Nessa semana tivemos mais uma vez uma alta histórica de todos os tempos para os mercados de DeFi, que parecem imparáveis ​​no momento. O Bitcoin ainda não se beneficiou verdadeiramente, mas o futuro das finanças descentralizadas provavelmente incluirá também o líder das criptomoedas.

O crescimento nos mercados de DeFi parece estar parabólico. Ontem, o valor total bloqueado atingiu uma nova alta histórica de US $ 3,5 bilhões, de acordo com a DeFi Pulse. O bloqueio da Ethereum também atingiu um novo pico, com 4 milhões de ETH, ou 3,6% de todo o suprimento, vinculados a contratos inteligentes para mercados de empréstimos.

Total Value Locked (TVL) Chart by DeFi Pulse

Somente neste mês, o DeFi TVL cresceu 87%, à medida que o frenesi da farming ganhou impulso e novas oportunidades surgem quase diariamente. Desde o início de 2020, a DeFi cresceu 400%, enquanto a capitalização de mercado de cripto caiu, ganhando apenas 50% no mesmo período.

Os tokens DeFi são a força motriz para os mercados de cripto no momento, com alguns deles registrando ganhos de quatro dígitos desde o início deste ano. Esse tipo de momento não é visto desde o frenesi da OIC de 2017.

Iniciando o próximo boom das criptos

O último boom épico de cripto ocorreu no final de 2017, quando a FOMO agarrou as massas que lutavam para obter retornos rápidos ao negociar altcoins. A especulação era abundante e muitos projetos sem produtos reais eram bombeados e sofriam um dump diariamente.

O DeFi parece estar passando por seu próprio boom no momento com tokens como LEND, BAND, SNX, COMP, BAL e YFI tendo seus próprios to the moon em um período muito curto de tempo.

A quantidade de capital que inundou a DeFi nas últimas semanas tem sido monumental. Embora o DeFi TVL total represente apenas 1,2% de todo o mercado cripto, a velocidade que ele acumulou é espantosa. O co-fundador da Ethhub, Anthony Sassano, fez essa observação em seu mais recente boletim ‘Daily Gwei’;

Para colocar isso em perspectiva, havia US $ 3 bilhões bloqueados na DeFi há apenas dois dias, o que significa que US $ 400 milhões entraram no sistema desde então – a DeFi levou ~18 meses para passar de US $ 0 a US $ 400 milhões pela primeira vez!

Sassano também mencionou o fato de que as exchanges descentralizadas estão agora lidando com volumes comparáveis ​​a algumas exchanges centralizadas.

Os usuários de DeFi também estão em alta, por isso não são apenas algumas baleias que arbitram entre tokens. De acordo com o Dune Analytics, que possui um rastreador de endereços cumulativos que interagiram com diferentes protocolos DeFi ao longo do tempo, o crescimento do usuário aumentou mais de 150% este ano e agora é responsável por mais de 250.000 endereços cumulativamente.

Sassano comentou divertidamente o pivô dos influenciadores da indústria que agora falam sobre a DeFi e suas fundações Ethereum:

Eu tenho notado que muitas pessoas gostam de ser ‘líderes de pensamento da DeFi’ ou conversando muito mais sobre a Ethereum e a DeFi nos últimos meses, o que, embora um pouco divertido, também é um sinal extremamente positivo.

Os mercados de cripto subiram nesta semana, mas o cenário de longo prazo ainda é de negociação limitada para a maioria dos ativos digitais que não são relacionados à DeFi. Se o ímpeto do financiamento descentralizado continuar, é apenas uma questão de tempo até que a lista de moedas do topo de captação seja reformulada e os novos participantes exerçam mais domínio. É uma indústria em movimento rápido e apenas os mais aptos sobreviverão.

Construindo DeFi no Bitcoin

A Ethereum ainda não se beneficiou realmente do boom do DeFi em termos de preço. No entanto, os preços Gas aumentaram devido o aumento da carga da rede. É verdade que a ETH desfrutou de um movimento de alta de 17% desde o mesmo período da semana passada, mas ainda é relativamente estável quando se olha para o quadro de dois anos.

O momento desta semana provavelmente foi impulsionado pelo anúncio do lançamento oficial do público ETH 2.0 testnet no início do próximo mês.

O preço do Bitcoin parece em grande parte não correlacionado ao DeFi e é impulsionado por fatores macro-fundamentais. No entanto, isso não significa que o BTC não possa ser integrado aos protocolos DeFi e construído sobre ele.

O investidor em criptomoedas e proponente do DeFi Ryan Sean Adams [@RyanSAdams] mergulhou profundamente no papel do Bitcoin na indústria em seu último boletim ‘Bankless’. Ele começa com a premissa de que todo mundo tem uma agenda e os Bitcoiners construíram sua visão principal, enquanto a cripto como um todo trata da construção de um sistema monetário sem banco para o mundo, sem duplicar o existente.

O artigo, do CTO da Atomic Loans Matthew Black, afirma que a atividade financeira que envolve Bitcoin envolve largamente bancos de cripto centralizados – exchanges que permitem aos usuários depositar BTC com eles. As plataformas centralizadas de empréstimos também têm riscos inerentes e operam de maneira semelhante aos bancos de rua.

A grande questão é: por que não houve grandes desenvolvimentos de DeFi no Bitcoin? A Black fornece uma boa razão para isso, afirmando que há muitos desafios;

O script Bitcoin é uma linguagem baseada em pilha simples, primitiva e segura. Não é Turing completo e não tem conceito de estado. Isso torna muito fácil bloquear seu Bitcoin com segurança, sem a preocupação de um “hackeamento inteligente de contrato”, como costumamos ver no Ethereum. Mas também torna consideravelmente mais difícil construir com isso.

Ele acrescentou que existe um ecossistema limitado para construir no Bitcoin, o que é difícil sem sistemas como o MetaMask ou Web3. As exchanges atômicas foram uma das primeiras tentativas de obter trocas entre cadeias, mas nunca ganharam muita tração.

Tokenizing Bitcoin parece ser a solução, e a adoção do wrapped BTC e de suas novas variantes, como renBTC e tBTC, foram um testemunho desse crescimento. A quantidade de Bitcoin na Ethereum disparou este ano e atualmente é de 18.600 BTC.

BTC on ETH Chart – BTConEthereum

No início deste mês, o BeInCrypto informou sobre como o a economia da Ethereum pode estar consumindo Bitcoin , e essa tendência está aumentando como a solução mais popular atualmente para participar da DeFi com Bitcoin.

Existem outras soluções em desenvolvimento, como cadeias laterais, empréstimos e contratos discretos de registro (DLCs), portanto, pode não demorar muito para que o Bitcoin faça uma mudança maior no crescente ecossistema DeFi. Quando isso acontece, um renascimento completo do mercado de cripto pode ser imparável.