O GRIN pode não ser tão privado ou seguro quanto somos levados a acreditar. Um usuário diz que conseguiu descobrir 96% de todos os endereços de envio e recebimento em tempo real.
Uma grande exploração pode pôr em causa toda a promessa de Grin de uma blockchain privada e anônima. Um usuário conseguiu quebrar o protocolo no Grin, Mimblewimble e demonstrar que ele está parcialmente quebrado. Ele diz que conseguiu descobrir a grande maioria dos endereços “anônimos” com apenas um truque simples.
A privacidade de Grin pode ser quebrada
Em um post do blog intitulado Quebrando o modelo de privacidade de Mimblewimble , Ivan Bogatyy conclui que a privacidade de Grin é fundamentalmente falha. “Consegui descobrir os endereços exatos dos remetentes e destinatários para 96% das transações do Grin em tempo real”, ele escreve. Ele conseguiu fazer isso pagando apenas US $ 60 por semana no Amazon Web Services.
O problema está no conjunto de anonimato do Mimblewimble, incluindo todas as transações no mesmo log. Isso significa que é possível rastrear transações usando apenas um único endereço. Por padrão, cada nó Grin pode se conectar a outros 8 pares. No entanto, Bogatyy conseguiu conectar seu nó personalizado a todos os outros nós da rede. Isso efetivamente fez dele um supernó e permitiu descobrir transações com precisão quase perfeita.
Bogatyy diz que, embora Grin ainda ofereça um modelo de privacidade mais forte que o Bitcoin, já foi provado que agora é fundamentalmente falho. “Isso o torna insuficiente para muitos casos de uso de privacidade no mundo real”, diz ele.
Mimblewimble é recuperável?
Segundo Bogatyy, isso depende.
O protocolo Mimblewimble ainda possui algumas propriedades exclusivas. No entanto, ele precisa ser combinado com outros protocolos porque, como autônomo, ele simplesmente não possui proteções de privacidade suficientemente robustas.
Erros devastadores foram descobertos em Zcash (ZEC) e Monero (XMR) antes. Então, essas coisas acontecem. No entanto, se o Grin quiser permanecer relevante no mundo da privacidade de criptomoedasSe você é novo no universo das moedas virtuais, este guia é para você. Vamos te ensinar tudo sobre criptomoedas.... More, ele não poderá continuar existindo.
Você confia em criptomoedas alternativas quando se trata de privacidade para as transações? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar no Twitter e no Facebook!
As imagens são cortesia da Shutterstock.