Como o DeFi deve evoluir para se tornar um sistema financeiro global

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • DeFi busca construir um ecossistema onde todos possam operar sem a presença de uma autoridade central.

  • Há espaço para o DeFi crescer ainda mais.

  • Ao desafiar o status quo, o DeFi tem que resolver alguns de seus próprios problemas e construir sobre a base atual.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O setor de finanças descentralizadas (DeFi) experimentou um crescimento maciço nos últimos meses, e o valor total bloqueado em DeFi agora permanece em torno da referência de US $ 10 bilhões, um verdadeiro marco.



Também é seguro dizer que há espaço para o DeFi crescer ainda mais, já que o TVL alcançou mais de US $ 11 bilhões em determinado momento, este ano. É impossível prever a dinâmica do desenvolvimento do DeFi, já que ninguém poderia ter previsto a ascensão meteórica dos projetos de DeFi no verão passado.

Embora seja difícil definir onde o teto de vidro pode estar para o setor, podemos examinar seus pontos mais fracos e sugerir possíveis maneiras de melhorar as coisas.



Para fazer isso, provavelmente devemos destacar as falhas que estão evidentemente prejudicando uma adoção de DeFi verdadeiramente global.

Saltando sobre os limites de velocidade da DeFi

Quando se trata de melhoria, deve haver um caminho de desenvolvimento claro que deve seguir os valores que trouxeram o DeFi para a pauta em primeiro lugar.

Em sua essência, o DeFi busca construir um ecossistema onde todos possam operar sem a presença de uma autoridade central e onde todos trabalhem de forma transparente e sem permissão.

Um dos maiores argumentos aqui é que pessoas de baixa renda – que estão isoladas do sistema financeiro atual – podem acessar facilmente os serviços financeiros.

Infelizmente, esta declaração não se manteve por três motivos, até agora.

UX nada impressionante e mecânica avassaladora

O primeiro é a grande barreira de conhecimento à entrada e um modelo complicado de operações.

A partir de agora, a maioria dos aplicativos e exchanges parecem ter sido feitos por pessoas do mundo cripto para pessoas do mundo cripto, afastando os recém-chegados e recebendo apenas usuários experientes.

Idealmente, os novatos não devem se sentir sobrecarregados ao entrar neste novo espaço, porque já há muito o que descobrir antes de você se preparar para começar. Embora ninguém exclua a importância da pesquisa, a entrada de desconforto não se alinha com a ideia de atrair mais usuários regulares.

Para um exemplo visível, vamos dar uma olhada na página principal da Curve. Não é um lugar sofisticado, que exala fortes vibrações dos anos 90. Também não deve parecer brilhante, mas no estado atual, seria complicado imaginar muitas pessoas se sentindo confortáveis ​​lá.

Uniswap e Balancer fazem um trabalho melhor, tendo interfaces mais limpas, mas talvez simplificando um pouco demais o processo.

O equilíbrio certo é necessário para orientar os usuários corretamente. Neste ponto, você tem que fazer um esforço extra para usar os aplicativos DeFi, e pode ser difícil convencer os usuários a mudar para alcançar a adoção em massa.

Taxas Gas da Ethereum

Deve ser dito, a ascensão fenomenal de DeFi não veio sem uma série de questões negativas.

As taxas de transação na rede Ethereum dispararam, tudo graças ao aumento no número de transações em rede realizadas por todos os novos protocolos que surgiram nos últimos meses.

Os preços da Gas respondem ao número limitado de transações que podem ser feitas usando um bloco. No ambiente atual, os mineiros escolhem transações com preços mais altos, aumentando assim os preços efetivos da Gas, e isso pode parecer intimidante para qualquer pessoa, exceto a “nata do mundo cripto”.

Altas taxas de transação “diminuem o preço” de muitas atividades em plataformas DeFi, mais uma vez falhando em torná-las uma alternativa viável de serviços financeiros para usuários regulares. Além disso, os preços da Gas também levantam algumas preocupações sérias sobre a estabilidade da rede e a usabilidade de alguns contratos inteligentes.

A percepção da Ethereum como uma plataforma de contrato inteligente foi testada com esse problema, já que a cripto costumava ser favorecida por suas taxas de processamento adequadas em comparação com SWIFT e PayPal.

Adicione a isso uma taxa bastante cara de execução de contrato inteligente, que pode levar até US $ 50 para um swap simples de token, e você tem um sério obstáculo que muitos não vão ignorar, e com razão.

Perda impermanente se torna permanente na maioria das vezes

Embora os traders sofram com o aumento das taxas Gas, os provedores de liquidez enfrentam outras dificuldades com o crescimento.

Fornecer liquidez provavelmente não deveria estar em sua lista de “coisas a fazer” quando você está apenas negociando em exchanges descentralizadas, como a Uniswap, mas ainda devemos mencionar o principal risco associado a esta atividade – a perda impermanente.

Este termo pode ser explicado como uma situação em que você retira menos da carteira de liquidez do que faria se tivesse apenas os tokens em sua carteira. A perda impermanente acontece quando o preço de um ativo fornecido aumenta significativamente em comparação com o outro ativo.

As pessoas comprometem seus fundos em pools de liquidez para obter as taxas de negociação pagas pelos usuários, mas muitas vezes não sai de acordo com o plano. Uma das principais razões para isso são as pessoas chamadas arbitrageurs. Eles são obrigados a comprar ativos subvalorizados ou vender ativos superfaturados até que os preços oferecidos correspondam aos mercados externos, já que os AMMs não ajustam seus preços em relação às mudanças de preços nos mercados externos automaticamente.

Os árbitros têm a oportunidade de obter lucros enquanto equilibram os AMMs, retirando dinheiro de provedores de liquidez e, muitas vezes, deixando-os sem nada.

Criadores de mercado automatizados são complicados para usuários de todos os níveis de conhecimento, quanto mais para iniciantes esperançosos.

Outros desafios que o DeFi deve superar

Ao desafiar o status quo, o DeFi tem que resolver alguns de seus próprios problemas e construir sobre a base atual.

Revisamos três questões principais que mantêm a maioria de nós afastados, mas há mais problemas a serem discutidos, como um desempenho inerentemente mais lento de blockchains em comparação com sistemas financeiros centralizados. Os aplicativos fornecidos devem ser otimizados de acordo, e essa responsabilidade recai sobre os ombros dos desenvolvedores.

Por falar em desenvolvedores, seus aplicativos DeFi são responsáveis ​​por intermediários e, portanto, têm que diminuir o alto risco de erro do usuário, o que é uma tarefa difícil quando levamos em consideração o quão imutável blockchains são.

Além disso, os aplicativos fornecidos devem ter um valor incontestável e explicar claramente seu caso de uso. Encontrar o aplicativo que pode satisfazer as necessidades dos clientes é um desafio em um ecossistema vibrante e desordenado como o DeFi, portanto, é do interesse dos desenvolvedores traduzir seus valores de uma maneira abrangente.

Pode parecer que o DeFi está muito longe de alcançar o sistema de financiamento tradicional, e a ambiciosa tarefa de assumir o controle é apenas uma perspectiva de longo alcance, mas o progresso foi feito no ano passado inspira muita esperança.

As implicações de um sistema descentralizado valem o esforço e, com uma comunidade crescente de visionários entusiastas, nada parece impossível.

NOTA: As opiniões expressas aqui são as do autor e não representam ou refletem necessariamente as opiniões do BeInCrypto.

Escrito por Evgen Verzun , um especialista em cyber segurança, empresário serial e fundador da HyperSphere.ai, uma nuvem cibersegura descentralizada que permite monetizar os dados dos usuários e recursos de computação. Evgen tem mais de 15 anos de experiência em comunicações profissionais, desenvolvendo sistemas de segurança para projetos de missão crítica.

Share Article

A opinião da equipe BeInCrypto em uma única voz.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá