Computadores Quânticos Podem Quebrar a Criptografia do Bitcoin em 2 anos

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Computadores quânticos podem quebrar bitcoin em 2 anos.

  • Os algoritmos necessários para derivar a chave privada de uma chave pública do bitcoin já existem.

  • Cheng diz que computadores quânticos do tamanho de um estádio de futebol escondidos em bunkers é uma realidade.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Já imaginou um computador potente o suficiente para quebrar a criptografia do bitcoin em alguns anos? Esse dispositivo é real e está em desenvolvimento. E, segundo Andersen Cheng, isso vai acontecer em 2022.



Os computadores quânticos já são uma realidade e estão sendo desenvolvidos em segredo pelos governos. Para alguns especialistas, essas super máquinas serão capazes de corromper o blockchain em apenas alguns segundos.

Mas calma, seus bitcoins estão seguros. Pelo menos por enquanto. Desenvolvedores dos computadores quânticos disseram que, até que os computadores se tornem confiáveis e poderosos o suficiente para atacar a criptomoeda, os desenvolvedores de blockchain já terão corrigido suas vulnerabilidades.



Como os computadores quânticos podem quebrar o bitcoin?

Os algoritmos de Grover e Shor são dois principais algoritmos quânticos que ameaçam o estado atual da criptografia. Esses algoritmos podem minerar muito mais rápido que todos os outros, e, portanto, um adversário pode inserir seus próprios blocos e minar todo o blockchain.

Além disso, os computadores quânticos podem utilizar uma engenharia reversa para derivar a chave privada de uma chave pública. Com isso a reivindicação de inviolabilidade e inatacabilidade do bitcoin vai deixar de existir e o computador quântico vai ter acesso a qualquer carteira de bitcoin que desejar.

Para decifrar o código do bitcoin seria necessário um computador quântico com pelo menos 4.000 qubits. Porém os computadores quânticos mais poderosos que existem são bem menos poderosos O Google por exemplo, anunciou em 2019 o computador quântico com 5 qubits.

Estamos seguros?

Especialistas em blockchain não estão muito preocupados com os computadores quânticos. Para eles, quando surgir uma máquina potente o suficiente para ameaçar a tecnologia, será necessário se adaptar e fazer alterações na blockchain.

Já os donos de grandes empresas de tecnologia são mais otimistas. Eles acreditam que a computação quântica quebrará a criptografia como a conhecemos hoje em um período de 5 a 10 anos.

Porém, Andersen Cheng, CEO da empresa de criptografia de Londres Post-Quantum, disse que essa ameaça pode ser mais iminente. Há evidências de que pode demorar cerca de dois anos para que os computadores quânticos possam ser capazes de quebrar o bitcoin.

Ainda que o computador quântico anunciado pelo Google não tenha poder suficiente para ameaçar o bitcoin, Cheng lembra que os governos não precisam se preocupar em criar um computador estável e prático, eles podem muito bem criar algo do tamanho de um estádio de futebol e deixar escondido em um bunker subterrâneo. E provavelmente isso deve estar acontecendo agora.

Cheng disse que o computador não precisa ser criado com o propósito de decifrar o código do bitcoin. Como os algoritmos de Grover e Shor já existem, as pessoas já sabem o que pode ser feito, elas só precisam de algo poderoso o suficiente para fazê-lo.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Mercadóloga, mestra em estratégia e estudiosa do mercado financeiro. Entusiasta do Bitcoin, começou a escrever sobre criptomoedas em 2017 e nunca mais parou. Atualmente é colaboradora do portal BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá