China confirma que Yuan Digital será usado nas Olimpíadas de Inverno

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Yuan Digital poderá ser usada nas próximas Olimpíadas de Inverno

  • Criptomoeda estatal vem sendo testada em diversas cidades

  • Chineses podem usar dinheiro virtual apenas para pequenas transações

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

As Olimpíadas de Inverno deverão ser palco para uso corrente da primeira moeda nacional em formato de criptomoeda. A China confirmou que planeja lançar do Yuan Digital na próxima edição do evento, esperada para 2022.



A confirmação foi dada em coletiva dada por Sun Guofeng, chefe de política monetária do Banco Popular da China. Segundo o executivo, testes do Yuan Digital estão sendo conduzidos internamente em Shenzhen, Suzhou, Xiongan e Chengdu.

Atualmente, cidadãos nessas cidades já usam o aplicativo oficial para comprar digitalmente usando o saldo da conta bancária. Segundo Sun, a intenção do governo chinês é utilizar a tecnologia durante os Jogos Olímpicos de Inverno. O evento está marcado para ter início em 4 de fevereiro de 2022 em Pequim.



Segundo a agência Reuters, porém, a China ainda não especificou a possível data de lançamento do dinheiro em versão criptomoeda.

A criptomoeda estatal chinesa funciona como uma versão eletrônica da moeda fiduciária nacional. Sua rede é centralizada, e não é possível minerar. O saldo em Yuan Digital equivale ao da moeda física depositada no Banco.

A usabilidade, por outro lado, tem o propósito de imitar WeChat e Alipay. Os aplicativos dos conglomerados Tencent e Alibaba são largamento usados no país e ganharam ainda mais tração com a crise sanitária causada pela pandemia.

Participe da nossa Comunidade de Trading no Telegram para acessar sinais exclusivos de negociação, conteúdo educacional, discussões e análises de projetos!

Yuan Digital será destinado a pequenas transações

A confirmação de que o Yuan Digital será usado nas Olimpíadas vem logo após o governo chinês negar que o dinheiro será usado em grandes transações.

Representantes do Banco Popular da China contaram ao veículo Global Times que o dinheiro virtual será voltado para microtransações.

Um dos focos será o mercado de delivery. Franquias famosas como Subway e McDonald’s, por exemplo, estão no pool de empresas que testam o sistema de pagamentos.

Apesar da instituição confirmar testes internos em apenas quatro cidades, já se sabe que os experimentos já ocorrem em pelo menos 28 localidades no país.

Ameaça ao Bitcoin?

Novidades sobre a versão digital do Yuan também surgem logo após o co-fundador da Ripple, Chris Larsen, alertar sobre a soberania do país no mundo das finanças digitais.

Para o investidor, a presença da maioria dos mineradores de Bitcoin em solo chinês pode significar que o país tenha controle sobre o protocolo. Segundo ele, a dominância poderia chegar ao ponto de os asiáticos bloquearem ou até reverterem transferências em criptomoedas.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Desde 2013, colaboro regularmente com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das criptomoedas principalmente na cobertura de ataques cibernéticos e golpes no Brasil. Atualmente, faço mestrado em Comunicação Científica na Universidade de Granada, na Espanha. Escrevo para o BeInCrypto desde abril de 2020.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá