Costa Rica precisa de criptomoedas como alternativa para moeda nacional atrelada ao dólar

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • A adoção de criptomoedas na Costa Rica ainda está atrasada em relação a muitos países.

  • Muitas nações estão trabalhando em moedas digitais do banco central.

  • Por enquanto, os costarriquenhos não sabem o quanto precisam de um bote salva-vidas como os criptoativos.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

A Costa Rica é um país bastante tranquilo quando se trata de criptomoedas, especialmente as suas leis.



O Artigo 166 do Código de Trabalho da Costa Rica, por exemplo, permite que os salários dos funcionários — se eles excederem o valor que cobre o salário mínimo —  sejam pagos usando formas de compensação, que pode incluir as criptomoedas.

Embora na Costa Rica você possa pagar as pessoas em ativos digitais e empresas respeitadas como a Coinbase atue no país, a adoção na região fica atrás de muitos países. A população da Venezuela e Argentina, onde a inflação cambial foi um desastre, adotou as criptomoedas de maneira mais intensa que a Costa Rica, que tem uma moeda atrelada ao dólar dos Estados Unidos.



Costa Rica tem a 3ª maior dívida pública da América Latina

No entanto, é um momento precário para os Estados Unidos. Nos últimos anos, vi uma inflação de 10% em nossa moeda em relação ao dólar americano. 

Como em muitas partes do mundo, senão na maioria, a resposta à pandemia apenas exacerbou o desemprego. Metade dos trabalhadores da Costa Rica estão desempregados ou subempregados. São dezenas de milhares de pessoas a mais do que os índices de 2019. 

Além disso, a Costa Rica tem a terceira maior dívida pública da América Latina, o que é insustentável. O país deve 66,2% de seu produto interno bruto a devedores externos. Dessa forma, a administração precisa recorrer a instituições financeiras externas para obter empréstimos.

Em 2020, alguns especialistas esperavam que o pagamento de juros atingisse 38% das receitas do governo central, ou 21,4% das receitas do governo geral.

Estamos vendo crises de dívida começando em todo o mundo, onde os países não conseguem cumprir suas obrigações, de tal forma que veremos um colapso das moedas fiduciárias. 

Os bancos centrais só podem continuar adicionando liquidez ao sistema por um certo tempo. Por essa razão, vemos muitas nações trabalhando em moedas digitais do banco central. O mesmo acontecerá com o banco central da Costa Rica.

Adotando criptomoedas de forma mais significativa

Um dia, a Colônia será uma batata quente. As pessoas chegarão ao ponto em que elas tocam, se queimam e, em seguida, tentam passá-la adiante. Por enquanto, as pessoas ainda não tem noção do quanto precisam de um bote salva-vidas como as criptomoedas.

Felizmente, estamos chegando rapidamente a um ponto em que, com um smartphone em mãos, os costarriquenhos podem ter ações, por exemplo, da Tesla. O Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) podem servir não apenas como dinheiro, mas também para prover todo um setor financeiro, desde empréstimos até a titularização de potencial garantia.

O governo pode, em vez disso, considerar a adoção das criptomoedas de uma forma mais significativa do que as CBDCs, que na verdade não são descentralizadas. Por exemplo, o governo da Costa Rica pode adotar a Litecoin (LTC).

Eles poderiam até mesmo minerar. Ou talvez integrar o Ethereum e se tornar um validador. O país poderia então confiar no código, e não em outros governos. Se a administração permitir, os costarriquenhos terão alternativas. Como sorte, isso tornará mais fácil para as pessoas da Costa Rica terem a chance de criar mais riqueza.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

A opinião da equipe BeInCrypto em uma única voz.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá