Como Ferramentas Simples de Gráficos Podem Torná-lo um Melhor Trader de Criptomoedas

Compartilhar Artigo

Quando se trata de fazer operações com sucesso, independentemente das condições atuais do mercado, a capacidade de identificar tendências é absolutamente importante.



Apesar disso, no entanto, muitos traders negligenciam o aproveitamento das várias ferramentas que muitas plataformas de câmbio oferecem, ajudando a prever como o mercado se moverá. Da mesma forma, como muitos traders dependem simplesmente de olhar o mercado e reagir com coragem, perder dinheiro é comum.

Felizmente, com algumas análises e gráficos técnicos básicos, muitas vezes é possível prever as próximas ações de preços com razoável segurança, ajudando os traders não apenas a tomar decisões comerciais mais lucrativas, mas também a identificar melhor quando sair de uma posição com prejuízo.



Com isso em mente, vamos dar uma olhada em algumas das ferramentas básicas que você pode encontrar em qualquer plataforma de troca cheia de recursos.

As ferramentas de operações

Para os fins deste guia, usaremos as ferramentas de gráficos disponíveis no StormGain, pois essa plataforma apresenta indiscutivelmente um dos conjuntos de ferramentas mais abrangentes disponíveis e provavelmente parecerá familiar para quem já usou o TradingView .

Dependendo da sua experiência como trader e do entendimento da análise técnica, a maioria das ferramentas de gráficos será imediatamente reconhecida por você. Para aqueles com experiência limitada, detalharemos as ferramentas mais populares e destacaremos para que elas normalmente são usadas.

Indicadores

Os indicadores são scripts matemáticos embutidos que pegam os dados de mercado disponíveis e extraem informações que podem ser interpretadas pelo trader. Eles geralmente são usados ​​para obter informações sobre como o mercado mudou e pode se mover no futuro. O StormGain e muitas outras bolsas têm dezenas de tendências, osciladores e indicadores de volume predefinidos – é necessário somente entender como cada uma dessas ferramentas pode melhorar radicalmente sua lucratividade nas operações, se usado corretamente.

Estilo da barra

O estilo de barra é a ferramenta usada para alterar a visualização dos dados do gráfico. O estilo certo pode ajudar na identificação de tendências e também pode ser usado para identificar oportunidades de negociação que podem ser perdidas com outros estilos de gráfico. Na maioria das vezes, velas padrão ou velas ocas devem ser suficientes para a maioria dos negociantes – mas é recomendável desenvolver uma familiaridade com outros estilos também.

Ajuste do intervalo de tempo

O ajuste do intervalo de tempo pode ser usado para alterar a escala do gráfico, permitindo obter uma imagem melhor da ação do preço de minuto a minuto e das tendências de preço de longo prazo. Observar os gráficos em escalas de tempo de curto prazo pode oferecer excelentes oportunidades para lucros rápidos, enquanto escalas de tempo mais longas podem gerar retornos incríveis que se tornaram característicos dos mercados de criptomoedas.

Linhas de tendência

As linhas de tendência são o canivete suíço dos traders de criptomoedas e são sem dúvida a ferramenta mais importante usada para prever tendências de preços. Essas são linhas desenhadas sobre os topos e fundos em um gráfico para entender a tendência do preço. Como veremos, as linhas de tendência podem ser usadas para produzir uma variedade de padrões gráficos que podem ser usados ​​para prever um movimento de alta ou de baixa.

Identificando oportunidades de negociação

Agora que temos um entendimento básico de algumas das ferramentas oferecidas, podemos começar a examinar alguns dos padrões gráficos básicos que podem ser identificados através delas.

Deve-se notar que essas formações raramente são perfeitas – portanto, não se preocupe muito se sua bandeira de alta estiver levemente desligada ou se seu triângulo descendente estiver ligeiramente inclinado. O que mais importa é que o padrão do gráfico se ajuste à tendência geral.

Padrão de Alta: Bandeira de Alta

Indiscutivelmente um dos padrões gráficos de alta mais emblemáticos, a bandeira de alta geralmente precede uma forte movimentação de preço e é um dos padrões mais fáceis de reconhecer.

Uma bandeira altista começa com o mastro da bandeira – que é uma forte tendência positiva que é interrompida por uma curta reversão de tendência, que faz parte da bandeira do padrão do gráfico. Após um período tipicamente breve de consolidação, onde o ativo digital perde valor gradualmente, a tendência de alta será continuada e levará a um nível mais alto acima do pico do mastro da bandeira.


