Ver mais

Cripto arte: um ecossistema que leva a arte a um novo nível

8 mins
Atualizado por Caio Nascimento

EM RESUMO

  • A cripto arte tem uma característica única, que a torna diferente de tudo o que veio antes dela.
  • O BeInCrypto conversou com cripto artistas como Daniella Attfield e PR1MAL CYPHER.
  • A arte cripto atrai uma base ampla e diversificada de membros.
  • promo

Imagine ser um artista por um momento. Quer seu nicho seja arte digital ou criação de uma peça física, você cria artes visuais impressionantes para os outros aproveitarem. Um dos elementos mais importantes na criação de arte é proteger seu trabalho de duplicação sem sua autorização. Principalmente com arte digital, sempre há a possibilidade de que a imagem seja replicada várias vezes e distribuída, diminuindo essencialmente o valor da peça e destruindo aquele precioso elemento de raridade, porque o que antes era uma única peça de trabalho original foi multiplicada por outros, tornando-a comum. A Cryto art emergiu recentemente na indústria, um grande pioneirismo em sua estética, e oferece uma solução para a ameaça que os artistas enfrentam quando suas obras de arte são copiadas por pessoas não autorizadas, o que faz com que seus trabalhos depreciem em valor. Resumindo, a arte cripto é Bitcoin na forma de arte . Para aprofundar nesta questão, o BeInCrypto conversou com artistas do setor cripto. Daniella Attfield, uma jovem artista de cripto sul-africana, explicou este novo e crescente fenômeno:
“A arte cripto é basicamente arte (geralmente, mas nem sempre arte digital), que recebe uma assinatura única no blockchain que confirma que é original e limitada em quantidade – assim como obras de arte originais e impressões fotográficas que foram assinadas . Em seguida, é vendida ou leiloada por criptomoedas e, em seguida, transferida para o comprador, para que ele possua uma obra de arte original totalmente única e verificada. ”
Não é diferente das formas tradicionais de arte, no sentido de que você pagaria a um artista se desejasse possuir a obra original. Muitas vezes, pode haver mais edições de uma peça, de forma semelhante às impressões fotográficas, e às vezes pode haver edições 1/1 como no caso de pinturas a óleo. A única diferença é a assinatura digital. Isso significa que os criptoartistas agora podem vender seus trabalhos de uma maneira que eles podem controlar.

Uma característica única

Buscar o mercado de arte tradicional ostensivamente vem com certas desvantagens , especialmente para artistas obscuros ou desconhecidos. A criação de obras de arte pode ser um processo consideravelmente lento. Os artistas também têm que pensar em todos os componentes necessários para uma exposição, que exige tempo e recursos, em conjunto com uma galeria disposta a mostrar a obra do artista. As desvantagens aumentam quando a exibição é limitada ao horário de uma galeria, como o horário de funcionamento. Os artistas podem nunca ver resultados imediatos de seu trabalho, não quando pode levar anos para que seu trabalho chegue ao mercado. Ao contrário das peças de arte convencionais, a criptoarte tem uma característica única, que a torna diferente de tudo o que veio antes. Cada peça cripto tem um identificador exclusivo indelével – uma assinatura digital, semelhante a um copyright ou uma marca d’água codificada, que não é visível a olho nu. Esta assinatura exclusiva é então usada para identificar, verificar e rastrear seu histórico no blockchain, permitindo que a obra de arte seja conectada de forma inalienável à sua assinatura única e gravada no livro-razão público digital imutável blockchain . Isso é chamado de “tokenização” ou “cunhagem”. Isso significa que a peça original continuará em sua forma original e rara e pode apreciar ou depreciar em valor porque cada peça é essencialmente um token não fungível (NFT), que é então usado para constituir escassez digital verificável e propriedade digital. Embora os piratas online ainda possam fazer capturas de tela da obra, baixá-la ou enviá-la para que outros possam copiar, as cópias não autorizadas não retêm nenhum valor. Portanto, embora a imagem ainda possa ser pirateada, ela não carregará consigo o valor monetário que a peça possui.
“Além disso, muitas vezes os compradores compram arte, uma vez que alguma arte aumentará de valor em oposição às moedas normais, que geralmente perdem valor com o tempo. Portanto, é um bom investimento. É também por isso que a arte cripto é chamada de Tokens Não Fungíveis. Eles representam um item digital único, em vez de Tokens Fungíveis, que representam algo que tem um valor definido e pode ser trocado ”, disse Attfield.
Semelhante às formas tradicionais de arte, uma pessoa ou algumas pessoas podem ter a propriedade de reproduções assinadas de várias formas da obra de arte, se o artista tiver lançado várias edições. “Mas se for uma edição 1/1, só pode ser propriedade de uma pessoa (ou de um grupo, por exemplo, uma galeria online) ao mesmo tempo, ” Attfield explicou e adicionou:
“A arte cripto é nova e inexplorada. Eu adoro permitir que pessoas de todo o mundo se conectem por causa de seu amor comum pela arte. Também torna mais fácil para os artistas encontrarem um público, porque existem tantas pessoas com interesses diversos.”
Attfield descobriu a criptoarte há quase dois anos, juntou-se a eles, carregou algumas obras de arte e quase as esqueceu. “Recentemente, uma das obras de arte recebeu uma oferta e eu comecei a enviar mais algumas das minhas obras e ela simplesmente decolou! Foi uma experiência maravilhosa ter pessoas me oferecendo dinheiro por uma arte que fiz porque adorei, ” ela disse.

A arte cripto está atraindo artistas com ideias semelhantes

Uma das coisas que as inovações novas e empolgantes tendem a atrair é reunir pessoas com interesses semelhantes. Desde a descoberta da arte cripto, sua popularidade trouxe comunidades inteiras de todo o mundo – artistas que nunca tiveram a oportunidade ou a plataforma de convergir e celebrar seus amor pela arte, que também tem um convite aberto a qualquer pessoa. “É uma forma de se conectar com pessoas de todo o mundo e de compartilhar sua arte com um público mais amplo”, disse Attfield. Embora essa nova comunidade global possa parecer à primeira vista utópica – até igualitária como qualquer lugar no ciberespaço – ela atrai uma base ampla e diversificada de membros, muitas vezes com contra-agendas de natureza ofensiva. Tal como acontece com a cultura da Internet, essas pessoas com suas personalidades barulhentas e estridentes às vezes criam obstáculos. No entanto, além das habituais personas barulhentas da Internet que buscam irritar as penas e causar ondas, a comunidade da criptoarte é ostensivamente bem-vinda e engenhosa para todos os interessados ​​no assunto. O BeInCrypto também entrevistou um criptoartista, que atende pelo pseudônimo PR1MAL CYPHER, que estudou filosofia, linguística, psicanálise e arte nas cidades de Innsbruck e Viena, Áustria. No que diz respeito à arte, ele começou no campo da pintura a óleo, mas no início de 2020, gravitou em torno da criptoarte e da cena NFT. Tendo sido influenciado pela arte Vaporwave e Outrun, além de ter crescido influenciado pelo subgênero cyberpunk sci-fi, acabou atraído para coisas como cypherpunk e o grupo hacktivista Anonymous, incluindo tecnologia blockchain.
Fonte : PR1MAL CYPHER; enviado por email
Ele descobriu uma ponte entre o presente em suas inovações tecnológicas e ambições para vários cenários relativos ao futuro hipotético da humanidade, que, em suas palavras, “será significativamente influenciado pela tecnologia. ” Quando questionado sobre o que é criptoarte em suas próprias palavras, PR1MAL CYPHER respondeu enfaticamente:
“A criptoarte é – na minha opinião – uma ARTE DA RESISTÊNCIA; nascida das raízes dos cypherpunks, que lutaram e ainda lutam por uma Internet aberta, com mais transparência, mais privacidade, liberdade e redes descentralizadas. ”
“O Bitcoin como um dos desenvolvimentos essenciais que surgiram desse espírito, questionando os sistemas monetários com sua ideologia subjacente, é em certo sentido um ponto de partida para a criptoarte”, continuou PR1MAL CYPHER , acrescentando:
“Assim, este movimento artístico não é simplesmente sobre as novas possibilidades técnicas do blockchain e segurança associada contra manipulação, desenvolvimentos de preços transparentes e propriedade, bem como, entre outras coisas, a programabilidade da arte, mas ideologicamente falando, sobre uma resistência que ataca especificamente sistemas, instituições e grupos de interesse centralizados e opressores e propaga alternativas. Claro, a arte cripto também inclui o aspecto de uma comunidade que gira em torno de criptomoedas e seus memes. ”
Além disso, ele explicou generosamente o que o atraiu na criptoarte. Além das vantagens da arte NFT, ele disse: “Logo depois de descobrir as vantagens de tokenizar arte, fiquei imediatamente animado. Antifalsificação, histórico de preços e propriedade, programabilidade e tudo o mais que a tecnologia blockchain e suas novas plataformas trazem consigo, imediatamente vi isso como uma adição maravilhosa à arte. Vi nela a possibilidade de uma pequena e decisiva revolução no mundo da arte. ” PR1MAL CYPHER continuou dizendo: “Eu soube relativamente rápido que queria criar mais trabalhos neste contexto. Francamente, me apaixonei pela criptoarte e por toda a cena rapidamente. ” Durante a entrevista, ele explicou como os artistas podem se beneficiar ao incorporar um token às suas peças de arte. De sua perspectiva, isso “depende inteiramente do artista,” bem como do tipo de mídia que está sendo desenvolvido pelo artista e seu nível de habilidade criativa. PR1MAL CYPHER disse:
“As vantagens gerais residem em uma certa proteção contra falsificação, ou seja, em uma origem verificável, uma vez que o artista, seu trabalho e todas as informações relevantes são armazenados inalteravelmente no blockchain e não podem ser editados. Se a obra for vendida, o comprador, assim como o preço, são transparentes, o que também se aplica a todos os compradores que compram a obra no mercado secundário. “
Segundo ele, “por meio de vários desenvolvimentos, como a plataforma ASYNC, é possível até ampliar a participação dos compradores diretamente na obra, o que tem um impacto enorme no resultado final na forma como a obra é representada”.  
Fonte : PR1MAL CYPHER; Enviado via email
A quantidade de entusiasmo em torno da cena da arte cripto é uma questão de intriga. Mas o que impulsiona esses artistas de cripto, que também se tornaram fortes defensores dessa nova subcultura em proliferação? “Resumindo: uma força criativa interna. Não desempenha um papel tão importante para mim, qual meio eu uso. Claro, a pintura a óleo é meu grande amor, mas também a escrita, a arte digital, o desenho e muito mais ”, declarou PR1MAL CYPHER. Segundo ele, é importante transportar certos conteúdos – sejam valores que são importantes para ele ou coisas que ele acredita serem importantes no contexto de um bem maior. Em outras palavras, transpor algum aspecto fundamental de si mesmo em um nível inato e tentar capturá-lo no elemento criativo que entra em sua obra de arte é seu objetivo. Com isso em mente, ele desenvolve trabalhos que espera que interajam com o espectador no que poderia ser descrito como o “nível da alma” – para projetar um reflexo de si mesmo através de seu trabalho. PR1MAL CYPHER completou:
“Meu grande objetivo com toda a minha obra seria levar o espectador a um estado de consciência que quer torná-lo uma pessoa melhor de si mesmo; uma pessoa que questiona seu comportamento de consumidor; uma pessoa que questiona seu relacionamento consigo mesmo, com todas as outras pessoas e com o mundo; uma pessoa que deixa ilusões para trás e mergulha na veracidade que a recompensa com uma profunda realização interior. Neste contexto, alguns dos meus trabalhos seriam como uma faísca que acende um fogo maior. ”
Quando a entrevista chegou ao fim, PR1MAL CYPHER ofereceu um pensamento final para os indivíduos que encontram a criptoarte pela primeira vez na vida: “Leia. Aprenda. Mergulhe em uma comunidade heterogênea e troque ideias. Esta comunidade tem muito a oferecer; mentes engenhosas e criadoras que, com diferentes projetos, constroem um ecossistema que leva a arte a um novo patamar. Mas a cena está apenas no começo. Uma nova era da arte digital. ”
Melhores plataformas de criptomoedas | Abril de 2024

Trusted

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.

8a30f187e24f75e455bae4e4562a2255?s=120&d=mm&r=g
Jesse McGraw
Jesse McGraw é escritor, pesquisador de segurança da informação e ativista pela reforma penitenciária. Ele também é um ex black hat hacker e fundador do grupo hacktivista conhecido como Electronik Tribulation Army. Ele também é conhecido pelo apelido de "Ghost Exodus". Ele tem participações em ações e em Bitcoins, mas nada muito notável.
READ FULL BIO
Patrocinados
Patrocinados