Medidas de injeção de liquidez do Banco Central na economia fizeram com que a concessão de crédito aumentasse em 40%. Coronavírus está fazendo com que haja a necessidade de intervenção do BC. Bitcoin pode ser utilizado como ativo de segurança nesse período de crise.

A pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) causou a semi-paralisação da economia global.

Para combater os efeitos econômicos da interrupção das atividades produtivas, os Bancos Centrais estão tomando medidas para injeção de liquidez na economia.

No Brasil, o Banco Central (BACEN) está injetando liquidez equivalente a R$ 2,4 trilhões na economia.

Através da sua política monetária, o BACEN pretende incentivar os bancos a expandirem as suas linhas crédito para as empresas de todos os portes afetadas pela pandemia.

Concessão de Crédito sobe em 40%

Aparentemente, os bancos não estão “represando” os valores liberados através das medidas do BACEN.

Havia receio de que, mesmo com o relaxamento dos depósitos compulsórios, os bancos pudessem segurar a oferta de crédito para as empresas devido ao medo de sofrer com altos índices de inadimplência.

Porém, o aumento de crédito se confirmou num ritmo notável, com crescimento de 40% em março, na comparação com o mês de março do ano anterior.

A principal atitude da entidade que motivou o crescimento foi a liberação de R$ 49 bilhões no compulsório, que é o depósito que os bancos realizam junto ao BACEN para controlar o volume de crédito no mercado.

É preciso ressaltar que as taxas de juros estão mais altas do que o convencional, tendo em vista o risco de inadimplemento por parte das empresas tomadoras de crédito.

Juros Sob Controle até o Momento

A liberação dos compulsórios está ajudando o BACEN a manter a sua política de incentivo de crédito ao mesmo tempo que controla a alta dos juros dos empréstimos e financiamentos.

De todo modo, há reclamações de empresas de que os bancos estão cobrando juros mais altos neste momento, apesar do BACEN não confirmar o ocorrido. Um dos motivos para o aumento pode ser a rolagem de dívidas, que acaba por aumentar a incidência mais elevada de encargos.

Porém, isso não significa que a economia vá se manter estável nos próximos meses

Economia Pode Sair do Controle

Com os Bancos Centrais e governos de todo o mundo injetando dinheiro na economia, há receio bem fundamentado de que a situação pode sair do controle.

Inclusive, conforme já ressaltado anteriormente, a injeção de liquidez do BACEN ocorre enquanto o órgão ainda não soltou nenhum dos seus balanços mensais em 2020.

Devido ao enorme aumento de capital disponível no mercado, há o risco de que diversos países iniciem um movimento inflacionário.

Críticos das medidas de injeção de liquidez comparam as medidas dos Bancos Centrais à “impressão de dinheiro”.

Bitcoin Serve Como Ativo Refúgio

No momento de incerteza pelo qual o mundo está passando, o Bitcoin (BTC) se mostra como uma alternativa de porto seguro (safe haven) para compor a cesta de investimentos.

Isso acontece porque o comportamento de preço do BTC está muito semelhante ao que ocorre com o ouro, que é o ativo refúgio mais tradicional.

No caso, investidores estão apostando no Bitcoin como um ativo a se prestar atenção durante os períodos de crise.

Finalmente, com o halving do Bitcoin se aproximando, visto que, historicamente, isso se converte numa tendência de valorização do Bitcoin, o que torna o criptoativo uma opção de investimento atraente.

Para manter-se informado, tendo a sua disposição conteúdo constante e de qualidade, não deixe de acompanhar nosso site. Aproveite e faça parte da nossa página de criptomoedas no Twitter.