Criptomoeda Pode Consertar Uma Economia em Queda, Mesmo Quando o Mercado de Ações Sobe

Compartilhar Artigo

Qualquer pessoa que estivesse prestando atenção às notícias financeiras não poderia ter esquecido que o mercado de ações está em sua maior corrida de touros na história. Mas isso sempre é uma coisa boa, e como a criptomoeda pode ser fatorada?



Isso geralmente é relatado como se fosse uma boa notícia para a economia, mas o oposto é o caso. A única questão real é como um novo sistema, alimentado por ativos descentralizados, pode ajudar a transformar o cenário econômico global de amanhã em um ambiente de igualdade e estabilidade.

Recentemente, o correspondente nacional da The Week, Ryan Cooper, fez um caso de como o atual aumento no mercado de ações é na verdade uma medida da crescente desigualdade de riqueza e não uma métrica útil para toda a economia. Em poucas palavras, Cooper mostra como, apesar de 55% dos americanos investirem no mercado, na verdade, apenas um décimo dos cidadãos do país está com mais de 86% de todos os ativos .



O décimo seguinte possui apenas 9%, e o seguinte cerca de 2%. Os números se tornam insignificantemente menores que isso, o que significa que a saúde atual do mercado de ações está realmente apenas medindo a acumulação de riqueza nos mais altos escalões da nossa economia.

Como Chegamos Aqui?

Isso tudo aconteceu porque o mercado e a economia não estão mais funcionando da maneira como foram planejados, e por isso as criptomoedas surgiram. Originalmente, possuir ações era visto como uma maneira de compartilhar o valor que uma empresa gerava. No entanto, nas últimas décadas, o foco mudou para garantir lucros cada vez mais altos para os acionistas, ao custo dos salários dos funcionários e da qualidade do produto.

Devido a isso, a maioria das grandes empresas agora está pagando a seus funcionários o mínimo possível, oferecendo produtos e serviços que obtiveram financiamento mínimo aceitável, mas todos os anos estão oferecendo retornos maiores aos investidores. Como Cooper explica:

“A fração do PIB destinada ao trabalho caiu acentuadamente desde a década de 1980, enquanto a fração destinada aos lucros corporativos aumentou acentuadamente , e a parcela de renda e riqueza assumida pelos muito ricos disparou .”

Você pode ver nos gráficos mais ou menos como os anos 80 deram início a um período de crescimento no mercado que continua em grande parte, desde então, com apenas alguns soluços.

Como a Criptomoeda Pode Corrigir Isso?

Embora o Bitcoin e seus irmãos tenham sido criados literalmente como uma resposta a esse tipo de excesso, ainda não está claro se eles podem introduzir uma era econômica melhor. Uma das promessas da tecnologia descentralizada é que nenhuma autoridade isolada deve ser capaz de controlar o suprimento de dinheiro, e alguns ativos como o Bitcoin parecem estar fazendo um trabalho decente ao fornecer isso.

Se projetos existentes e futuros puderem se disseminar para adoção em massa antes que o “dinheiro antigo” se envolva demais, talvez a transferência de riqueza com a qual os fãs de criptomoedas sonhem possa realmente ocorrer. No entanto, existe outra possibilidade.

Realisticamente, o sistema legado e Wall Street não vão desaparecer por causa do Bitcoin. Exatamente o que acontecerá permanece incerto, mas não há evidências de que o gigante financeiro existente esteja começando a levar a sério a criptomoeda e que já esteja trabalhando em meios para sequestrarem os ativos por si mesmos .

Combinar essas notícias com a postura preocupante de que a China tem sido levada para o blockchain, e é claro que o “velho mundo” não tem intenção de perder sem lutar. Ainda não se sabe se a próxima geração conhecerá uma sociedade em que a riqueza se move livremente e raramente é acumulada ou uma distopia onde poucos continuam controlando muitos.

Você acredita que podemos ter uma ascensão do mercado de criptomoedas mesmo enquanto o mercado de ações sobe? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar no Twitter e no Facebook!

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Caio é um grande entusiasta de criptomoedas e day trader em tempo integral. A paixão pelo mercado financeiro e pela escrita permitiu que começasse a fazer parte do projeto BeInCrypto em ser o principal portal de notícias de criptomoedas e blockchain. Caio é também estudante de Ciências Econômicas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá