Cliente furioso processa a Coinbase por taxas de XRP

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Está acontecendo um novo processo relacionado a criptomoeda XRP.

  • O usuário diz que a Coinbase lhe deve comissões porque vendeu intencionalmente um valor mobiliário.

  • A disputa vai para o território legal e deve ser observada de perto.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Um cliente da Coinbase entrou com uma ação coletiva alegando que a exchange deveria saber que XRP era um título. O que eles esperam ganhar para si próprios e para todos os clientes da Coinbase?



Coinbase: Um novo processo envolvendo XRP

O cliente Thomas Sandoval espera recuperar algumas de suas perdas com a XRP processando a Coinbase. Desde que a Ripple Labs anunciou que estava enfrentando um processo do governo dos Estados Unidos, o preço da criptomoeda despencou.

Enquanto isso, as principais exchanges do mercado, incluindo a Bittrex, anunciaram que retirada da XRP de suas plataformas. A Coinbase anunciou a interrupção de negociações de XRP para o dia 19 de janeiro de 2021. Presumivelmente, temia uma reação negativa caso a ação judicial decidisse contra a Ripple.



O processo original alega que XRP é um valor mobiliário de acordo com a lei dos Estados Unidos. Isso significaria que a Securities and Exchange Commission (SEC) não aprovou legalmente a venda e negociação do token.

O processo envolve dois executivos da Ripple e alega que eles venderam ilegalmente mais de US$ 1,3 bilhão em títulos. A SEC disse:

“A Ripple se envolveu nesta oferta de títulos ilegais de 2013 até o presente, embora Ripple tenha recebido aconselhamento jurídico já em 2012 de que, em certas circunstâncias, o XRP poderia ser considerado um título sob as leis federais.”

Mas o Sr. Sandoval leva essa ideia um pouco mais longe. Sua reclamação, apresentada em um tribunal federal, alega que a negligência da Coinbase deveria resultar na devolução de suas taxas comerciais.

O argumento é que a Coinbase foi negligente na venda de XRP, um título não licenciado neste cenário. Portanto, as comissões que a Coinbase cobrou pela venda ilegal devem ser devolvidas aos clientes.

Devolução de taxas para todos?

No processo do usuário, o caso contra a Coinbase é baseado em um tecnicismo. O criptoativo era um título, e a Coinbase deveria saber porque entendeu que os nós da XRP estavam sob o controle da Ripple.

Como a empresa possuía os nós, eles eram parte da empresa e, portanto, não uma commodity, argumenta o processo.

Este é um argumento particularmente interessante dada a reputação da XRP de ser centralizada e “para os bancos”. A XRP pretende ser um veículo para transferências de fundos (o que, por definição, provavelmente a torna uma moeda).

No entanto, os entusiastas das criptomoedas a repreendem por ser centralizada, ao contrário do bitcoin (embora a maior parte da mineração BTC seja na China) ou do Ethereum.

XRP viu uma grande queda de preço após o processo da SEC. Fonte: TradingView

Se essa centralização se tornar o ponto crucial do possível fim da XRP, pode ser uma vantagem para outras criptomoedas. A classificação teórica e talvez legal de livros-razão democráticos e descentralizados tem sido uma narrativa que a maioria dos amantes de cripto vem contando há anos.

Caso o usuário ganhe a ação, pode haver implicações importantes. Além de decisões judiciais que sustentam a ideia de que qualquer razão “centralizada”, mesmo sendo distribuída, é um título, existem também todos os outros 35 milhões de usuários do Coinbase.

Eles também poderiam ter direito às suas taxas de volta? Ou talvez pelo menos uma parte do acordo? Por enquanto, a XRP está pendurada, tendo encontrado algum suporte. Ainda é a criptomoeda #4, e não há muitos problemas fora dos EUA.

Share Article

Harry Leeds é um escritor, editor e jornalista que passou muito tempo na ex-URSS cobrindo comida, criptomoedas e saúde. Ele também traduz poesia e edita a revista literária mumbermag.me.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá