Ver mais

Comissão Europeia propõe banir carteiras como TrustWallet e MetaMask

1 min
Atualizado por Paulo Alves

EM RESUMO

  • Para a Comissão Europeia, as empresas de criptomoedas devem coletar detalhes do usuário.
  • Medida visa abolir completamente as carteiras anônimas como TrustWallet ou MetaMask.
  • Decisão final sobre as propostas pode demorar até dois anos para chegar.
  • promo

A Comissão Europeia (CE), uma das sete instituições da União Europeia (UE), quer tornar ilegal a operação de softwares de carteiras criptomoedas que permitem uso sob anonimato, como TrustWallet e MetaMask.

Para a Comissão, as empresas que transferem Bitcoin (BTC) ou qualquer outra criptomoeda devem coletar informações dos usuários, para ajudar as autoridades a reprimir o uso ilegal do ativo. Conforme noticiado pela Reuters nesta terça-feira (20), a proposta dos legisladores da UE representa um dos últimos esforços para acelerar a regulamentação do mercado de criptomoedas.

  • Não entendeu algum termo do universo Web3? Confira no nosso Glossário!
  • Quer se manter atualizado em tudo o que é relevante no mundo cripto? O BeInCrypto tem uma comunidade no Telegram em que você pode ler em primeira mão as notícias relevantes e conversar com outros entusiastas em criptomoedas. Confira!
  • Você também pode se juntar a nossas comunidades no Twitter (X)Instagram e Facebook.

Nesse sentido, a lei proposta pela CE aplicaria o que se conhece como “regra de viagem” às transações com criptomoedas, para torná-las rastreáveis. É importante observar que “a regra”, uma das recomendações do órgão intergovernamental de fiscalização, já se aplica às transferências eletrônicas da Força-Tarefa de Ação Financeira (FATF).

Ações dirigidas contra carteiras anônimas de criptomoedas

Segundo anteriormente indicado pela Comissão Europeia, uma empresa que trabalha com criptomoedas deve incluir o nome do cliente, endereço, data de nascimento e número da conta, além do nome da pessoa que irá receber os ativos:

“As emendas de hoje garantirão a rastreabilidade total das transferências de criptomoedas, como o Bitcoin, e permitirão a prevenção e detecção de seu possível uso para lavagem de dinheiro ou financiamento do terrorismo.”

Desta forma, o provedor de serviços do destinatário também deve verificar se alguma das informações necessárias está faltando.

Ao mesmo tempo, a CE pretende proibir o fornecimento de carteiras de criptomoedas anônimas, da mesma forma que contas bancárias anônimas “já são proibidas pelas regras da UE contra a lavagem de dinheiro”:

“Essas propostas foram elaboradas para atingir o equilíbrio certo entre enfrentar essas ameaças e atender aos padrões internacionais, sem criar uma carga regulatória indevida para a indústria.”

É importante notar que os países membros da União Europeia e o Parlamento Europeu têm a última palavra sobre as propostas, o que significa que pode levar até dois anos para que elas se tornem leis.

Melhores plataformas de criptomoedas | Abril de 2024

Trusted

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.

images.jpeg
Comercial
Comercial é o nome universal do autor para todo o conteúdo patrocinado fornecido pelos parceiros do BeInCrypto. Portanto, esses artigos, criados por terceiros para fins promocionais, podem não estar alinhados com os pontos de vista ou opinião do BeInCrypto. Embora façamos esforços para verificar a credibilidade dos projetos apresentados, estas peças destinam-se a publicidade e não devem ser consideradas como aconselhamento financeiro. Os leitores são incentivados a realizar pesquisas...
READ FULL BIO
Patrocinados
Patrocinados