É importante observar que a parte da bandeira que forma o padrão pode dar origem a uma tendência relativamente menor de reversão ou pode ser ainda uma reversão bastante acentuada. Da mesma forma, a parte da formação  da bandeira pode ser retangular ou triangular. Tecnicamente, uma bandeira triangular é conhecida como flâmula, mas qualquer uma das versões pode ser considerada otimista.

Padrão de Alta: Triângulo Ascendente

Outro padrão gráfico potencialmente otimista facilmente identificado é conhecido simplesmente como triângulo ascendente. Essa formação é particularmente comum imediatamente antes de uma forte movimentação de alta e muitas vezes pode ser vista muito antes da própria movimentação positiva de preço. Isso torna o padrão adequada para aqueles que se encontram a análise técnica pela primeira vez.

Um triângulo ascendente está presente quando um ativo está sendo negociado horizontalmente em termos de picos, mas cada mínima entre picos sucessivos se torna gradualmente mais alta. Em outras palavras, a parte superior plana do triângulo indica uma área de resistência – enquanto a base indica uma linha de suporte crescente.

 

Novamente, deve-se notar que triângulos ascendentes raramente são perfeitos. Provavelmente haverá algum excesso em ambos os lados do triângulo – mas isso não altera a utilidade do padrão.

Como uma fuga pode ser esperada na borda do triângulo ou logo após, o melhor ponto de entrada é o mais próximo possível da borda do triângulo.

Padrão de Baixa: Bandeira Baixista

Assim como existem padrões de bandeira que indicam uma tendência de alta, também há uma formação de bandeira que indica uma possível tendência de baixa. Isso é conhecido como bandeira baixista e é visível como um padrão de bandeira de cabeça para baixo em um gráfico.

As bandeiras baixistas começam com um mastro afiado para baixo que é descaracterizado por um período de uma leve recuperação.

 

Se a bandeira baixista for precisa, uma segunda queda acentuada deve ocorrer após a conclusão da bandeira – o que deve produzir um valor mais baixo que o fundo do mastro da bandeira.

Durante mercados particularmente baixistas, é possível ter várias bandeiras consecutivas. Isso pode causar perdas substanciais para os investidores – por isso, definir um stop loss é uma jogada sensata.

No caso de uma verdadeira bandeira de baixa, o momento ideal para vender é no início da segunda perna de baixa (após a conclusão da bandeira). Este também é o melhor momento para abrir uma posição vendida neste mercado.

Padrão de Baixa: Triângulo Descendente

Como você pode esperar, uma vez que um triângulo ascendente é um indicador de uma possível fuga de alta, um triângulo descendente é um indicador de uma possível pernada de baixa. Por isso, traçar um triângulo descendente geralmente significa que seria uma boa ideia sair de quaisquer posições compradas.

Como você pode ver no exemplo acima, um triângulo de baixa é formado quando a ação do preço forma topos inferiores sucessivos, enquanto as mínimas entre os picos permanecem aproximadamente constantes. Isso forma um triângulo com uma base plana e uma inclinação descendente.

Se você traçar um triângulo descendente, um movimento significativo abaixo da linha de tendência inferior pode ser o início de uma tendência de baixa – e é quando você deseja abrir sua posição vendida.

Resumo

Embora uma ampla variedade de ferramentas gráficas e uma compreensão dos padrões básicos de gráficos possam definitivamente ajudar a melhorar seu sucesso nas negociações, elas não são uma garantia absoluta de rentabilidade – já que o mercado pode (e geralmente o faz) se mover completamente oposto ao esperado.

Por esse motivo, é aconselhável usar outros dados disponíveis para ajudar nos seus processos de tomada de decisão – garantindo que você tenha o mais completo entendimento possível da situação atual do mercado antes de fazer escolhas de negociações. Isso pode incluir o uso de sentimento e indicadores técnicos, além de levar em consideração o clima atual do mercado.


Isenção de responsabilidade: este artigo não é um conselho de negociação e não deve ser interpretado como tal. Sempre consulte um profissional financeiro treinado antes de investir em criptomoedas, pois o mercado é particularmente volátil. StormGain é um parceiro de troca do BeInCrypto.

Imagens cortesia da Shutterstock, TradingView.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Com formação em ciências e redação, Alice começou a escrever profissionalmente há 7 anos. Desde então, ela tem aprendido, investido e escrito sobre criptomoedas e tecnologia blockchain para algumas das maiores publicações do setor. Atualmente, compõe a equipe de jornalistas Brasil da BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá