Crítico do Bitcoin, Bilionário Elon Musk Pede “Liberdade” da Quarentena

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Fundador da Tesla critica lockdown e se envolve em nova polêmica

  • Empresa perde 14 bilhões em valor por tweets

  • Bilionário tem histórico de afirmações falsas sobre a crise

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O bilionário Elon Musk voltou a chamar a atenção nesta sexta-feira (1) ao emitir opinião polêmica sobre a quarentena do coronavírus. Conhecido por ter fundado empresas como PayPal, Tesla e SpaceX, o engenheiro pediu para “devolver a liberdade às pessoas”. Ele se referia à paralisia da atividade econômica dos Estados Unidos.



foi um crítico de primeira hora do confinamento em meio à pandemia. Ainda na quinta-feira (30), ele disparou uma série de tweets criticando a situação de estagnação. Em uma fala a acionistas, chegou a dizer que obrigar as pessoas a ficarem em casa é atitude “fascista”. O bilionário, que fez fortuna com a venda do PayPal que ajudou a fundar, defende a abertura da economia desde já.

Isso não é democrático, isso não é liberdade. Devolva às pessoas sua maldita liberdade. Quebrar as liberdades das pessoas de maneiras horríveis e erradas não é porque as pessoas vieram para a América ou construíram este país.



Musk faz Tesla perder US$ 14 bilhões

Sua principal companhia no momento, a Tesla viu suas ações subirem de preço nos últimos dias. O desempenho tem relação com a expectativa de bons resultados. A esperança foi confirmada no balanço divulgado na quarta-feira (28), o terceiro trimestre seguido de lucro.

A Tesla, vale lembrar, só fechou as portas após decreto oficial de lockdown. A empresa fugiu à linha mais conservadora adotada por outras empresas do Vale do Silício. No entanto, ele defende que seu posicionamento não tem relação com o desempenho de sua empresa.

Isso causará grandes danos, não apenas à Tesla, mas a qualquer empresa. E enquanto a Tesla resistirá à tempestade, há muitas pequenas empresas que não o farão.

No entanto, a Tesla perdeu cerca de US$ 14 bilhões em valor de mercado após as polêmcias de Musk viralizarem na internet.

Em certa hora, ele chegou a ironizar a alta nas ações da Tesla. “As ações da Tesla estão muito altas na minha opinião, disse. Ao que foi interpelado pela conta @bitcoin no Twitter: “O preço do Bitcoin está muito baixo na minha opinião”.

No mundo cripto, Elon Musk é famoso por ter criticado fortemente o Bitcoin no passado. Para ele, a criptomoeda não será adotado como uma reserva de valor mundial. Ele chega a elogiar a tecnologia do blockchain, mas não considera o ativo como um “ouro digital”. Hoje, diversos analistas discordam dessa visão.

Cientistas criticam postura

O bilionário tem opinião isolada entre os executivos das principais empresas do Vale do Silício. Elon Musk ficou famoso, entre outros motivos, por defender ao combate às mudanças climáticas com respaldo na ciência. No entanto, suas falas hoje são fortemente criticadas pela comunidade científica.

Ele chegou a afirmar que “crianças são essencialmente imunes”, e a promover um tratamento não comprovado contra a Covid-19. Além disso, ele chegou a prever que os EUA não teriam novos casos da doença no final de abril. Ontem (30), o país somava mais de duas mil mortes e quase 30 mil novos casos. No total, já são mais de um milhão de infectados e 63 mil mortos.

Especialistas veem como perigoso o estímulo à abertura enquanto ainda há muitas mortes por coronavírus nos EUA. Estudos citados pela CNN dão conta de que há houve perda de 30 milhões de empregos no país durante a crise. No entanto, tudo indica que o custo econômico seria ainda pior caso o lockdown não tivesse sido decretado.

Um estudo publicado na revista Science aponta que países terão que, provavelmente, lidar com períodos de confinamento e abertura alternados até 2022.

Para manter-se informado, tendo a sua disposição conteúdo constante e de qualidade, não deixe de acompanhar nosso site. Aproveite e faça parte da nossa página de criptomoedas no Twitter.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Desde 2013, colaboro regularmente com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das criptomoedas principalmente na cobertura de ataques cibernéticos e golpes no Brasil. Atualmente, faço mestrado em Comunicação Científica na Universidade de Granada, na Espanha. Escrevo para o BeInCrypto desde abril de 2020.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá