Comemore o Aniversário do Bitcoin Recuperando Sua Soberania Monetária

Compartilhar Artigo

Em 3 de janeiro, o Bitcoin fará 11 anos. Para comemorar o potencial inovador da rede em seu aniversário, um de seus mais antigos defensores criou um evento anual conhecido como Proof of Keys.



O evento Proof of Keys é uma tentativa de espalhar a consciência sobre algumas das qualidades mais revolucionárias da rede Bitcoin. A ideia é educar os novos usuários da rede sobre a importância de assumir a responsabilidade pelo armazenamento de seus próprios fundos. Também se pretende, se a participação for suficiente, testar a solvência das plataformas de troca em que as pessoas confiam para armazenar suas reservas de criptomoeda.

O cérebro por trás dessa espécie de banco de aniversário é Trace Mayer ( @ TraceMayer ). Mayer é o anfitrião do podcast Bitcoin Knowledge e um dos defensores mais consistentes da criptomoeda.

Mayer, de mente libertária, acredita que uma das qualidades mais importantes do Bitcoin é o fato de que, diferentemente de todos os outros sistemas de pagamento, a rede não depende de nenhuma entidade central para a transação dos usuários. No entanto, esse recurso inovador é perdido quando os usuários armazenam suas participações em criptomoedas em carteiras de custódia, como as fornecidas pelas plataformas de troca.

Confiar em uma exchange não apenas para armazenar seu Bitcoin e outras criptomoedas significa que você não pode usar as redes da maneira verdadeiramente sem permissão que elas pretendiam, mas também abre os usuários para várias outras vulnerabilidades de segurança. O BeInCrypto havia relatado anteriormente em inúmeras trocas hacks nos quais os clientes perderam dinheiro, bem como incidentes mais peculiares, como a morte súbita de um CEO com todas as chaves. Aparentemente, Gerard Cotten era o único possuidor das chaves privadas das carteiras da exchange e, quando ele morreu, os clientes ficaram sem dinheiro.

Os participantes do evento retirarão todas as suas participações em criptomoedas nas plataformas de câmbio antes de 3 de janeiro e a manterão em uma carteira para a qual eles próprios possuem a chave privada. Qualquer carteira de código aberto e sem custódia funcionará. O importante é que o usuário transfira os fundos para uma carteira para a qual detém a chave privada e permaneça lá enquanto possuir as moedas. Ao fazer isso, os participantes se protegerão dos vetores de ataque acima e usarão criptomoeda como Bitcoin da maneira pretendida. Além disso, se um número suficiente de pessoas participar do evento Prova de Chaves, eles também estarão testando a solvência das próprias plataformas de troca de criptomoedas.

Ao contrário dos bancos que geralmente administram uma reserva fracionária, as trocas de criptomoedas geralmente afirmam manter reservas completas dos fundos de seus clientes. Teoricamente, se cada cliente retirar todas as suas propriedades ao mesmo tempo, cada solicitação será realizada sem problemas.

O problema disso é a falta de regulamentação e auditoria no espaço. Só porque as exchanges alegam manter reservas completas de ativos como o Bitcoin, não significa que isso de fato aconteça. Como o Proof of Keys incentiva todos os detentores de ativos de criptomoeda a retirar todos os seus investimentos das exchanges ao mesmo tempo, se houver participação de pessoas suficientes, ela pode realmente atuar como um teste da solvência das próprias empresas.

Você acredita que o evento Proof of Keys pode trazer grandes problemas para as exchanges? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar no Twitter e no Facebook!

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Caio é um grande entusiasta de criptomoedas e day trader em tempo integral. A paixão pelo mercado financeiro e pela escrita permitiu que começasse a fazer parte do projeto BeInCrypto em ser o principal portal de notícias de criptomoedas e blockchain. Caio é também estudante de Ciências Econômicas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá