Coronavirus Força a China a Higienizar Bilhões em Papel-Moeda, Bitcoin Evita Tais Precauções

Compartilhar Artigo

O banco central da China, Banco Popular da China (PBoC), planeja higienizar bilhões de yuans em áreas mais afetadas pelo coronavírus. A epidemia, que atingiu muito os sistemas político, econômico e educacional da China, levou as autoridades do país a tomar medidas extremas para conter a propagação do vírus. Enquanto a China se prepara para lançar uma moeda digital do Banco Central, a chegada do Bitcoin e das moedas digitais impediria a necessidade de algo tão drástico.



Em uma tentativa de conter a disseminação do coronavírus, o Banco Popular da China anunciou que irá higienizar bilhões em dinheiro vivo em áreas que foram particularmente afetadas pelo contágio. Isso inclui papel-moeda que circula em hospitais, mercados de carne e depósitos de ônibus. [Bloomberg]

A mídia local relata que mais de US $ 1 bilhão em yuan chinês foi retirado de circulação, enquanto também foi instituída a proibição de pagamentos em dinheiro. [South China Morning Post] Os funcionários declararam que o dinheiro ficará em quarentena por 14 dias, antes de retornar aos bancos locais. O vice-governador do banco central, Fan Yifei, disse que “o dinheiro das principais áreas atingidas por vírus será higienizado com raios ultravioletas ou aquecido e trancado por pelo menos 14 dias antes de ser distribuído novamente”.



Atualmente, existem mais de 73.000 casos relatados do vírus, resultando em quase 1.900 mortes. Além da China, o Sudeste Asiático é responsável pela maioria dos casos.

O Impacto do Coronavírus na Economia

As taxas de infecção pelo coronavírus continuam incomodando o país e mantendo as autoridades globais no limite, embora a disseminação pareça estar diminuindo. O vírus provocou indignação entre os moradores de cidades atingidas, a maioria das quais está sofrendo uma escassez aguda de suprimentos médicos básicos, incluindo máscaras médicas.

Já houve muita discussão sobre o efeito que o vírus teve na China, que sem dúvida verá o turismo e outros setores econômicos importantes sofrerem. As súbitas e graves ramificações do vírus trouxeram uma variedade de obstáculos, incluindo a escassez de suprimentos acima mencionada, uma interrupção na produtividade de várias indústrias e uma luta para acomodar o grande número de pacientes infectados.

Como é o caso em todo o mundo, as gerações mais velhas tendem a preferir fazer transações em dinheiro. Isso é especialmente problemático, considerando que essa faixa etária é mais vulnerável ao vírus. Embora a China esteja bastante avançada no que diz respeito às transações eletrônicas, ainda existe uma grande circulação de papel-moeda.

Tudo Para Mudar Para Criptomoeda

O coronavírus trouxe à luz os problemas associados ao dinheiro fiduciário, para os quais agora existe uma alternativa muito melhor que evita todos os problemas mencionados – a saber, criptomoedas. Esta última é uma classe de ativos que apresenta sinais de não estar correlacionada a fatores que afetam os ativos tradicionais, o que é particularmente útil em incidentes como esse. As criptomoedas também são benéficas de inúmeras maneiras, como a implementação de contratos inteligentes que ajudam a reduzir a necessidade de envolvimento humano em muitos setores.

Por sua parte, o governo chinês descreveu repetidamente seu plano de lançar e testar uma  Moeda Digital do Banco Central (CBDC), que certamente teria um impacto considerável no mercado. Dadas as dificuldades atualmente enfrentadas pelo papel-moeda, as autoridades chinesas certamente procurarão acelerar a versão em moeda digital do yuan, que os investidores acreditam que impulsionará a adoção do Bitcoin e altcoins.

Faça parte da nossa página de criptomoedas no Twitter. Assim ficará por dentro das últimas notícias sobre criptomoedas e blockchain acontecendo no Brasil e no mundo.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Rahul Nambiampurath é um trader da Índia que foi atraído pelo Bitcoin e pela blockchain em 2014. Desde então, ele é um membro ativo da comunidade. Ele tem mestrado em finanças.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá