Qualquer pessoa que estivesse prestando atenção às notícias financeiras não poderia ter esquecido que o mercado de ações está em sua maior corrida de touros na história. Mas isso sempre é uma coisa boa, e como a criptomoeda pode ser fatorada?
Isso geralmente é relatado como se fosse uma boa notícia para a economia, mas o oposto é o caso. A única questão real é como um novo sistema, alimentado por ativos descentralizados, pode ajudar a transformar o cenário econômico global de amanhã em um ambiente de igualdade e estabilidade.
Recentemente, o correspondente nacional da The Week, Ryan Cooper, fez um caso de como o atual aumento no mercado de ações é na verdade uma medida da crescente desigualdade de riqueza e não uma métrica útil para toda a economia. Em poucas palavras, Cooper mostra como, apesar de 55% dos americanos investirem no mercado, na verdade, apenas um décimo dos cidadãos do país está com mais de 86% de todos os ativos .
O décimo seguinte possui apenas 9%, e o seguinte cerca de 2%. Os números se tornam insignificantemente menores que isso, o que significa que a saúde atual do mercado de ações está realmente apenas medindo a acumulação de riqueza nos mais altos escalões da nossa economia.
Como Chegamos Aqui?
Isso tudo aconteceu porque o mercado e a economia não estão mais funcionando da maneira como foram planejados, e por isso as criptomoedasSe você é novo no universo das moedas virtuais, este guia é para você. Vamos te ensinar tudo sobre criptomoedas.... More surgiram. Originalmente, possuir ações era visto como uma maneira de compartilhar o valor que uma empresa gerava. No entanto, nas últimas décadas, o foco mudou para garantir lucros cada vez mais altos para os acionistas, ao custo dos salários dos funcionários e da qualidade do produto.
Devido a isso, a maioria das grandes empresas agora está pagando a seus funcionários o mínimo possível, oferecendo produtos e serviços que obtiveram financiamento mínimo aceitável, mas todos os anos estão oferecendo retornos maiores aos investidores. Como Cooper explica:
“A fração do PIB destinada ao trabalho caiu acentuadamente desde a década de 1980, enquanto a fração destinada aos lucros corporativos aumentou acentuadamente , e a parcela de renda e riqueza assumida pelos muito ricos disparou .”
Você pode ver nos gráficos mais ou menos como os anos 80 deram início a um período de crescimento no mercado que continua em grande parte, desde então, com apenas alguns soluços.
Como a Criptomoeda Pode Corrigir Isso?
Embora o Bitcoin e seus irmãos tenham sido criados literalmente como uma resposta a esse tipo de excesso, ainda não está claro se eles podem introduzir uma era econômica melhor. Uma das promessas da tecnologia descentralizada é que nenhuma autoridade isolada deve ser capaz de controlar o suprimento de dinheiro, e alguns ativos como o Bitcoin parecem estar fazendo um trabalho decente ao fornecer isso.
Se projetos existentes e futurosContratos futuros são literalmente acordos para comprar ou vender um ativo em uma data futura e por um preço fixo.... More puderem se disseminar para adoção em massa antes que o “dinheiro antigo” se envolva demais, talvez a transferência de riqueza com a qual os fãs de criptomoedas sonhem possa realmente ocorrer. No entanto, existe outra possibilidade.
Realisticamente, o sistema legado e Wall Street não vão desaparecer por causa do Bitcoin. Exatamente o que acontecerá permanece incerto, mas não há evidências de que o gigante financeiro existente esteja começando a levar a sério a criptomoeda e que já esteja trabalhando em meios para sequestrarem os ativos por si mesmos .
Combinar essas notícias com a postura preocupante de que a China tem sido levada para o blockchain, e é claro que o “velho mundo” não tem intenção de perder sem lutar. Ainda não se sabe se a próxima geração conhecerá uma sociedade em que a riqueza se move livremente e raramente é acumulada ou uma distopia onde poucos continuam controlando muitos.
Você acredita que podemos ter uma ascensão do mercado de criptomoedas mesmo enquanto o mercado de ações sobe? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar no Twitter e no Facebook!