Criptomoeda Privada Não é Tão Privada Quanto Você Pensa

Compartilhar Artigo

O GRIN pode não ser tão privado ou seguro quanto somos levados a acreditar. Um usuário diz que conseguiu descobrir 96% de todos os endereços de envio e recebimento em tempo real.



Uma grande exploração pode pôr em causa toda a promessa de Grin de uma blockchain privada e anônima. Um usuário conseguiu quebrar o protocolo no Grin, Mimblewimble e demonstrar que ele está parcialmente quebrado. Ele diz que conseguiu descobrir a grande maioria dos endereços “anônimos” com apenas um truque simples.

A privacidade de Grin pode ser quebrada

Em um post do blog intitulado Quebrando o modelo de privacidade de Mimblewimble , Ivan Bogatyy conclui que a privacidade de Grin é fundamentalmente falha. “Consegui descobrir os endereços exatos dos remetentes e destinatários para 96% das transações do Grin em tempo real”, ele escreve. Ele conseguiu fazer isso pagando apenas US $ 60 por semana no Amazon Web Services.



O problema está no conjunto de anonimato do Mimblewimble, incluindo todas as transações no mesmo log. Isso significa que é possível rastrear transações usando apenas um único endereço. Por padrão, cada nó Grin pode se conectar a outros 8 pares. No entanto, Bogatyy conseguiu conectar seu nó personalizado a todos os outros nós da rede. Isso efetivamente fez dele um supernó e permitiu descobrir transações com precisão quase perfeita.

Bogatyy diz que, embora Grin ainda ofereça um modelo de privacidade mais forte que o Bitcoin, já foi provado que agora é fundamentalmente falho. “Isso o torna insuficiente para muitos casos de uso de privacidade no mundo real”, diz ele.

Mimblewimble é recuperável?

Segundo Bogatyy, isso depende.

O protocolo Mimblewimble ainda possui algumas propriedades exclusivas. No entanto, ele precisa ser combinado com outros protocolos porque, como autônomo, ele simplesmente não possui proteções de privacidade suficientemente robustas.

Erros devastadores foram descobertos em Zcash (ZEC) e Monero (XMR) antes. Então, essas coisas acontecem. No entanto, se o Grin quiser permanecer relevante no mundo da privacidade de criptomoedas, ele não poderá continuar existindo.

Você confia em criptomoedas alternativas quando se trata de privacidade para as transações? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar no Twitter e no Facebook!


As imagens são cortesia da Shutterstock.


Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Com formação em ciências e redação, Alice começou a escrever profissionalmente há 7 anos. Desde então, ela tem aprendido, investido e escrito sobre criptomoedas e tecnologia blockchain para algumas das maiores publicações do setor. Atualmente, compõe a equipe de jornalistas Brasil da BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá