Comissão Para Regulação de Criptomoedas Avança na Câmara dos Deputados

Compartilhar Artigo

Gustinho Ribeiro elogia os trabalhos da comissão direcionados para uma possível regulação do Bitcoin no Brasil.



Começou por volta de 15h a reunião da Comissão Especial de deputados que trata da regulação de criptomoedas no Brasil. A audiência pública estava marcada para esta quarta-feira (23) e contou com a presença de especialistas do mercado de criptomoedas. Além dessa área, a comissão busca discutir ainda uma regulação também para o programa de milhas aéreas.

Semanalmente uma Comissão Especial de deputados federais se reúnem em busca de uma possível regulação para as criptomoedas. A comissão é resultante de um projeto de lei apresentado em 2015 pelo deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedade – RJ).



Confira a lista de expositores que participaram da reunião

Entre os expositores convidados estiveram presentes especialistas que falaram sobre o sistema econômico brasileiro. Confira a lista de expositores que estiveram presentes durante a reunião da Comissão Especial:

  • Ricardo Fernandes Paixão (e-Ranking Cidadão)
  • Bruno Balduccini (Pinheiro Neto Advogados)
  • Daniel Steinberg (pesquisador da Universidade de São Paulo – USP)
  • Marcelo de Castro Cunha Filho (pesquisador da Universidade de São Paulo)
  • Tiago Reis (analista de investimentos – Suno Research)

O expositor Ricardo Fernandes Paixão deixou a audiência pública antes de seu momento de fala. De acordo com o presidente da comissão, o especialista havia outro compromisso no Banco Central e por isso deixou a reunião.

Estudantes da USP são convidados pela comissão

Na última audiência pública (16) a Comissão Especial teve uma discussão mais voltada para as milhas aéreas. Por outro lado, na reunião desta quarta (23) o assunto foi concentrado na regulação de criptomoedas no Brasil.

Os expositores Daniel e Marcelo apresentaram uma proposta de regulação para o setor. Os pesquisadores fazem parte de um grupo de estudos na Universidade de São Paulo (USP) sobre criptomoedas. Durante a reunião, Marcelo apresentou dados referentes a sua pesquisa de doutorado sobre um plano de regulação para as criptomoedas no Brasil.

O pesquisador fez questionamentos sobre uma regulação ou regulamentação para o setor. Marcelo apontou ainda que a maioria dos investidores esperam pela aprovação de uma lei voltada para o mercado de criptomoedas.

“Para todas essas pessoas a regulação importa”.

A maioria dos investidores do mercado de criptomoedas vão ter mais segurança com uma regulação aprovada, segundo o pesquisador. Marcelo concluiu essa afirmação sobre uma regulação após entrevistar investidores para a sua pesquisa de doutorado. Além disso, os pesquisadores também sugeriram a criação de um comitê específico para o mercado de criptomoedas no país.

Presidente da comissão elogia avanço na regulação

A audiência pública terminou com pouco mais de uma hora. Após a fala dos expositores, o presidente da Comissão Especial, Gustinho Ribeiro, convidou os deputados federais para fazer perguntas aos especialistas. A audiência terminou com as considerações finais dos convidados. No total, 15 parlamentares participaram da audiência.

O deputado federal elogiou os trabalhos do grupo. Para Gustinho Ribeiro (Solidariedade – SE), a comissão avançou a discussão sobre uma possível regulação para as criptomoedas.

O parlamentar elogiou ainda todos os especialistas que passaram pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados Federais em seu discurso. A próxima reunião da comissão deverá acontecer na quarta-feira (30). No vídeo abaixo é possível conferir tudo que aconteceu durante a reunião:

Você acredita que a PL das criptomoedas irá ser aprovada? Deixe nos comentários a sua opinião!

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Com formação em ciências e redação, Alice começou a escrever profissionalmente há 7 anos. Desde então, ela tem aprendido, investido e escrito sobre criptomoedas e tecnologia blockchain para algumas das maiores publicações do setor. Atualmente, compõe a equipe de jornalistas Brasil da BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá