Correlação Negativa do Bitcoin com o Mercado de Ações é Positiva à Medida que Nova ‘Depressão’ Aparece

Compartilhar Artigo

Seria difícil evitar que o presidente Donald Trump twittasse sobre a economia e o mercado de ações – há até um contador da Bloomberg para seguir esses tweets. No entanto, apesar de toda a vanglória na atual corrida de touros do mercado de ações, há uma chance de queda potencial, semelhante ao Bitcoin, que revira o estômago.



O ditado, ‘o que sobe deve cair’, está perfeitamente encapsulado nos mercados financeiros. É mais sobre como controlar a baixas após as altas. Mas se a história é algo a se fazer, então quanto mais proeminente a alta, maior a queda.

Atualmente, é o maior mercado de ações da história. A mais longa anterior foi na década de 1920, seguida pela Grande Depressão. Se for um caso de história se repetindo, talvez a noção de que o Bitcoin esteja em correlação reversa com o mercado de ações possa ser um alívio para alguns.



Uma recessão de magnitude “grande depressão” iminente?

Em um tweet de Edan Yago, foi mostrada uma repartição dos últimos 120 anos de corridas de alta e baixa na bolsa de valores, a fim de apontar algumas coisas. Em primeiro lugar, a grande depressão é bem conhecida e compreendida, mas muitas vezes esquece-se que ela se seguiu de uma corrida de touros de 8 anos – a mais longa da história antes da atual.

Em 2019, são quase 11 anos em uma corrida de touros para o mercado de ações, mas o sentimento é que essa corrida pode estar chegando ao fim, pois há uma conversa constante de um recessão iminente. Os bancos centrais de todo o mundo estão tentando iniciar políticas, como flexibilização quantitativa para contê-las.

Apenas nesta semana, foi anunciado que a Alemanha havia ‘aberto as comportas’ das taxas de juros negativas para todos os poupadores, depois que os bancos inciaram cobrando dos clientes de varejo as poupanças, começando com o primeiro euro em suas contas.

É difícil dizer que a história se repetirá nesse caso; houve algumas guerras mundiais durante a mudança para a segunda maior corrida de touros e o maior mercado em baixa no início do século XX. No entanto, o grau da recessão iminente foi marcadamente alto com uma ‘tudo bolha’ também entrando na narrativa.

Um Bitcoin Reprieve?

O surgimento do Bitcoin no cenário após a crise imobiliária de 2008 faz com que muitas pessoas acreditem que existe um hedge contra a tensão geopolítica, bem como os conflitos de mercado. Quando a guerra comercial entre os EUA e a China estava ameaçando, o preço do Bitcoin subiu, pois muitos achavam que poderia ser um bom hedge contra essa turbulência financeira, também parecia estar ligada a uma queda nas ações mercado.


De fato, houve relatos que sugerem: “O BTC teve uma correlação negativa quase perfeita com o S&P 500, destacando o interesse público no BTC como uma proteção contra os mercados globais”, leia o Relatório de volatilidade do mercado de criptografia SFOX, em maio de 2019.

Se houver essa correlação negativa, e os mercados globais mergulharem em uma recessão no nível da Depressão, o papel do Bitcoin como hedge poderá ser consolidado, e o preço da criptomoeda poderá subir significativamente.

Você utiliza a correlação ações e Bitcoin para montar suas posições de longo prazo? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar no Twitter e no Facebook!


As imagens são cortesia da Shutterstock, Twitter.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Caio é um grande entusiasta de criptomoedas e day trader em tempo integral. A paixão pelo mercado financeiro e pela escrita permitiu que começasse a fazer parte do projeto BeInCrypto em ser o principal portal de notícias de criptomoedas e blockchain. Caio é também estudante de Ciências Econômicas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá