Tezos se tornou o primeiro blockchain a ser usado para fins operacionais por uma entidade pública. O Exército francês tem utilizado o blockchain para validar suas despesas judiciais por meio de um contrato inteligente.
Em um anúncio inovador, acaba de surgir que o governo francês está trabalhando ativamente em Tezos.
Em uma confirmação hoje cedo, o exército francês e o amplificador de informações da Gendarmerie Centro de Relações Públicas (SIRPA) afirmou que a entidade governamental utiliza Tezos desde setembro. Foi alavancando-o para rastrear custos judiciais por fins operacionais .
A divisão dentro do exército francês que trabalha em Tezos é a divisão de crimes cibernéticos, C3N. Um programa recentemente instalado permite que o C3N adquira pagamentos de criptomoeda de fundos alocados pela Europol para pagar pelos custos operacionais. Para garantir que esses fundos permaneçam rastreáveis e auditáveis, a C3N escolheu a Tezos para registrar cada custo. Eles criaram um contrato inteligente para a Tezos.
O contrato inteligente criado pelo C3N é privado, apenas com indivíduos autorizados a vê-lo. Isso é para garantir que os custos operacionais não sejam divulgados a todos que possam comprometer as investigações judiciais em andamento.
A história foi relatada pela primeira vez pelo Nomadic Labs, a principal organização de pesquisa associada ao Tezos.
The French Armies and the SIRPA announced that since September 2019, the @Gendarmerie #cybercrime division (#C3N) has been validating judicial expenses incurred during investigations and recording them on the #Tezos #blockchain.
Press release: https://t.co/TF64U6Psvy pic.twitter.com/CqGbZjXBfx — Nomadic Labs (@LabosNomades) November 20, 2019
A notícia é efetivamente a primeira confirmação de uma entidade pública que emite um contrato operacional inteligente em uma rede blockchain. Parece que Tezos se tornou algo da rede blockchain de escolha na França, o que faz sentido, uma vez que o projeto é baseado em Paris.
O próprio hardfork de Tezos, Dune, também fez incursões sérias com investimentos de grandes players e entidades da França. O Dune recebeu investimentos de um bilionário francês e de vários líderes de startups.
A partir de agora, os dois blockchains públicos parecem estar competindo sobre quem pode atrair a maior participação de mercado na França. Por enquanto, está aberto o júri que provará quem será mais bem-sucedido, apesar de Tezos ser muitas vezes maior por enquanto. Atualmente, a Tezos possui cerca de 40 engenheiros de pesquisa, sendo o Nomadic Labs o principal centro de operações do projeto.
Você acredita que em breve teremos grandes impactos no mundo do blockchain com essa nova adesão do exército francês? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar no Twitter e no Facebook!
Imagens cortesia do Twitter, Shutterstock.