O rendimento do título do Tesouro Americano de 10 anos, a referência para as preocupações com taxas gerais, caiu para o nível mais baixo desde 1960. Se a taxa permanecer nos níveis atuais por mais de um mês, será o nível sustentado mais baixo em mais de 100 anos.
O declínio nos rendimentos foi precipitado, em grande parte, pelo surto de coronavírus e pela ansiedade dos investidores. No entanto, os rendimentos dos títulos caíram significativamente na última década – com julho de 2016 sendo a mínima anterior.
Medo e Rendimento
O rendimento do título – definido como o retorno que um investidor deve esperar mantendo o título até o vencimento – diminuiu devido ao medo. O medo no mercado faz com que os investidores cheguem a classes de ativos mais estáveis. Os títulos do Tesouro funcionam nessa capacidade.
Como os investidores compram títulos , sua disposição em obter retornos mais baixos para proteger seus fundos dimderruba o rendimento. Esse medo, quando sustentado ao longo do tempo, leva o retorno geral do Tesouro aos níveis atuais.
Títulos, Títulos Seguros
A atração por títulos do Tesouro e, principalmente, pelos títulos de 10 anos dos Estados Unidos, baseia-se na suposta estabilidade da economia dos EUA. Além disso, os investidores apostam na capacidade do governo dos EUA de pagar suas dívidas.
Por esse motivo, à medida que aumentam os temores sobre o surto de coronavírus e as ações supervalorizadas, os investidores compram títulos . Em resposta, o governo dos EUA reemitiu o Tesouro de 20 anos – um sinal de buscar investimentos crescentes.
Porto Seguro
A tempestade de coronavírus levou à compra de ativos de refúgio. Durante períodos de preocupação econômica, os investidores buscam esses ativos em busca de estabilidade. No entanto, o declínio recente em ouro, prata e Bitcoin deixou os analistas um pouco surpresos.
Alguns vêem essas classes de ativos, embora sejam refúgios seguros, como menos estáveis que os títulos, devido à falta de apoio do governo. Sem apoio governamental, mesmo os ativos mais estáveis são arriscados. Quando o mercado sente mais medo, o menor risco possível é o apetite.
Supondo que seja esse o caso, como o mercado continua se estabilizando após os temores da epidemia, esses ativos devem responder. Bitcoin, ouro e outros devem ver um aumento do interesse no curto prazo.
Faça parte da nossa página de criptomoedasSe você é novo no universo das moedas virtuais, este guia é para você. Vamos te ensinar tudo sobre criptomoedas.... More no Twitter. Assim ficará por dentro das últimas notícias sobre criptomoedas e blockchain acontecendo no Brasil e no mundo.