Conheça a BazarSwap, nova DEX para trade de tokens ERC-20

Compartilhar Artigo

Como diz o ditado – “Se você não tem sua chave, não tem sua criptomoeda”.



Esse fato afeta todas as exchanges centralizadas de criptomoedas – não importa o quão grande ou confiável elas sejam. Basicamente, se você armazena seus criptoativos sob a custódia de qualquer exchange, você não terá nenhuma garantia de propriedade desses ativos. A exchange detém a chave da sua carteira, o que a torna a proprietária de fato dos seus ativos.

A BazarSwap visa resolver esse problema com uma plataforma de negociações descentralizada onde somente o usuário consegue controlar seus ativos e sua carteira.



Visão geral da BazarSwap

A BazarSwap é a nova plataforma da equipe Minereum (MNE), lançada no início deste ano.

A BazarSwap se orgulha de ser a primeira exchange descentralizada (DEX) que opera mercado de balcão (OTC) para tokens ERC-20. Seu objetivo é tornar a negociação desse tipo de token mais fácil, segura e com privacidade, sem a necessidade de um intermediário.

Seus usuários podem usar a a exchange para vender qualquer token ERC-20. E, com mais de 200 mil tipos de token já existentes na blockchain Ethereum, está aberto o caminho para a BazarSwap se estabelecer como um destino bastante atraente para os traders.

Com apenas algumas semanas desde a sua criação, a diversidade de tokens disponiveis ainda não é muito alta. Mas, com o crescimento constante da sua base de usuários, a BazarSwap pode muito bem estar no caminho certo para emergir como uma plataforma que ofereça uma ampla variedade de ativos ERC-20.

A plataforma possui como adicional ser uma das exchanges de criptomoedas mais econômicas, com taxas e comissões mínimas.

Recursos da BazarSwap

À primeira vista, a BazarSwap parece ter uma combinação equilibrada de recursos e facilidade de uso. Como mencionado anteriormente, a exchange é uma plataforma totalmente descentralizada e 100% OTC para tokens ERC-20, que atua também como ponto de venda exclusivo do BazarSwap.

Devido à sua descentralização, a BazarSwap tem a capacidade de atrair os traders que não são grandes fãs da forma como as exchanges centralizadas (CEX) operam. Especialmente quando se trata dos fundos dos usuários.

Para aqueles que ainda são novos no ramo, quando se começa a realizar operações de trade por meio de uma CEX, o usuário perde efetivamente o controle sobre todos os seus ativos. Na pior das hipóteses, esse processo exigirá muito esforço na tentativa de recuperar o seu capital. Na verdade, houve vários casos em que esses contratempos aconteceram – como o escândalo da Mt. Gox por exemplo.

Com a BazarSwap, no entanto, o usuário pode estar sempre no controle total dos seus ativos. Não é preciso transferir nenhum token para a exchange porque todas as transações são ponto-a-ponto (peer-to-peer).

Para os usuários extremamente cuidadosos com a segurança, a BazarSwap compartilhou publicamente o código-fonte do seu Smart Contract, que pode ser verificado por qualquer um usando este link. O endereço do smart contract é: 0xb3cD2Bf2DC3D92E5647953314561d10a9B7CF473.  

Além disso, a BazarSwap não oferece taxas de trade. Claro, o usuário precisa pagar pela taxa de Gas, mas o valor atual dessa taxa é relativamente baixo. Quanto à sua interface, ela é fácil de se navegar, mesmo para quem tem pouca ou nenhuma familiaridade com exchanges descentralizadas.

Os usuários não precisam se preocupar com nenhum mecanismo de liquidez, devido aos pagamentos diretos e aumomáticos da plataforma para compradores e vendedores.

Os principais recursos da BazarSwap são:

  • sem compromisso com a descentralização
  • trades OTC para todos (peer-to-peer)
  • taxas de trade zero em abril de 2021.
  • pagamentos diretos e automáticos para compradores e vendedores
  • controle total sobre seus tokens, pois não precisa depositá-los na exchange  
  • os usuários podem optar por vender qualquer token ERC20 na plataforma.

Como a plataforma funciona

A plataforma divide seu funcionamento em cinco estágios, que são fáceis de entender:

  • Primeiro, o usuário define seus tokens ERC-20 para venda na BazarSwap. Lembre-se de que, ao oferecer um token para venda, o usuário está basicamente considerando todos saldos atual e futuro do token selecionado por um preço de sua preferência.
  • Depois de definir o token para venda, é possível depositar ou transferir mais para a sua carteira sem quaisquer restrições. O saldo atualizado ficará visível em tempo real e, assim que um comprador comprar sua posição com o preço que você escolheu, todo o saldo da carteira desse token mudará de mãos.
  • Existe a opção de criar mais de um endereço como vendedor. Além disso, o usuário pode ter a opção de definir saldos de endereços diferentes a preços variáveis.
  • No caso de precisar transferir todos os tokens de sua carteira, os algoritmos do BazarSwap irão detectá-lo instantaneamente e seu endereço desaparecerá temporariamente das páginas de negociação. E se você depositar fundos em sua carteira posteriormente e o saldo ficar maior que 0, seu endereço reaparecerá nas páginas de negociação da exchange.
  • Quando um comprador compra um token oferecido para venda, todo o saldo desse token será transferido para ele. Em troca, o vendedor receberá automaticamente seu pagamento em ETH.

Como é possível observar, utilizar a plataforma não é muito complicado. É claro que ela não é perfeita, mas, de forma objetiva, dá um passo na direção certa para a evolução da descentralização.

Taxas

Desde o seu lançamento, no início de fevereiro, a BazarSwap manteve uma estrutura gratuita para atrair novos usuários. No entanto, a exchange é honesta quanto ao fato de que uma taxa, embora pequena, será introduzida em algum momento futuro.

Mesmo nesse estágio, os acionistas da Minereum podem esperar uma grande parte da receita proveniente dessas taxas. Isso serve para incentivar ainda mais os titulares existentes, ao mesmo tempo que novos são integrados.

Entretanto, os usuários sempre terão a liberdade de vender suas ações ou enviá-las para outro endereço.

Promoção para atrair novos usuários

A BazarSwap está tentando de uma forma agressiva construir uma presença forte no mundo das exchanges descentralizadas e no comércio de tokens ERC-20 em todo o mundo. Como parte desse esforço, a exchange lançou um “sorteio”, com 6 ETH em disputa.

As regras são simples, tudo o que os participantes precisam fazer é:

  • Acessar o site  bazarSwap.com e definir um saldo simbólico para venda
  • Em seguida, ir para a página Minereum Lucky Draw
  • Encontrar a área BazarSwap e inserir o endereço do contrato de token criado ao definir o token para venda
  • Solicitar o seu bilhete grátis
  • Cada bilhete possui um prazo de validade.  Por isso, é preciso reproduzi-lo antes que ele passe por 256 confirmações de rede.

Apenas um bilhete por token pode ser reivindicado.

Considerações finais

Com um pouco mais de um mês desde seu lançamento, a BazarSwap ainda está dando seus primeiros passos para criar um ecossistema completo. Conceitualmente e tecnologicamente, a plataforma é realmente promissora. Ela aparenta ser uma verdadeira plataforma descentralizada para negociar tokens ERC-20 de maneira segura, fácil e econômica. A BazarSwap é uma opção que traders e investidores podem considerar se vale a pena.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Shilpa is a network engineer and management graduate who is deeply passionate about artificial intelligence and blockchain technology. She has been associated with several leading science & tech publications throughout her career as a journalist and columnist. Full-time foodie, semi-skilled musician, wannabe novelist.

SEGUIR O AUTOR