialmente offline.

O Riksbank afirmou que usar a moeda digital deve ser tão fácil quanto enviar uma mensagem de texto.

O documento tem o cuidado de observar as diferenças entre moedas digitais públicas baseadas em blockchain, como bitcoin, e seu CBDC. Embora o e-kronor seja baseado em uma espécie de blockchain, os nós serão permitidos pelo próprio Riksbank.

Corrida CBDC esquentando

Enquanto a Suécia, foi uma das primeiras nações a considerar um CBDC, o pioneirismo no lançamento foi derrotado pelas Bahamas. Como BeInCrypto relatou no início deste ano, a nação insular lançou o Sand dollar para ajudar a facilitar as transferências através do arquipélago.

No entanto, nenhuma grande economia mundial ainda vive com seu próprio CBDC. Junto com a Suécia, China , a UE e o os EUA são os conhecidos por explorar moedas digitais.

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, recentemente pressionou na necessidade de um euro digital . Ela argumentou que tal projeto ajudaria a preservar a soberania monetária da UE em face da concorrência internacional e privada.

Enquanto isso, a China parece ser o país mais avançado em termos de desenvolvimento do CBDC. O país vem realizando grandes projetos pilotos há meses, com milhares de membros do público já tendo a oportunidade de testar o yuan digital em locais do mundo real.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

A former professional gambler, Rick first found Bitcoin in 2013 whilst researching alternative payment methods to use at online casinos. Having concluded that the root of most of the world’s evils stem from a toxic financial system during his time reading International Politics at university, the disruptive potential of a decentralised, borderless asset was immediately clear. After transitioning to writing full-time in 2016, Rick was able to put his passion for Bitcoin to work for him professionally. He has since written for a number of digital asset publications in a variety of capacities.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá