Como falhas na Binance Smart Chain dificultam vida de desenvolvedores

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • A Binance Smart Chain tem dado problemas aos desenvolvedores recentemente.

  • A rede tem sofrido em termos de performance.

  • A rede ficou sobrecarregada, aumentando o tempo de espera entre transações.

  • promo

    Participe da nossa comunidade gratuita no Telegram e obtenha sinais de trade e análises de criptomoedas todos os dias!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

A Binance Smart Chain tem dado problemas aos desenvolvedores nos últimos tempos. A performance da rede tem estagnado com o aumento de transações.

Patrocinados



Patrocinados

A rede BSC, criada como um clone e rival do Ethereum, passou por percalços em maio, com servidores RPC falhando e saindo de sincronia. Usuários relataram dificuldades em enviar transações, uma vez que os provedores de dados estavam se atrasando entre um valor em blocos de alguns minutos a uma hora.

Até mesmo a PancakeSwap, o maior projeto da rede, disse que estava “sobrecarregada”.

Patrocinados



Patrocinados

Reclamações de usuários se acumulando

Os usuários não se seguraram conforme as falhas continuavam e as reclamações cada vez mais se acumulavam, especialmente na página do GitHub da Binance Chain.

Um número crescente de usuários reclamou de transações falhas e mensagens de erro ao usar o DEX. No grupo “Binance Chain (BC) & Binance Smart Chain (BSC) – Developments Discussion Group”, no Telegram, os usuários externaram uma variedade de problemas:

“Meu node, que estava em sincronia ontem, agora não consegue sincronizar com os estados dos últimos 15 minutos”,disse um.

Já outros relataram problemas diferentes:

“Hoje, eu transferi alguns fundos em BUSD para minha carteira na Binance Chain e esperei entre três e quatro horas para ela ser confirmada, mas ainda não posso usá-los!”

“Eu podia ver a quantidade de BUSD na seção de recebidas da carteira e também na PancakeSwap, mas não podia fazer qualquer coisa com estas moedas no momento”.

Outro usuário queria saber o que estava acontecendo com a chain, uma vez que ele “estava esperando por um depósito a mais de uma hora”. Outro relatou uma experiência similar: “A BSC não me creditou até agora, passado uma hora”.

Alguns usuários afirmaram que estavam começando a sentir pânico conforme as pessoas postavam coisas do tipo “eu acabo de converter BNB para BSC e meu dinheiro sumiu!”.

Outro escreveu: “corrijam esses nodes malditos, estes problemas estão causando pânico em pessoas por todo o espaço :D”.

Quedas por todo o lado

Os usuários tambem postaram relatório de que o BscScan, o explorador de blocos usado na BSC similar ao Ethescan, estava lento ou fora do ar. Em resposta, a BscScan respondeu “seus fundos estão ‘safu’ [seguros]”.

Esta resposta é uma brincadeira com um incidente ocorrido quando a comunidade pensava que a Binance fora hackeada porque seu CEO, Changpeng Zhao, que assina como CZ, errou a pronuncia da palavra”safe” [seguro] e publicou um tuíte escrito “safu”.

Enquanto isso, a BSC Bridge, que permite aos usuários a criação de ativos wrapped de outros tokens baseados em blockchain, exibia um erro 404.

“Meu node da BSC parece estar rodando a 2.392 blocks atrasado nas últimas 24 horas. Atualmente usando um m5.xlarge (4 CPU, 15 GB de memória a cerca de 75% de média de uso de CPU),” disse um usuário.

“Grandes transferências de BNB feitas a carteiras da smart chain desapareceram. Mandar de 0.05 a 0.2, sem problemas. Mandar 1 BNB ou mais, mensagem de sucesso, mas ela nunca aparece na carteira. Alguém da BSC está aplicando golpes…”, disse outro usuário.

Um tuíte subsequente da Binance sugeriu que a rede estava de volta e operando normalmente.

Descobrindo as causas

A Binance afirmou que a sobrecarga da BSC podia ser atribuída a um “interesse massivo dos projetos construindo nela”.

Realmente, um dos projetos DeFi lançados há pouco na rede, o SafeMoon, afirmou que o volume de seus usuários foi a verdadeira razão pela qual a rede caiu.

Entretanto, ainda não se sabe o que especificamente fez com que a rede caísse. Alguns indivíduos afirmaram que o projeto tinha muita congestão ou estados em seu banco de dados.

O indexador de gráficos da PancakeSwap, que é a forma pela qual o dApp organiza suas informações, rodou com 1 milhão de blocos de atraso em certa altura, o que fez com que a implementação do Geth ficasse mais lenta.

O Geth significa “Go Ethereum”, uma interface com linha de comando que roda nós de Ethereum na linguagem de programação Go.

Com o Geth, os desenvolvedores se juntam à rede da Ethereum e transferem Ether (ETH) entre contas e também podem minerar Ether. A BSC é de muitas formas um clone do Ethereum, o que significa que as mesmas regras se aplicam.

Entretanto, o Ethereum já resolveu o problema do timing de transações enquanto a demanda está alta usando taxas de rede. Se você quiser que sua transação finalize mais rápido quando a blockchain estiver ocupada, isto vai lhe custar mais. A Binance, por sua vez, fez o oposto.

O sistema da Binance opera diminuindo as taxas de rede conforme a demanda aumenta e ajustando o tamanho dos blocos para acomodar um número maior de transações.

Especulação sobre centralização

Esta não é a primeira controvérsia que a BSC enfrenta em sua história até agora. A infraestrutura de blockchain já sofreu críticas do pesquisador Ryan Watkins a respeito de centralização de sua rede de validadores.

“Todo ciclo, as pessoas são enganadas pela mais recente solução centralizada para todos os problemas da blockchain”, disse, no Twitter. “Todo ciclo, influenciadores inflam estas narrativas para que eles possam descarregar em traders ingênuos quando tudo acabar”.

O motivo pelo qual algumas pessoas consideram a BSC centralizada é porque ela tem uma seleção de validadores conhecidos que, acredita-se, foram aprovados pela Binance. Existem vários validadores conhecidos na Binance Smart Chain, incluindo Certik, 1inch, Ankr e os nomes Alan Turing, Infinity Stones e Avengers.

Crescimento apesar de problemas

Ainda assim, a Binance Smart Chain (BSC) está rapidamente se estabelecendo como uma das redes de blockchain mais conhecidas por rodas aplicações baseadas em contratos inteligentes.

A plataforma foi desenhada para criar dApps e seus usuários podem gerenciar ativos digitais em várias blockchains.

A BSC, no momento, está sofrendo um fork a partir do recente Geth 1.10.2 (Ethereum Berlin), que trouxe várias melhorias de performance à Ethereum.

Será este outro caso de copia e cola da Binance seguido da Ethereum salvando o dia e devolvendo a estabilidade à BSC? Ou será que desta vez a BSC continuará insustentável?

É provável que restem muitos desses problemas com consenso on-chain. Validadores assinando blocos fora de ordem levam ao mesmo bloco sendo lançado várias vezes.

E estes problemas não cessam. Por exemplo, vários blocos iguais estão sendo assinados com hashs diferentes, contagens de transações diferentes e então o Geth precisa reverter transações inválidas. Ainda não se sabe como a Binance vai responder a isso.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Patrocinados
Share Article

With a background in IT spanning Software Engineering, Business Analysis and Intelligence and Infrastructure Architecture, CryptoShark first found the Cryptocurrency space through mining Ethereum from a spare gaming computer and later developed the popular decentralized charting platform, ChartEx. Working in the FinTech industry, it wasn’t long before he started applying his analytical skills, coupled with a software engineering background to build tools to analyse trading data from emerging exchanges. This led CryptoShark to build ChartEx, a leading provider of full candlestick charting and other widely used trading tools for markets in the largest exchanges in the industry.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora