Conselho de Estabilidade Financeira Vê Riscos com Stablecoins

Compartilhar Artigo

Neste domingo (13/10), o Conselho de Estabilidade Financeira (FSB) divulgou um comunicado oficial, em que ressalta as criptomoedas. Conforme era esperado após reunião do G7, o grupo classificou que as stablecoins trazem risco para a estabilidade.



Após o posicionamento do G20 na Declaração de Osaka, em que o grupo não considerava os ativos em criptomoedas um risco emitente, o FSB divulga posicionamento diferente, especialmente focado nas stablecoins.

A grande questão apontada pelo texto é que o G7 realiza um trabalho contrário. Com os projetos globais das stablecoins (como a Libra), as entidades regulamentadoras e de controle podem perder controle sobre a estabilidade do sistema financeiro global.



A argumentação utilizada por Randal K. Quarles, vice presidente da organização, é que as stablecoins trazem um risco muito elevado, especialmente para:

“Proteção ao consumidor e ao investidor; privacidade e proteção de dados; integridade financeira, incluindo conformidade com LBC / CFT e conhecimento do seu cliente; mitigação da evasão fiscal; concorrência justa e política antitruste; integridade do mercado; governança sólida e eficiente; cyber riscos operacionais e de segurança; e uma base jurídica apropriada.”

Vale ressaltar ainda que o desenvolvimento tecnológico foi abordado no documento do G20, e por sua vez o próprio FSB ressaltou que essa é uma parte importante por trás das stablecoins. No entanto, o que é de fato importante é que haja uma conformidade regulatória para conseguir evitar os problemas acima descritos.

Próximos Passos

 

Mesmo sem citar moedas específicas, apesar de todos sabermos que a Libra é a maior preocupação, a carta do FSB encerra dizendo que o grupo do G7 está trabalhando para estabelecer uma boa análise da oportunidade e os desafios das stablecoins.

A entrada em nível global das moedas gerenciadas por empresas, implica em um acordo multilateral entre os países, de modo especial para aqueles em desenvolvimento e emergentes. Assim, o FSB enviará um relatório para a reunião de ministros das Finanças e governadores do Banco Central do G20, que acontece ainda nessa semana.

Até o momento, não houve comentário por parte das stablecoins das expectativas após a divulgação da carta de pelo Conselho de Estabilidade Financeira do G7. Qualquar atualização sobre o caso, informaremos em primeira mão aqui no BeinCrypto.

Você acredita que o FSB conseguirá desenvolver um bom projeto de regulamentação das Stablecoins? Deixe nos comentários abaixo a sua opinião.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Caio é um grande entusiasta de criptomoedas e day trader em tempo integral. A paixão pelo mercado financeiro e pela escrita permitiu que começasse a fazer parte do projeto BeInCrypto em ser o principal portal de notícias de criptomoedas e blockchain. Caio é também estudante de Ciências Econômicas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá