Chefe do Bacen diz que real digital está avançando e promete novidades em breve

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Avança a Criação do Real digital.

  • Em breve, Brasil poderá ter novidades sobre moedas digitais.

  • Real Digital deve se conectar a outras moedas digitais, diz Campos Neto.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O Brasil poderá anunciar, em breve, novidades sobre o projeto que visa criar uma versão digital do real.



Embora a China tenha saído na frente na criação de moeda digital, o Brasil não está na parado.

Roberto Campos Neto, atual presidente do Banco Central (Bacen), voltou a sinalizar a possibilidade do lançamento de uma moeda digital brasileira. Em sua visão, o Brasil está “avançando muito” e, em breve, os brasileiros terão notícias sobre o real digital.



Real digital requer integração internacional, diz Campos Neto

Seguindo essa mesma diretriz, nesta segunda-feira (12), em evento virtual promovido pela Secretaria-Geral Ibero-Americana e pelo Banco de Espanha, o presidente do BC reforçou a importância da integração internacional para se criar moedas digitais.

Campos Neto destacou que bancos centrais devem trabalhar juntos para que as moedas digitais se devolvam. Para o chefe do Bacen, a criação das moedas digitais envolve, também, uma discussão sobre remuneração, monopólio de emissão, custódia e tecnologia.

Vale lembrar que um grupo de estudo sobre emissão de moeda digital foi criado pelo Banco Central ainda no ano passado.

Na última reunião da Conferência Latino-Americana do Banco Santander, em janeiro, Campos Neto afirmou que o Banco Central do Brasil estava trabalhando em uma moeda digital de banco central (CBDC).

Por ora, no entanto, não há data programada para a adoção de uma CBDC brasileiro. Mas, em outros países, a discussão segue avançando. Já se fala, por exemplo, na concepção de euro digital antes do ano de 2025. Testes, nesse sentido, já foram realizados na Suécia.

No momento, a moeda mais adiantada é o yuan digital chinês.  

Pix e desvalorização

A emissão de uma moeda digital busca promover o aprimoramento de transações comerciais e financeiras entre os usuários, possivelmente impactando no papel dos bancos na economia – na prática, o próprio Bacen poderia viabilizar repasses como o Auxílio Emergencial diretamente para o cidadão.

O real digital poderá substituir a moeda física, acelerando ainda mais a digitalização da economia. Os estudos em andamento do BC revelam que a adoção da moeda digital pode trazer benefícios complementares a outros meios de pagamento, sobretudo aos meios de pagamento instantâneos, com o Pix.

O eventual anúncio do real digital em 2021 poderá vir em momento de fraqueza da moeda nacional. Vale lembrar que, atualmente, se as previsões da BTG Pactual se concretizarem, o dólar chegará a R$ 6,40 até o fim de 2021. Com isso, a moeda caminharia para ocupar o topo das posições globais de pior moeda do mundo.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Produtora de Conteúdo apaixonada por tecnologia e pelo universo de fintechs, criptomoedas e blockchain.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá