Criptomoedas: Processo de Licença de Hong Kong Obriga os Gerentes de Fundos a se Mudarem

Compartilhar Artigo

No ano passado, houve muita empolgação ao ver Hong Kong tomar medidas ativas para esclarecer as regras para os gerentes de fundos de criptografia, o que lhes permitiu solicitar uma licença para comércio destas. No entanto, parece que as barreiras à entrada para essas licenças são muito altas e diminuem a velocidade dos novos gestores de fundos de criptografia.



Foi relatado  que o Hong Kong’ Securities and Futures Commission, semelhante à CVM do Brasil, está sendo duro quando se trata de conceder essas licenças aos gestores de fundos. Segundo relatos, apenas um punhado foi emitido para jogadores que operam sob sua jurisdição, o que lhes permitiria gerenciar fundos relacionados a moedas digitais.

Chegou um momento em que houve uma grande turbulência e tensão política na região, o que levou a falta de dinheiro e uma nova apreciação do Bitcoin como um sistema financeiro descentralizado.



Difícil de encontrar em Hong Kong

É uma realização interessante, pois os que estão em Hong Kong sentem que a barreira de entrada para esses gestores de fundos não é porque os reguladores são obstrutivos; pelo contrário, é porque o processo de aplicação ser muito rigoroso, especialmente para uma indústria nascente e emergente.

“Minha opinião é que é mais uma questão operacional e de infraestrutura, do que o regulador, que é obstrutivo”,

Rocky Mui, sócio da Clifford Chance em Hong Kong, disse em entrevisa.

Embora o número exato de licenças emitidas seja desconhecido, há um sentimento muito semelhante a esse famoso infame BitLicence de Nova York. Essa licença, e a dificuldade de obtê-la, forçaram muitas empresas de criptomoedas a procurar outro lugar para estabelecer seus empreendimentos – e o mesmo poderia estar acontecendo em Hong Kong.

Observou-se que o processo rigoroso para aplicação está forçando vários gestores de fundos a afastar sua base da área, mesmo com essas regras e regulamentos claros.

Experiência insuficiente

O escritório de advocacia de uma empresa que obteve uma licença, a Diginex, que gerencia um “fundo de fundos” de criptomoeda, explicou que não há experiência em criptografia suficiente para permitir que os reguladores distribuam licenças.

“No ano passado houve muita empolgação, mas desde então não vimos muita atividade”

disse Gaven Cheong, sócio do escritório de advocacia Simmons & Simmons, sobre Hong Kong.

“Poucos novos gerentes nesta área têm conhecimento, experiência ou suporte para montar uma empresa assim, e isso significa que muitos aplicativos nem sequer começam.”

Dito isto, haviam mais fatores em jogo que levam a uma baixa adesão dessas licenças, e alguns agora estão prevendo que fatores mais positivos podem mudar as coisas.

“A volatilidade e os baixos retornos em 2018 afastaram grandes instituições da alocação em fundos de criptografia, fazendo com que aqueles que sobreviveram arquivassem seu plano de licenciamento”

Jehan Chu, sócio da Kenetic Capital, acrescentou .

” À medida que os investidores institucionais entram no mercado, os fundos de criptografia espanam seus aplicativos de licenciamento e adotam uma abordagem totalmente regulamentada. “

Você acredita que com o incentivo ao Blockchain podemos ter mudanças nos parãmetros regulatórios para os gestores de fundos? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveita para compartilhar com a gente no Twitter!


Imagens cortesia da Shutterstock.


Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Lucas é formado em administração com foco em empresas. Iniciou sua carreira como analista de investimentos para bancos focados no segmento. Após adquirir experiência, em 2015 fundou sua própria startup, focada em gerar tecnologias de segurança para transações financeiras. Concomitantemente, desenvolve seu trabalho e conhecimento financeiro atuando no BeInCrypto, através de análises do setor financeiro de criptomoedas e novas avaliações de novas tecnologias Blockchain pelo mundo.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá