Por meio do seu twitter, o Criptomaníacos, plataforma de educação financeira voltada aos ativos digitais, publicou um texto dizendo que o distanciamento social defendido pela OMS e adotado por quase todos os países no mundo para tentar conter o avanço do coronavírus é uma violação dos direitos individuais.
No texto a plataforma defende que a medicina e a ciência precisam ser limitadas por princípios éticos, e que a decisão de adotar esse isolamento deveria ser feita pelo indivíduo e embasada pela ética, não por pressão das campanhas feitas por artistas, jornalistas e influenciadoresDiversas personalidades de vários países são conhecidas por defender publicamente as criptomoedas. São eles grandes empresários, economistas, advogados e até... More.
Eles citam que um médico não pode realizar uma operação em uma pessoa a não ser que ela concorde com isso, e que cabe ao médico somente o direito de persuadir. O mesmo teria que acontecer com um “médico coletivo”, que, segundo eles, seria considerado a OMS.
1/ Coronavirus vs. Direitos Individuais
A medicina e a ciência tem que estar limitadas por certos principios Éticos. Um médico pode sugerir várias coisas positivas para a minha saúde ou entender que eu deveria passar por uma cirurgia, mas essa decisão permanece sendo minha.
— Criptomaníacos (@Criptomaniacos_) April 9, 2020
O corpo da mulher x isolamento social
Em seus tweets, o Criptomaníacos, para facilitar o entendimento, usou o corpo da mulher como exemplo. Segundo eles, mesmo em circunstâncias extremas o governo não teria direito de usar o corpo da mulher em prol de um bem coletivo.
Em um dos tweets eles citam uma situação descrita pela escritora Margaret Atwood no seu livro The Handmaid’s Tale, onde a população dos Estados Unidos estava perigosamente em declínio, devido aos vários casos de infertilidade e as mulheres férteis perderam o direito sobre o próprio corpo sendo obrigadas a procriar.
“É o principal direito e o que mantém todos os outros de pé: o direito à vida e a propriedade. Se este for retirado, nenhum outro importa.”
Ainda segundo eles o pensar no coletivo fez com que bilhões de pessoas fossem proibidas de fazerem o que bem quiserem com seus corpos. E que, ainda que algumas pessoas falem que infectar terceiros com uma doença seja considerado uma agressão, não se pode usar esse argumento como uma medida preventiva para tirar a liberdade de potenciais agressores.
E que se esse princípio for válido, ele precisa atingir a todos. Portadores de HIV deveriam ser proibidos de sair de casa ou de terem relações sexuais e motoristas de carros deveriam ser proibidos de dirigir, já que essas ações são potenciais ameaças.
Eles dizem que, ainda que proibir soropositivos de sair e extinguir veículos automotores seja melhor para o coletivo, não é legítimo que essas pessoas percam os seus direitos.
O isolamento social feito por pressão social
O criptomaníacos diz que nós vivemos em uma cultura com ideias coletivistas e altruístas, que, segundo eles, são anti-capitalistas. E o estopim para que os governantes decidissem optar pelo isolamento social foram as campanhas criadas por artistas, jornalistas e influenciadores.
“Todo esse acontecimento, essa comoção global que estamos vivendo, não é de fato médico ou científico, e sim um fenômeno cultural, causado principalmente por pressão social.”
Eles ainda dizem que nós, como população, continuamos buscando a mesma falsa segurança, de pedir ajuda às autoridades, todas as vezes que surge uma nova ameaça. E que esse apelo à autoridade continua servindo como justificativa para que seja definido o que é certo ou errado.
“ O senso de altruísmo é a forma primitiva, e ainda eficaz, de governos retirarem direitos das pessoas. Somente avançaremos como sociedade, quando este senso for substituído pela Ética. “
O BeInCrypto entrou em contato com o Criptomaníacos pedindo para que eles comentassem sobre os tweets, mas até omomento não obtivemos resposta.
Para manter-se informado, tendo a sua disposição conteúdo constante e de qualidade, não deixe de acompanhar nosso site. Aproveite e faça parte da nossa página de criptomoedasSe você é novo no universo das moedas virtuais, este guia é para você. Vamos te ensinar tudo sobre criptomoedas.... More no Twitter.